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019


Conciliação de metas, relevância e registros de representação semiótica em matemática
Marleide Coan Cardoso


Dia 19 de março de 2015 às 14 horas;

no Auditório 211, Bloco Pedagógico, do Campus Sul da Unisul;

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);
Dr. Jorge Campos da Costa – PUCRS (avaliador);
Dr. Méricles Thadeu Moretti – UFSC (avaliador);
Dra. Elizete Maria Possamai Ribeiro – IFC (avaliadora);
Dra. Diva Marília Flemming– UNISUL (avaliadora); e
Dra. Silvânia Siebert – UNISUL (suplente)
 


Resumo:

 

Nesta tese, desenvolve-se e ilustra-se uma arquitetura descritiva e explanatória dos processos cognitivos envolvidos nas operações de apreensão de unidades significativas, de tratamento e de conversão de registros de representação semiótica fundamentada nas noções de conciliação de metas e de relevância. O estudo desenvolve a arquitetura em três estágios. No primeiro estágio elabora-se uma revisão crítica da teoria de registros de representação semiótica de Duval (2009, 2011). No segundo estágio, apresentam-se os fundamentos da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986/1995) de modo a descrever e explicar os processos cognitivos descritos por Duval. No terceiro estágio, considera-se a noção de conciliação de metas de Rauen (2014), de modo a aplicar o modelo em uma atividade de interpretação de uma função quadrática definida no campo dos naturais elaborada por estudantes de licenciatura em Matemática. O estudo permite tecer as seguintes conclusões: Relações cognitivas e comunicativas de relevância guiadas pelo conceito de conciliação de metas subjazem a identificação de unidades significativas, o tratamento e a conversão dos registros de representação semiótica no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Além disso, a presunção de relevância ótima e o procedimento de compreensão guiado pela noção de relevância são aplicáveis à apreensão e ao processamento de unidades significativas de todo e qualquer registro de representação semiótica em matemática, bem como aos seus tratamentos e conversões, respeitando-se a primeira conclusão. Por fim, a expertise na coordenação de diferentes registros de representação semiótica em processos congruentes e não congruentes de conversão é indício de uma apreensão mais qualificada dos objetos matemáticos, respeitando-se as conclusões anteriores.

 

Palavras-chave:

 

Pragmática Cognitiva. Teoria de Conciliação de Metas. Teoria da Relevância. Teoria de Registros de Representação Semiótica. Ensino e Aprendizagem de Matemática.

 


versão integral

 

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