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A aula enquanto possibilidade para o acontecimento discursivo: efeitos de sentido do Projeto Cambira para alunos da comunidade pesqueira da Barra do Sul

 

Sueli Regina de Oliveira


Dia 31 de julho de 2015, às 14 horas;

no Cine Pedra Branca, Bloco A, Campus da Grande Florianópolis da Universidade.

Dra. Nádia Régia Maffi Neckel – UNISUL (orientadora);

Dr. Sandro Braga – UFSC (coorientador);

Dra. Ana Josefina Ferrari – UFPR (avaliadora);

Dra. Claudia Regina Castellanos Pfeiffer – UNICAMP (avaliadora);

Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano – UNISUL (avaliadora);

Dra. Solange Maria Leda Gallo – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Giovanna Gertrudes Benedetto Flores – UNISUL (suplente).


Resumo:

O presente trabalho visa contribuir para a discussão sobre o discurso pedagógico no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, por meio da análise das aulas de Formação Inicial e Continuada em Processamento de Pescados e Cooperativismo de uma comunidade pesqueira de Balneário Barra do Sul, que ocorreram no Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari. O objetivo geral é investigar se as condições de produção do processo de formação do Projeto Cambira instauram a aula enquanto um acontecimento discursivo. Em caso afirmativo, a questão que se formula aqui é: o que contribui para instaurar a aula em um acontecimento discursivo que leve a produção de sentidos aos alunos participantes, interferindo na vida social do sujeito? Para tanto, serviram de referencial teórico estudos sobre o poder e a disciplina no âmbito do discurso pedagógico, apontados por Foucault (1987); a circularidade do discurso pedagógico, nos moldes de Orlandi (2011), a forma-sujeito e a posição-sujeito, em Pêcheux (1988), Orlandi (1998 e 2010) e Zoppi-Fontana (2010); a questão da autoria em Orlandi (2012) e Gallo (2011); bem como a aula enquanto acontecimento discursivo, com base nas leituras de Pêcheux (1988), Geraldi (2010) e Foucault (2004 e 2012). Considerando as condições de produção, a partir da materialidade das aulas (vídeos e apostilas das aulas) objetivou-se apresentar, na formulação desses discursos os possíveis efeitos de sentido que emanam dessas aulas ao ponto de serem considerados como acontecimentos discursivos, a partir do deslize da materialidade significante escrita para a expressão oral das pescadoras, afetadas pela ressignificação de suas experiências em uma nova posição-sujeito. Assim, fundamentando-se na teoria da análise do discurso (AD), a hipótese levantada é que ocorre o acontecimento discursivo por meio das aulas do Projeto Cambira, na medida em que as experiências trazidas pelas pescadoras para o ambiente da sala de aula produziram sentido na vida de cada uma das integrantes do projeto.

 

Palavras-chave: Acontecimento discursivo. Autoria. Projeto Cambira.

 


versão integral

 

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