PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Teses > Teses Defendidas > Resumos de Teses

 

Teses

Teses Defendidas

Editais de Teses

 

Teses

Resumos de Teses


 

031


Espaços de relação e tensão nas práticas de com-posição e in-previstos na cena contemporânea
 

Leonardo Amorim Roat


Dia 30 de julho de 2015, às 9 horas;

no Cine Pedra Branca, Bloco A, do Campus Grande Florianópolis da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Dra. Nádia Régia Maffi Neckel – UNISUL (orientadora);
Dra. Gisela Reis Biancalana – UFSM (avaliadora);
Dra. Nadja de Carvalho Lamas – UNIVILLE (avaliadora);
Dra. Solange Maria Leda Gallo – UNISUL (avaliadora);
Dr. Antonio Carlos Gonçalves dos Santos – UNISUL (avaliador); e
Dra. Giovanna Gertrudes Benedetto Flores – UNISUL (suplente).


Resumo:

O objetivo deste trabalho é o de investigar as práticas de com-posição poético-estéticas cênicas contemporâneas. Perceber como estas proposições distintas do fazer cênico tradicional desejam criar a possibilidade da experiência do/no hoje. Trata-se de perceber como, através da ação do compo (que se apresenta distinta da ideia evocada pelo verbo compor), são articuladas as múltiplas possibilidades de produção de sentido, em que os espaços de relação permitem aos sujeitos, envolvidos em uma superfície de eventos, a troca de posições. A construção de um outro humano possível é investigada por meio de noções como jogo e autoria (que são levadas prática e conceitualmente ao seu desenvolvimento radical) e que deste modo apontam para uma proposição que tem nas possíveis rupturas pragmáticas, o instaurar de um outro olhar, um olhar que percebe a sociedade da/na cultura digital como um processo retroalimentador entre sujeitos e contextos. E tem o sentido e a experiência como resultantes dos espaços de relação, como consequências da tensão entre as discursividades colocadas na cena e possibilidade de textualização entre o que é a priori e/ ou de sentido único e o que tende para o disperso e múltiplo em uma com-posição.

 

Palavras-chave: Jogo. Autoria. Experiência. Artes cênicas. Com-posição.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061