PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Teses > Teses Defendidas > Resumos de Teses

 

Teses

Teses Defendidas

Editais de Teses

 

Teses

Resumos de Teses


 

014


Manifestações afetivo-emotivas na infância: efeitos de sentido produzidos no discurso de professoras de educação infantil
Rosa Cristina Ferreira de Souza


Dia 1° de julho de 2014  às 14 horas;

Cine Pedra Branca, Bloco A, do Campus da Grande Florianópolis da  Unisul;

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);
Dra. Verena Wiggers – UFSC (avaliadora);
Dra. Marivete Gesser – UFSC (avaliadora);
Dra. Silvânia Siebert – UNISUL (avaliadora);
Dra. Giovanna Gertrudes Benedetto Flores – UNISUL (avaliadora); e
Dra. Vera Lúcia Chacon Valença – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O objetivo deste trabalho foi estudar como se constitui o discurso das professoras de educação infantil em relação à manifestação de manifestações de estados afetivo-emotivos das crianças de um a quatro anos, na perspectiva da Análise do discurso francesa. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos de três turmas de um centro de educação infantil de caráter público municipal do sul do Estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos registros em diário de campo, filmagens e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As análises discutem as posições-sujeito do professor nas cenas enunciativas nas quais emergem manifestações afetivo-emotivas das crianças e a produção de sentidos sobre tais manifestações, a partir do olhar para as diferentes linguagens que constituem as interações, considerando, para tanto, sequências discursivas verbais e tomando as imagens como materialidade discursiva. Sobre o conjunto analisado é possível tecer algumas observações que apontam para a importância de se investir na formação inicial e contínua dos professores que trabalham com crianças pequenas, dado que em suas práticas há pouca observância dos aspectos teóricos em relação ao desenvolvimento infantil de forma integral.

 

Palavras-chave:

 

Discurso. Manifestações Afetivo-Emotivas. Educação Infantil.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061