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O ciberespaço como instância para a constituição do sujeito: autor e leitor

Conceição Aparecida Kindermann


Dia 6 de junho de 2014  às 8 horas e 30 minutos;

Sala de Treinamento do Bloco A do Campus Sul da Universidade do Sul de Santa Catarina.;

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);
Dra. Mariângela Peciolli Galli Joanlilho – UEL (avaliadora);
Dr. Cleudemar Alves Fernandes – UFU (avaliador);
Dra. Andréa da Silva Daltoé – UNISUL (avaliadora);
Dr. Maurício Eugênio Maliska – UNISUL (avaliador); e
Dra. Silvânia Siebert – UNISUL (suplente)


Resumo:

Esta tese parte do inquietante questionamento sobre a forma do sujeito constituir-se autor e leitor. Por conseguinte, tem como objetivo analisar de que forma o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) proporciona aos estudantes de graduação constituírem-se sujeitos autor e leitor, levando-se em consideração as especificidades do ciberespaço e se esse espaço contribui para o desenvolvimento de práticas autorais e de leitura. Consideram-se, então, o ciberespaço e a educação a distância. A plataforma analisada é o Espaço Virtual de Aprendizagem – EVA – da Universidade do Sul de Santa Catarina. O sujeito acadêmico matriculado numa instituição de ensino superior em um curso a distância, com vistas a constituir-se autor e leitor, não só ocupa necessariamente uma posição discursiva, como ainda constrói um corpo, uma forma de mostrar-se, discursivamente (ethos) e, devido a isso, significa e significa-se. Visando constituir-se nesse ambiente virtual de aprendizagem, o sujeito, necessariamente, passa pela construção de um corpo discursivo, para que tenha visibilidade e mobilidade nesse espaço. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e Furlanetto. Quanto à metodologia, esta pesquisa segue os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Os principais resultados, em relação à constituição do sujeito, apontam para a) a constituição do sujeito autor em níveis diferenciados; b) a relação entre sujeito-autor e sujeito-leitor; c) a construção de um corpo discursivo para subjetivar-se; e d) a autoria textualizada sob diversas ancoragens.

 

Palavras-chave:

Constituição do sujeito-autor-leitor. Níveis de autoria. Corpo discursivo (ethos).


versão integral

 

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