PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Proposta do Programa > Doutorado Sanduíche

 

Proposta do Programa

Nossa História

Objetivos

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Perfil do Estudante

Perfil do Egresso

Curso de Doutorado

Curso de Mestrado

Doutorado Sanduíche

Pós-Doutorado

Disciplinas

 

Proposta do Programa

Doutorado Sanduíche


 

O estágio de doutorado ou doutorado sanduíche do programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul consiste na concessão de oportunidades de aprofundamento teórico, coleta ou análise de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese, desenvolvido por doutorandos externos à Universidade entre 3 (três) e 12 (doze) meses (1 ano).

O estágio  de doutorado é gratuito e regulamentado pela INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2017 – Pró-EPPExI, de 17 de abril de 2017.

Informações adicionais e acesso à documentação necessária para a inscrição podem ser obtidas pelo e-mail ppgcl.sec@unisul.br ou pelos telefones +55 48 3621-3369 ou +55 48 3627-1061


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2017 – Pró-EPPExI, de 17 de abril de 2017

Dispõe sobre os procedimentos para seleção e registro de Doutorado Sanduíche.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação - Pró-EPPExI, da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, no uso de suas atribuições, e considerando a necessidade de regulamentar os procedimentos para seleção e registro de Doutorado Sanduíche, estabelece que:

Art. 1º O Doutorado Sanduíche da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul consiste na concessão de oportunidades de aprofundamento teórico, coleta ou análise de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese, desenvolvido por doutorandos externos à Universidade em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ou em Grupos de Pesquisa internos institucionalizados ou por doutorandos internos à Universidade em Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa nacionais ou estrangeiras.

§ 1º O Doutorado Sanduíche/Unisul configura-se em duas modalidades:

I – Modalidade Interna, quando o doutorado sanduíche for desenvolvido pelo doutorando oriundo de outra IES em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ou em Grupos de Pesquisa institucionalizados da Unisul;

II – Modalidade Externa, quando o doutorado sanduíche for desenvolvido pelo doutorando da Unisul em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, ou em Grupos de Pesquisa, ou em Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa, nacionais ou estrangeiras.

§ 2º É facultativo à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação - Pró-EPPExI publicar Editais para o Doutorado Sanduíche/Unisul na modalidade interna, desde que solicitados pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisul.

Art. 2º O Doutorado Sanduíche/Unisul deve ser desenvolvido entre 3 (três) e 12 (doze) meses (1 ano), em ambas as modalidades, não sendo possível renovação.

Art. 3º A participação do doutorando na modalidade interna não gera qualquer vínculo empregatício ou funcional com a Universidade do Sul de Santa Catarina, bem como com as respectivas Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa nacionais ou estrangeiras na modalidade externa.

Art. 4º A participação do doutorando, em ambas as modalidades, pode ser financiada por agências de fomento mediante bolsas e/ou outros auxílios.

§ 1º Não podem ser utilizados recursos orçamentários da Universidade do Sul de Santa Catarina para financiar doutorado sanduíche na modalidade interna, exceto no que concerne à gratuidade dos serviços de ensino e pesquisa.

§ 2º Não podem ser utilizados recursos orçamentários da Unisul para financiar o doutorado sanduíche na modalidade externa, exceto a manutenção do salário regular do doutorando durante o tempo de execução do plano de trabalho, em caso de vínculo empregatício, conforme Resolução GR Nº 197/2017, de 5 de abril de 2017, que normatiza o Benefício Estímulo.

Art. 5° A participação de candidatos ao doutorado sanduíche/Unisul, na modalidade externa, em Programas de Doutorado Sanduíche em outras Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa nacionais ou estrangeiras, estará condicionada à entrega dos seguintes documentos abaixo descritos.

I – Formulário de Inscrição (Anexo I).

II – Plano de trabalho, incluindo cronograma de execução das atividades.

III – Comprovante de aceite do plano de trabalho pela instância competente de Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa nacionais ou estrangeiras.

IV – Termo de Compromisso Financeiro (Anexo II).

V – Parecer do Colegiado do Programa de Pós-Graduação da Unisul.

Parágrafo único. O candidato deverá entregar os documentos descritos nos itens I, II, III e IV na secretaria do Programa de Pós-graduação que está vinculado, que emitirá Parecer do Colegiado e encaminhará todos os documentos à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação.

Art. 6º A participação de candidatos ao doutorado sanduíche/Unisul, na modalidade interna, estará condicionada à entrega dos documentos abaixo descritos.

I – Formulário de Inscrição (Anexo I).

II – Projeto de pesquisa, incluindo cronograma de execução das atividades.

III – Cópia do diploma de mestre, com validade nacional.

IV – Termo de Compromisso de Doutorando (Anexo III).

V – Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora (Anexo IV), no caso de candidatos com vínculo empregatício externo.

VI – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (Anexo IV).

VII – Parecer do Colegiado do Programa de Pós-Graduação da Unisul, e do Professor Supervisor, caso o candidato deseje realizar o pós-doutorado em um dos Programas de Pós-Graduação.

VIII – Parecer do Coordenador do grupo de pesquisa; caso o candidato deseje realizar o pós-doutorado em um dos grupos de pesquisa da Unisul.

Parágrafo único. O candidato deverá entregar os documentos descritos nos itens I, II, III, IV, V e VI na secretaria do Programa de Pós-Graduação. O Coordenador emitirá Parecer e encaminhará todos os documentos à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação.

Art. 7º Cabe ao Coordenador do Programa emitir declaração de conclusão do doutorado sanduíche/Unisul na modalidade interna, sendo assinada pelo Coordenador e pelo Supervisor; sua validação na Instituição de origem, é responsabilidade do doutorando.

Art. 8º Está vedada a cobrança de valores ou taxas para a consecução do plano de trabalho do doutorado sanduíche/Unisul.

Art. 9º Esta Instrução Normativa não se aplica a colaboradores da Unisul, que deverão seguir o trâmite da Resolução GR Nº 197/2017, de 5 de abril de 2017, que dispõe sobre o Benefício Estímulo para Colaboradores.

Art. 10. Os casos omissos serão analisados pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação.

Art. 11. Esta Instrução Normativa entra em vigor nesta data e revoga as disposições em contrário.

Tubarão, 17 de abril de 2017.

Hércules Nunes de Araújo

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa,

Pós-Graduação, Extensão e Inovação

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061