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A caminho da escrita: uma análise discursiva no entremeio das produções de crianças na
Educação Infantil

 

Clésia da Silva Mendes Zapelini    


Dia 8 de julho de 2016, às 15 horas e 30 minutos
na
Sala de Treinamento, bloco A, do Campus Sul da Universidade do Sul de Santa Catarina
Banca:

Dra. Andréia da Silva Daltoé – UNISUL (orientadora);
Dra. Maria Cristina Leandro Ferreira – UFRGS (avaliadora);
Dr. Sandro Braga – UFSC (avaliador);
Dra. Rosa Batista – UNISUL (avaliadora);
Dra. Solange Maria Leda Gallo – UNISUL (avaliadora); e
Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann – UNISUL (suplente).
 


Resumo:

A presente tese, que se insere na linha de pesquisa “Texto e Discurso”, do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, objetiva analisar, a partir da Análise do Discurso de linha francesa, o processo de descoberta da produção escrita pelas crianças, procurando observar se é possível pensar em marcas de autoria no processo de alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular de Tubarão, Santa Catarina, na turma do III Infantil, cuja faixa etária é de quatro e cinco anos. A observação aconteceu de três a quatro dias por semana, durante todo o ano de 2012, no momento em que as crianças elaboravam as produções escritas sem a intervenção direta da professora e, posteriormente, em algumas práticas pedagógicas proporcionadas pela professora, o que, de certo modo, interferiam nas produções. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e demais pesquisadores brasileiros que discutem a AD, tais como: Braga, Daltoé, Gallo, Indursky e Leandro-Ferreira, entre outros. Os principais resultados apontam que os sentidos que movimentam as elaborações das produções iniciam num processo de vai e vêm entre brincadeiras, conversações e elaborações das produções. Posteriormente, afetada pelo discurso pedagógico, a produção escrita ganha um novo valor simbólico; entre a produção de números, letras e desenhos, a criança vai significando e criando a sua possibilidade de escrita. O processo de interpretação que o sujeito-criança realiza desde as primeiras produções movimenta sentidos que oscilam entre a estabilização destes e a deriva de outros. É um processo de autoria marcado pelas condições de produção do espaço escolar, movimentando sentidos e dizeres a cada novo funcionamento discursivo.


Palavras-chave: Educação Infantil. Produção Escrita. Sentido. Escrita de Entremeio.


versão integral

 

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