PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Proposta do Programa > Perfil do Estudante e do Egresso

 

Proposta do Programa

Nossa História

Objetivos

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Perfil do Estudante

Perfil do Egresso

Curso de Doutorado

Curso de Mestrado

Doutorado Sanduíche

Pós-Doutorado

Disciplinas

 

Proposta do Programa

Perfil do Estudante e do Egresso


 

O PPGCL atende prioritariamente aos egressos dos cursos de graduação de Letras, de Cinema e Audiovisual, de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Além disso, considerando a dimensão multidisciplinar de sua área de concentração, o Programa acolhe estudantes das mais diversas licenciaturas e bacharelados que se interessam por objetos textuais, discursivos e culturais

O perfil do egresso formado pelo PPGCL está centrado nas competências de pesquisador e de docente na área de LETRAS (Linguística e Literatura). Este perfil deve resultar da participação do estudante nas atividades desenvolvidas pelo Programa: aulas e seminários em disciplinas específicas, pesquisas práticas e teóricas, grupos de pesquisa, grupos de estudo, reuniões acadêmicas e estágios de docência.

As competências desenvolvidas pelos cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Linguagem devem atender a três aspectos: o teórico, o prático e o ético.

1. O aspecto teórico visa à complementação, à atualização e ao aprimoramento teórico do estudante, desencadeando atividades que o habilitam a: (a) proceder a análises e a sínteses próprias da reflexão teórica; (b) observar a linguagem de forma crítica, como fenômeno multifacetado e passível de múltiplas abordagens: cognitivas, sociais, interacionais, históricas, culturais, políticas e ideológicas; (c) problematizar, de modo crítico, perspectivas teóricas aplicadas às investigações em linguagens; (d) fazer avançar o contexto conceitual e teórico da área, produzindo e socializando conhecimento.

2. O aspecto prático visa às atividades de pesquisa e de docência, desencadeando ações que habilitam o estudante ao domínio: (a) das teorias, dos métodos e das técnicas necessárias à atividade de pesquisa; (b) da escrita acadêmica; (c) da leitura proficiente e crítica; (d) da prática da docência reflexiva.

3. O aspecto ético visa à reflexão sobre a influência das atividades de pesquisa e de docência na sociedade em geral, nos grupos sociais em particular e nos indivíduos diretamente envolvidos.

A consecução deste perfil implica o compromisso com a tríplice função de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). No que tange ao ensino, o PPGCL busca desenvolver no estudante o domínio crítico do conhecimento na área específica, a autonomia e o comprometimento com a sua prática profissional. No que se refere à pesquisa, o PPGCL gera e estimula permanentemente atitudes de investigação amparadas no conhecimento teórico articulado às metodologias das Ciências da Linguagem. No que concerne à extensão, o PPGCL promove sistematicamente atividades que possibilitam levar o conhecimento produzido na Universidade para a comunidade externa, de modo a promover no estudante a consciência de seu papel de agente inovador, compreendendo os resultados das pesquisas como bens sociais e públicos.


Atualizado em 3 de maio de 2018.

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061