PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Proposta do Programa > Perfil do Estudante e do Egresso

 

Proposta do Programa

Nossa História

Objetivos

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Perfil do Estudante

Perfil do Egresso

Curso de Doutorado

Curso de Mestrado

Disciplinas

 

Proposta do Programa

Perfil do Estudante e do Egresso


 

O PPGCL atende prioritariamente aos egressos dos cursos de graduação em Letras, Cinema e Audiovisual e Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda). Além disso, considerando a dimensão multidisciplinar de sua área de concentração, o Programa acolhe estudantes das mais diversas licenciaturas e bacharelados que se interessam por objetos textuais, discursivos e culturais.

O perfil do egresso formado pelo PPGCL está centrado nas competências de pesquisador e de docente na área de LETRAS. Este perfil deve resultar da participação do estudante nas atividades desenvolvidas pelo Programa: aulas e seminários em disciplinas específicas, pesquisas práticas e teóricas, grupos de pesquisas, encontros e reuniões acadêmicas e estágios de docência.

As competências desenvolvidas pelos cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Linguagem refletem três aspectos: o teórico, o prático e o ético.

O aspecto teórico visa à complementação, à atualização e ao aprimoramento teórico do estudante, desencadeando atividades que o habilitam a:

a) proceder a análises e a sínteses próprias da reflexão teórica;
b) observar a linguagem de forma crítica, como fenômeno multifacetado e passível de múltiplas abordagens: cognitivas, sociais, interacionais, históricas, culturais, políticas e ideológicas;
c) problematizar, de modo crítico, perspectivas teóricas aplicadas às investigações em linguagens;
d) fazer avançar o contexto conceitual e teórico da área, produzindo e socializando conhecimento.

O aspecto prático visa às atividades de pesquisa e de docência, desencadeando-se ações que habilitam o estudante ao domínio:

a) das teorias, dos métodos e das técnicas necessárias à atividade de pesquisa;
b) da escrita acadêmica;
c) da leitura proficiente e crítica;
d) da prática da docência reflexiva (em que as atividades são propostas, executadas e avaliadas constantemente).

O aspecto ético visa à reflexão sobre a influência das atividades de pesquisa e de docência na sociedade em geral, nos grupos sociais em particular e nos indivíduos diretamente envolvidos. Este núcleo não é desenvolvido mediante atividades propriamente, mas por temas: a avaliação dos cuidados éticos envolvidos nesses procedimentos de pesquisa e de ensino, as questões do respeito à liberdade, do não cerceamento, da clareza e da responsabilidade no processo, entre outros aspectos.

A consecução desse perfil implica o compromisso com a tríplice função de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. No que tange ao ensino, diante das múltiplas demandas, o PPGCL busca desenvolver no estudante: o domínio (sempre crítico) do conhecimento na área específica, a autonomia e o comprometimento com a sua prática profissional. No que se refere à pesquisa, são geradas e estimuladas, permanentemente, atitudes de investigação amparadas no conhecimento teórico articulado às metodologias das Ciências da Linguagem. No que concerne à extensão, o curso promove, com sistematicidade, atividades que possibilitam levar o conhecimento produzido na Universidade para a comunidade externa, de modo a estimular no estudante a consciência de seu papel de agente inovador, compreendendo os resultados das pesquisas como bens sociais e públicos.

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061