PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Teses > Teses Defendidas > Resumos de Teses

 

Teses

Teses Defendidas

Editais de Teses

 

Teses

Resumos de Teses


 

024


Trajetórias cartográficas na formação de professores e professoras de artes: espaços do possível
Aurélia Regina de Souza Honorato


Dia 17 de julho de 2015, às 14 horas;
na sala de Treinamento, bloco A, do Campus Sul;
Dra. Ramayana Lira de Sousa – UNISUL (orientadora);
Dra. Elisana De Carli – UFSC (avaliadora);
Dr. André Cechinel – UNESC (avaliador);
Dra. Alessandra Soares Brandão – UNISUL (avaliadora);
Dra. Ana Carolina Cernicchiaro – UNISUL (avaliadora); e
Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano – UNISUL (suplente).


Resumo:

A pesquisa apresenta como objetivo maior investigar as possibilidades críticas e políticas da formação de professores e professoras de Artes por meio da imagem, do sensível, da experiência, da criação e a partir de um olhar cartográfico, que não acredita naquilo que é fixo e se aventura no devir. Os demais objetivos, vinculados a esse maior, pensados nesse trabalho assim se apresentam: Discutir teoricamente o potencial político da arte na formação de professores e professoras sob a perspectiva da experiência e do sensível; refletir sobre a imagem na arte e suas relações com a formação dos professores e professoras de Artes; promover conexões entre a teoria e produções contemporâneas de arte na tentativa de encontrar possibilidades de reinvenção da formação de professores e professoras de Artes e do ensino da arte; compreender e refletir sobre a criação na formação de professores e professoras de Artes na contemporaneidade. Uma discussão que pretende privilegiar a construção de espaços para o pensamento, para modos de vida. Esses conceitos se apresentam no percurso da escrita a partir de entrelaçamentos com as teorias de pensadores contemporâneos da arte, da cultura, da educação e da política tais como Walter Benjamin, Emanuele Coccia, Jorge Larrosa, Jacques Rancière, Giorgio Agamben, George Didi-Huberman e outros. Além dos objetivos já expostos a pesquisa busca contribuir para repensar de forma mais ampla a formação de professores e professoras de Artes na perspectiva da renovação da percepção do mundo, assim como contribuir para um novo olhar teórico-metodológico de pesquisa.

 

Palavras-chave: Experiência. Imagem. Sensível. Criação. Formação de Professores de Artes.

 


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061