PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Teses > Teses Defendidas > Resumos de Teses

 

Teses

Teses Defendidas

Editais de Teses

 

Teses

Resumos de Teses


 

058


Cultura escolar e políticas curriculares:
interfaces na aplicação do programa ensino médio inovador em escolas do sul de Santa Catarina

 

Nádia Maria Soares Sandrini


11 de dezembro de 2017, às 9 horas
Sala 7, do Centro de Pós-Graduação, do Campus Tubarão da Universidade do Sul de Santa Catarina
Banca:

Dra. Deisi Scunderlick Eloy de Farias– UNISUL (orientadora);
Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes – UDESC (avaliadora);
Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos – UERN (avaliador);
Dr. Gilvan Luiz Machado Costa – UNISUL (avaliador);
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes – UNISUL (avaliadora)
Dra. Jussara Bitencourt de Sá – UNISUL (suplente).


Resumo:

O objeto desta tese é a investigação da cultura escolar, como parte integrante do currículo, para compreender, em âmbito local, as interfaces entre cultura e currículo na efetiva construção do espaço/tempo de implantação de uma política educacional proposta pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), denominada Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI). Correspondem ao âmbito local, especificamente, seis escolas públicas estaduais do sul de Santa Catarina, situadas nos municípios de Tubarão, Laguna, Gravatal e Imbituba. A pesquisa ancora-se na perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais, como um vasto campo que engloba diferentes perspectivas teóricas, práticas e metodológicas e que se concentra em como determinadas práticas culturais estão relacionadas com sistemas mais amplos de poder, considerando-as não estáveis, mas em constante interação e mudança. Os resultados sugerem que as escolas possuem aspectos culturais que as aproximam e outros que as distanciam e que, consequentemente, apresentaram diferentes resultados no desenvolvimento do PROEMI, todavia, de maneira geral, demonstraram ampla preocupação com os meios entendidos como inovadores para cativar e manter os jovens na escola, porém sem demonstrar que os fins pretendidos nos projetos desenhados pela comunidade escolar tenham sido atingidos.

Palavars-chave: Cultura escolar. Inovação e currículo. Ensino médio.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061