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007


O sujeito que se constrói no ensino a distância:

uma reflexão discursiva acerca das singularidades designáveis na estrutura e no acontecimento

Patrícia da Silva Meneghel


Dia 13 de junho de 2014  às 9 horas;

Auditório Anfiteatro, Bloco C, do Campus da Grande Florianópolis da Unisul;

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);
Dr. Sandro Braga – UFSC (coorientador);
Dr. Fábio Luiz Lopes da Silva – UFSC (avaliador);
Dr. Eric Duarte Ferreira – UFFS (avaliador);
Dra. Ramayana Lira de Sousa– UNISUL (avaliadora);
Dra. Alessandra Soares Brandão– UNISUL (avaliadora); e
Dr. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos – UNISUL (suplente)


Resumo:

Esta tese parte do ensino a distância (EaD), das materialidades textual-discursivas produzidas por sujeitos-acadêmicos de uma instituição de ensino superior bem como de uma plataforma virtual que oportuniza os acontecimentos discursivos. Utiliza-se, em face disso, uma ferramenta específica para fins didáticos, o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) da Universidade do Sul de Santa Catarina. Situa-se em um contexto filosófico/discursivo e, assim, procura refletir e discutir a respeito de algumas questões subjacentes ao ensino a
distância (EaD). O objetivo central desta tese é analisar o sujeito que se constrói no ensino a distância, por meio de uma reflexão discursiva acerca das singularidades designáveis na estrutura e no acontecimento. Esse sujeito busca na virtualidade a potência para a produção de uma realidade ou de um efeito de real e exercita, num processo contínuo e ao seu tempo, as atualizações que definem uma realidade que, ao ser individual, corrobora a construção de uma realidade coletiva (momento presente). Para a análise, partiremos de uma reflexão filosóficodiscursiva, pautada em conceitos teóricos que se entrecruzam entre a Filosofia e a Análise de Discurso e, por vezes, aproximando uma ou outra instância teórica para, oportunamente, discorrer sobre as condições de produção dos enunciados/acontecimentos atualizados nas salas virtuais de aprendizagem, tanto de disciplinas a distância (DAD), quanto de cursos totalmente a distância, da UnisulVirtual. Ao final, considera-se que: a) há um sujeito que se constrói no ensino a distância e o faz em função do ressoar das estruturas em acontecimentos múltiplos, emanados por singularidades transcendentes e irrepetíveis; b) cabe ao aluno a movência, o ocupar posições-sujeito distintas dentro de uma forma-sujeito Unisul; c) a partir das posições ocupadas pelo sujeito, é possível observar para além do que a face pode transparecer: emerge o rosto; efetua-se a instância paradoxal; ressoa a máquina abstrata, que desterritorializa e reterritorializa o sujeito em um devir-clandestino, possível num jogo de tempo múltiplo, que são todos sem ser nenhum; d) há uma arquiestrutura que possibilita a vibração do significante e do significado, estabelecendo um jogo sem centro e, em razão disso provoca o deslizamento do sujeito para um devir imprevisível; e) como lugar de universalização do conhecimento, a Universidade deve fazer fluir a movência entre várias posições-sujeito possíveis e, ainda, despertar e desvendar os rostos velados que se acanham nas faces transparentes.

 

Palavras-chave:

Ensino a distância. Singularidade. Acontecimento.


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