,

PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA    ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Secretaria > Aluno Especial

 

Seleção Docente

Edital

 

Seleção Docente

Editais


 

 

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

MOVIMENTAÇÃO E REGISTRO DE PESSOAS

PROCESSO SELETIVO Nº 29/2018

Edital PPGCL 02 do Processo Seletivo 29/2018

Torna público a relação final de aprovados no Processo Seletivo Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.

A Comissão do Processo Seletivo Docente nº. 029/2018 do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL, no uso de suas atribuições e em observância às determinações regimentais, torna público o RESULTADO do Processo Seletivo Docente nº. 029/2018, conforme segue:

1. Está aprovado no Processo Seletivo Docente nº. 029/2018 o seguinte candidato:

Mário Abel Bressan Junior

2. Eventuais recursos à decisão da banca examinadora devem ser encaminhados à Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciência da Linguagem em até às 18h do dia 8 de outubro de 2018 através do e-mail: ppgcl.sec@unisul.br.

3. Análise e deliberação de recursos deverão ser publicadas em até às 18h do dia 11 de outubro de 2018 no endereço www.unisul.br/linguagem.

Tubarão, 5 de outubro de 2018.

 

Comissão de Seleção Portaria PPGCL nº 65/2018.

Prof. Dr. Fábio José Rauen (presidente)

Prof. Dr. Alexandre Linck Vargas (membro)

Profa. Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (membro)


UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

MOVIMENTAÇÃO E REGISTRO DE PESSOAS

PROCESSO SELETIVO Nº 29/2018

Edital 01 do Processo Seletivo 29/2018

Divulga a relação de inscrições homologadas e o cronograma de prova didática e entrevista para o Processo Seletivo Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.

A Comissão do Processo Seletivo Docente nº. 29/2018 do setor de Movimentação e Registros de Pessoas para provimento de vaga de docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL, no uso de suas atribuições e em observância às determinações regimentais, torna público o que se segue.

1. Estão homologadas as inscrições para o Processo Seletivo Docente nº. 29/2018 do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL, etapa 1, em ordem alfabética:

  1. DEMÉTRIO PANAROTTO
  2. MÁRIO ABEL BRESSAN JUNIOR

2. O cronograma da prova didática, etapa 3, e das entrevistas, etapa 4, é o que se segue:

Prova Didática e entrevista

Dia 3 de outubro, Sala 7, Centro de Pós-Graduação, Campus Tubarão

Candidato Horário
Mário Abel Bressan Junior 14:00
Demétrio Panarotto 15:00

Tubarão, 28 de setembro de 2018

Comissão de Seleção Portaria PPGCL nº 65/2018.

Prof. Dr. Fábio José Rauen (presidente)

Prof. Dr. Alexandre Linck Vargas (membro)

Profa. Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (membro)

 


UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

MOVIMENTAÇÃO E REGISTRO DE PESSOAS

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE Nº 029/2018

Baixe aqui o arquivo em PDF do Edital

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL, nos termos da Resolução CONSUN N° 310/2013 e conforme critérios específicos expressos no presente edital, torna público que ESTÃO ABERTAS as inscrições para SELEÇÃO INTERNA de 1 (um) PROFESSOR para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e Graduações correlatas.

1. CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

1.1 O candidato deverá preencher o seguinte perfil mínimo:

a) Pertencimento ao quadro docente da Universidade do Sul de Santa Catarina;

b) Condições para atuar no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem com Área de Concentração em “Processos textuais, discursivos e culturais”;

c) Formação específica compatível para atuação na Linha de Pesquisa: “Linguagem e Cultura”, assim definida:

A linha de pesquisa ‘Linguagem e Cultura’ visa a estudar, na modernidade e na contemporaneidade, as linguagens verbais e não verbais e suas correlações, bem como as manifestações culturais e estéticas, com ênfase na produção simbólica e seus diversos suportes. Os projetos de pesquisa vinculados a esta linha de pesquisa atuam numa intersecção entre os campos da literatura, artes (visuais, cênicas, musicais), fotografia, cinema, moda, antropologia e comunicação;

d) Doutorado nas áreas de Linguística e Literatura ou Comunicação e Informação com formação compatível com a Linha de Pesquisa Linguagem e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem;

e) Competências e habilidades pedagógicas para atuar em curso de pós-graduação stricto sensu e de graduação em áreas correlatas;

f) Pontuação no indicador 1 (artigos, livros, capítulos de livros, etc.) de acordo com os critérios das áreas de Linguística e Literatura ou Comunicação e Informação no quadriênio 2015-2018;

g) Disponibilidade de atuação no Campus de Tubarão e respectivas unidades durante toda a semana.

