PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Proposta do Programa > Pós-Doutorado

 

Proposta do Programa

Nossa História

Objetivos

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Perfil do Estudante

Perfil do Egresso

Curso de Doutorado

Curso de Mestrado

Doutorado Sanduíche

Pós-Doutorado

Disciplinas

 

Proposta do Programa

Pós-Doutorado


 

O Estágio de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, define-se pela concessão de oportunidade de especialização pós-graduada supervisionada por docentes dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Linguagem a ser desenvolvida entre 3 (três) e 60 (sessenta) meses (5 anos) na Unisul.

O estágio  de Pós-Doutorado é gratuito e regulamentado pela INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2017 – Pró-EPPExI, de 17 de abril de 2017.

Informações adicionais e acesso à documentação necessária para a inscrição podem ser obtidas pelo e-mail ppgcl.sec@unisul.br ou pelos telefones +55 48 3621-3369 ou +55 48 3627-1061


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2017 – Pró-EPPExI, de 17 de abril de 2017

Dispõe sobre os procedimentos para seleção e registro de pós-doutorado em programas de stricto sensu da Unisul.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação - Pró-EPPExI, da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, no uso de suas atribuições, e considerando a necessidade de regulamentar os procedimentos para seleção e registro de Pós-Doutorado, estabelece que:

Art. 1º O Pós-Doutorado da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, define-se pela concessão de oportunidades de pós-doutorado com vistas à melhoria do nível de excelência científica institucional, desenvolvido por pesquisadores doutores em Programas de pós-graduação stricto sensu ou em Grupos de Pesquisa internos institucionalizados; ou em Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa nacionais ou estrangeiras externas.

§ 1º O Pós-Doutorado/Unisul configura-se como o desenvolvimento do pós-doutorado pelo pesquisador oriundo de outra IES em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ou em Grupos de Pesquisa institucionalizados da Unisul.

§ 2º É facultativo à Pró-EPPExI publicar Editais, desde que solicitados pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisul.

Art. 2º O Pós-Doutorado/Unisul deve ser desenvolvido entre 3 (três) e 60 (sessenta) meses (5 anos).

Art. 3º A participação do pós-doutorando não gera qualquer vínculo empregatício ou funcional com a Universidade do Sul de Santa Catarina.

Art. 4º A participação do pós-doutorando pode ser financiada por agências de fomento mediante bolsas e/ou outros auxílios.

§ 1º Não podem ser utilizados recursos orçamentários da Universidade do Sul de Santa Catarina para financiar pós-doutorado, exceto no que concerne à gratuidade dos serviços de ensino e pesquisa.

Art. 5º A participação de candidatos ao pós-doutorado/Unisul, estará condicionada à entrega dos documentos a seguir especificados.

I – Formulário de Inscrição (Anexo I).

II – Plano de trabalho, incluindo cronograma de execução das atividades.

III – Cópia do diploma de doutor, com validade nacional.

IV – Termo de Compromisso de Pós-Doutorando (Anexo II).

V – Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora (Anexo III), no caso de candidatos com vínculo empregatício externo.

VI – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (Anexo IV).

VII – Parecer do Colegiado do Programa de Pós-Graduação da Unisul, e do professor Supervisor, caso o candidato deseje realizar o pós-doutorado em um dos Programas de Pós-Graduação.

VIII – Parecer do Coordenador do grupo de pesquisa; caso o candidato deseje realizar o pós-doutorado em um dos grupos de pesquisa da Unisul.

Parágrafo único. O candidato deverá entregar os documentos descritos nos itens I, II, III, IV, V e IV na secretaria do Programa de Pós-graduação ou ao coordenador do grupo de pesquisa que deseja realizar o pós-doutorado, o coordenador irá emitir o Parecer e encaminhará todos os documentos à Pró-EPPExI.

Art. 6º Cabe à Pró-EPPExI emitir Declaração de conclusão do pós-doutorado/ Unisul, que será assinada pela Pró-Reitoria e pelo Professor Supervisor. A sua validação, na Instituição de origem, é responsabilidade do pós-doutorando.

Art. 7º Está vedada a cobrança de valores ou taxas para a consecução do plano de trabalho de pós-doutorado/Unisul.

Art. 8º Os casos omissos serão analisados pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação – Pró-EPPExI.

Art. 9º Esta Instrução Normativa entra em vigor nesta data e revoga as disposições em contrário.

Hércules Nunes de Araújo

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa,

Pós-Graduação, Extensão e Inovação

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061