PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA     CONSULTA AO ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Proposta do Programa > Curso de Mestrado

 

Proposta do Programa

Nossa História

Objetivos

Área de Concentração

Linhas de Pesquisa

Perfil do Estudante

Perfil do Egresso

Curso de Doutorado

Curso de Mestrado

Disciplinas

 

Proposta do Programa

Curso de Mestrado


 

O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem foi planejado para ser realizado em 2 anos. Atendendo, além da legislação federal, à legislação estadual, conforme o artigo 76 da Resolução 107/2007/CEE/SC, para obter o título de Mestre em Ciências da Linguagem, o estudante deve compor 24 créditos em disciplinas e 6 créditos em dissertação. As atividades do curso são organizadas em 3 créditos.

 

Ano 1 (fase das disciplinas)

1º Semestre

 

O 1º trimestre do curso está reservado para as disciplinas obrigatórias da área de concentração. A disciplina "Estudos Linguísticos" fornecerá uma visão histórica dos eventos de constituição e de estabilização dos estudos da linguagem, com ênfase na linguística pós-saussuriana, situando os estudantes nos processos que possibilitam a emergência de questões textuais e discursivas. "Filosofia da linguagem" inserirá o doutorando num pensamento reflexivo sobre a linguagem. "Estética" constituirá a referência de base para os estudos culturais.

 

O 2º trimestre implica a participação do doutorando em duas disciplinas obrigatórias de cada linha de pesquisa escolhida. Na linha de pesquisa "Texto e discurso", são básicas as disciplinas: "Texto e discurso", com o propósito de fundamentar as teorias de texto, e "Análise do discurso", cuja função é apresentar os conceitos basilares da Análise do Discurso. Na linha, "Linguagem e cultura", são consideradas básicas as disciplinas: "Estudos culturais", com vista nas ideias fundadoras e atualidade dos discursos sobre os estudos da cultura, e "Teoria Literária", com vistas à fundamentação de pesquisas na área cultural.

 

2º Semestre

 

No 3º trimestre, o mestrando terá, a sua disposição, diversas oportunidades de inserção teórica específica, atreladas aos interesses dos projetos de pesquisa. Essa fase visa estabelecer um vínculo explícito da formação acadêmica com a formação em pesquisa. Cada "Projeto de pesquisa" oferece "Tópicos especiais", de forma a garantir o elo entre as disciplinas e as pesquisas do curso. Os tópicos permitem ao docente apresentar aos doutorandos interessados teorias e metodologias que sustentam seu projeto de pesquisa.

 

No 4º trimestre, o curso oferece "Tópicos para Leitura Orientada". Nos tópicos, o estudante estuda a bibliografia de sua dissertação e escreve o projeto de dissertação

 

Ano 2 (elaboração da dissertação)

No início do 3º semestre, o aluno qualifica publicamente seu projeto de dissertação. Uma vez qualificado o projeto, o estudante elabora sua dissertação e a defende até o final do 4º semestre. Antes de ir à defesa pública, o trabalho final deve ser qualificado.

 


Visualize sua formação:

Primeiro Ano

Disciplinas Obrigatórias da Área de Concentração

Disciplinas Obrigatórias da Linha de Pesquisa

Tópicos Especiais

Tópicos para Leitura Orientada

Segundo Ano

Qualificação do projeto de dissertação.

Qualificação da dissertação

Defesa da dissertação

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061