1.2 Número de vagas: (1) uma com 40 horas semanais de alocação para atuação no campus de Tubarão (SC).

2. INSCRIÇÃO

2.1 As inscrições estarão abertas no período de 5 de setembro a 15 de setembro de 2018.

2.2 Não havendo inscritos com perfil solicitado até esta data, será expedido edital para público externo.

2.3 A inscrição constará:

2.3.1 Do preenchimento do formulário de inscrição – anexo ao edital.

2.3.2 Do envio do formulário de inscrição preenchido, incluindo link para o currículo Lattes e de fotocópias simples dos documentos abaixo relacionados:

a) do Diploma de Graduação e do respectivo histórico;

b) do Diploma de Doutorado e do respectivo histórico;

c) da validação do título no Brasil de diplomas estrangeiros;

d) de documentos de comprovação da produção científica do quadriênio 2015-2018;

e) de demais documentos comprobatórios que o candidato julgar conveniente.

2.3.3 A entrega dos documentos deverá ser feita presencialmente, por malote ou pelo correio, via sedex, postado no endereço abaixo.

Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão

Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon

CEP 88.704-900 - Tubarão, SC

2.3.4 Para efeito de prazo, será considerado como data máxima de postagem o dia 21 de setembro de 2018. A entrega da documentação corre por conta e risco do usuário do sistema postal.

2.3.5 A inscrição do candidato não será homologada, caso ocorra alguma discrepância de informações.

2.3.6 Após o envio da documentação, o candidato receberá uma comunicação on-line de recepção de inscrição.

3. PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo constará de quatro etapas, conforme descritas a seguir:

3.1 ETAPA 1: Análise do currículo Lattes e demais documentos para homologação.

3.1.1 A adequação ao perfil exigido no que diz respeito ao alinhamento à Linha de Pesquisa “Linguagem e Cultura” do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem será objeto de avaliação nesta etapa com caráter eliminatório. Seguirão para a etapa seguinte do processo seletivo, portanto, os candidatos cujos currículos estejam adequados ao perfil mínimo exigido.

3.1.2 A homologação das inscrições será divulgada no sítio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem no endereço www.unisul.br/linguagem até o dia 21 de setembro de 2018.

3.2 ETAPA 2: Análise e pontuação dos currículos referente à produção científica no quadriênio 2015-2018, conforme critérios da CAPES para as áreas de Linguística e Literatura ou Comunicação e Informação, cujas inscrições foram homologadas.

3.2.1 Esta etapa será realizada até o dia 28 de setembro de 2018, e os resultados serão divulgados a partir desta data no endereço www.unisul.br/linguagem.

3.2.2 Serão aprovados na ETAPA 2 até 5 (cinco) candidatos.

3.3 ETAPA 3: Realização de entrevista perante banca examinadora.

3.3.1 A entrevista será orientada por um roteiro de questões estabelecido pela banca examinadora, que deverá incluir temas relacionados à proposição de projetos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e respectivos Tópicos Especiais.

3.3.2 A entrevista será realizada no dia 3 de outubro de 2018, a partir das 9 horas, conforme a ordem alfabética do nome dos candidatos aprovados na ETAPA 2 deste processo seletivo.

3.3.3 A entrevista será realizada em ambiente de aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem do Campus de Tubarão da Universidade do Sul de Santa Catarina, a ser definido oportunamente no endereço www.unisul.br/linguagem.

3.3.4 A entrevista terá duração de no máximo 30 minutos.

3.4 ETAPA 4: Realização de prova didática perante banca examinadora.

3.4.1 A prova didática consiste em aula de 30 minutos de um conteúdo escolhido pelo candidato e considerado como essencial para compor a disciplina de Estética, cuja ementa é a seguinte:

Estudo da experiência estética na República de Platão e na Poética de Aristóteles. Idealismo alemão: o estudo do belo e o juízo estético. Teoria da arte por seus produtores: a era burguesa e a arte como um fim em si mesma (arte pela arte). Vanguardas e contemporaneidade. Arte, corpo e política.

3.4.2 As aulas serão ministradas conforme a ordem alfabética do nome dos candidatos aprovados na ETAPA 2 deste processo seletivo, a partir das 14 horas do dia 3 de outubro de 2018 em ambiente de aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem do Campus de Tubarão da Universidade do Sul de Santa Catarina, a ser definido oportunamente no endereço www.unisul.br/linguagem.

3.4.3 Para a prova didática é obrigatória a entrega de um plano de aula.

3.4.4 Para a prova didática a Universidade do Sul de Santa Catarina fornecerá: datashow (compatível com sistema operacional Windows e Microsoft Power Point), cabendo ao candidato a instalação de arquivos e teste de seu material.

4. BANCA EXAMINADORA

4.1 A Banca examinadora consistirá de três docentes permanentes indicados pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.

5. CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

5.1 A classificação final observará a média resultante do somatório das notas obtidas em cada uma das etapas acima mencionadas.

NFC = ((NPCx2) + (NEx4) + (NPDx4)) / 10

onde:

NPC = Nota da Pontuação do Currículo

NE = Nota da Entrevista

NPD = Nota da Prova Didática

5.1.1 As Notas da Pontuação do Currículo (NPC), da Prova Didática (NPD) e da Entrevista (NE) serão consignadas em números de 0 (zero) a 10 (dez), admitindo-se décimos.

5.1.2 A Nota Final do Candidato (NFC) será expressa em números de 0 (zero) a 10 (dez), admitindo-se centésimos.

5.1.3 No que se refere à Nota da Pontuação do Currículo, ao total de pontos do currículo mais qualificado será atribuída a nota 10,0 (dez vírgula zero), e aos demais currículos o equivalente em percentuais em relação ao currículo mais qualificado.

5.2 São critérios de desempate, por ordem de prevalência:

a) Maior produtividade científica, seguindo-se critérios de valoração do Qualis CAPES para as áreas de Linguística e Literatura ou Comunicação e Informação.

b) Maior nota obtida na prova didática.

5.3 Serão considerados classificados os candidatos que obtiverem nota (NFC = Nota Final do Candidato) igual ou superior a 7,0 (sete).

6. DATA DAS DIVULGAÇÕES DOS RESULTADOS

6.1 A divulgação do resultado será realizada através de edital no endereço www.unisul.br/linguagem a partir do dia 5 de outubro de 2018.

7. RECURSOS

7.1 Eventuais recursos à decisão da banca examinadora devem ser encaminhados à Secretaria do Programa de Pós-graduação em Ciência da Linguagem em até 48 horas da data de divulgação do Edital de Aprovados através do e-mail: ppgcl.sec@unisul.br.

7.2 Análise e deliberação de recursos deverão ser publicadas em até 96 horas da publicação do Edital de Aprovados.

8. OBERVAÇÕES GERAIS

8.1 O processo seletivo rege-se pelo presente Edital, apoiado pela Resolução CONSUN N° 310/2013.

8.2 O candidato aprovado poderá ser chamado para trabalhar em quaisquer campi da Unisul, nos turnos matutino e/ou vespertino e/ou noturno, bem como para o exercício plurifuncional de atividades de ensino e/ou pesquisa e/ou extensão e/ou administração universitária, envolvendo ambos os níveis de ensino – graduação e pós-graduação.

8.3 A classificação no processo seletivo não assegura o direito à alocação, mas tão somente ao preenchimento da vaga oferecida, caso necessário. Cabe ao Reitor da Unisul a aprovação da oferta de vagas, de acordo com as necessidades da Instituição.

8.4 O ingresso por meio deste processo seletivo não gera, sob qualquer hipótese, direito à estabilidade no emprego.

8.5 O processo seletivo tem validade de (1) um ano a contar da data de publicação dos resultados.

8.6 Somente serão considerados candidatos, os que apresentarem documentação completa, bem como observarem todos os procedimentos expressos neste Edital.

Tubarão, 3 de setembro de 2018.

COMISSÃO DE INGRESSO (RES. CONSUN N° 310/2013).

O Formulário de Inscrição pode ser obtido no Arquivo em PDF

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061