PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA    ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Notícias > Página Principal

 

Notícias

Página Principal

Notícias do Front

PPGCL na TV

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Notícias de 2006

Notícias de 2005

Notícias de 2004

Notícias

Página Principal




Foto/divulgação: PPGCL

Arte literária como linguagem inter e transdisciplinar

 

(21/05/2018) Na última sexta-feira (18), ocorreu no campus Tubarão a apresentação do projeto de dissertação intitulado “Arte literária: a linguagem em perspectivas inter e transdisciplinar”. A proposta de pesquisa é da mestranda Marcia Bianco, orientada pela profa. Jussara.

 

Pesquisa-ação


O projeto pretende investigar a arte literária como integradora e promovedora da inter e transdisciplinaridade. O objetivo é analisar a utilização inter e transdisciplinar, dentro de uma perspectiva ecossistêmica, da obra Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa, pelos docentes do 5º ano, da Escola Pública Estadual Engenheiro Annes Gualberto, da rede pública estadual de ensino do município de Braço do Norte.


A metodologia utilizada será baseada em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, com intenção de auxiliar na transformação e produção de novos conhecimentos dos sujeitos envolvidos.


“Como instrumentos para pesquisa-ação serão utilizados procedimentos dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE)”, explica Marcia.


A banca avaliadora foi formada pelos professores Dra. Jussara Bittencourt de Sá – UNISUL (orientadora); Dr. Alexandre Linck Vargas – UNISUL (avaliador); Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes – UNISUL (avaliadora).


PPGCL



Foto/divulgação: PPGCL

Afirmação de Marcelino Freire é objeto de pesquisa

 

(18/05/2018) “Biografemas e narrativas queer praticantes em Marcelino Freire” foi o título da dissertação defendida pelo estudante Alexandre José Ventura da Silva nesta quinta-feira no campus Pedra Branca. A pesquisa analisa irônica afirmação de Freire.

 

Alexandre baseou sua pesquisa através de uma afirmação de Freire, que disse em entrevistas, ao ser questionado sobre sua sexualidade, que era “homossexual não praticante”. A irônica afirmação de Marcelino Freire serviu como argumento para orientar a dissertação, a fim de se verificar como o conceito de biografema pode ser associado a diferentes narrativas de Freire e analisar se – e de qual forma – a referida declaração do autor reverbera na produção literária de personagens queer em sua obra.

“Para se chegar aos objetivos propostos, foi visto como o espaço biográfico de um escritor projeta sua imagem junto aos leitores e se reflete em sua escrita”, explica Alexandre.

A segunda parte da pesquisa traz distintas óticas – estudos culturais, de gênero e de linguagem – para refletir sobre as narrativas e personagens queer de Marcelino Freire. Ao final, a dissertação buscou concluir se o escritor é um “homossexual praticante” em sua literatura, posicionando-se em relação a questões de gênero e sexo na contemporaneidade.

 

A dissertação foi "Aprovada com distinção", em banca composta pelos professores Dr. Jorge Hoffmann Wolff – UFSC (avaliador); Dra. Ramayana Lira de Souza – UNISUL (avaliadora); e Dra. Ana Carolina Cernicchiaro – UNISUL (suplente).

 

PPGCL


Foto/divulgação: PPGCL

Tese analisa a efemeridade da moda

 

(11/05/2018) Pensar a moda ultrapassando a noção de efemeridade e buscar sentido na sobrevivência como forma de re-existência, são reflexões que a estudante Anamelia Fontana Valentim propõe em sua tese intitulada “Da efemeridade à re-existência”. A defesa ocorreu na manhã de hoje (11) no campus de Tubarão, no Centro de Pós-Graduação da Unisul.

 

O sistema da moda

 

Para problematizar o sistema que constrói a moda foi necessário, através da pesquisa, desestabilizar conceitos inerentes a ele, como origem, novo, linearidade, temporalidade, assim como sua construção histórica.

 

“A pesquisa procurou perceber linhas de fuga presentes dentro do próprio sistema e as aproximou do conceito de rizoma. Pensar a moda como imagem e posteriormente como rizoma ampliou nosso olhar para as possibilidades políticas que acontecem nos agenciamentos que a moda promove, e com este exercício contestamos a insustentabilidade da moda como promotora de mudanças, especialmente quando firmada em seu aspecto material”, explica a estudante.

 

A re-existência, neste estudo, confere uma possibilidade de olhar para a moda compreendendo que as mudanças vazias que a efemeridade provoca nela permanecem pelo excesso, já as mudanças necessárias são aquelas que sobrevivem no tempo, seja como imagem, forma, estilo ou sentido compartilhado.

 

A tese de Anamélia foi “Aprovada com Distinção” por banca composta pelos avaliadores: Dra. Ramayana Lira de Souza – UNISUL (orientadora); Dra. Alessandra Soares Brandão – UFSC (coorientadora); Dra. Aurélia Regina de Souza Honorato – UNESC (avaliadora); Dra. Gabriela Machado Ramos de Almeida - ULBRA (avaliadora); Dra. Ana Carolina Cernicchiaro– UNISUL (avaliadora); Dr. Artur de Vargas Giorgi – UNISUL (avaliador); Dra. Deisi Scunderlick Eloy de Farias – UNISUL (suplente).

 

Foto/divulgação: PPGCL

 

PPGCL



Foto/divulgação: PPGCL

Sarau do curso de Letras é realizado na Unisul

 

(03/05/2018) O curso de Letras da Unisul realizou um Sarau com o tema “‘Língua Portuguesa: letras, autores e autorias’”. O evento foi realizado nos dias 24 e 26 de abril no Salão Nobre da Unisul de Tubarão e contou com a participação de alunos, professores e escritores da região.


No primeiro dia de evento alguns escritores falaram sobre a "vida de escritor". Estiveram presentes o professor Pedro Correa, a jovem escritora Naély Covre e o professor Ramires Sartor Linhars. Já o segundo dia de evento, teve participações de talentos da Universidade com apresentações musicais, teatrais, dentre outras.


O Sarau do Curso de Letras foi organizado pela professora do PPGCL, Jussara Bittencourt de Sá e o coordenador do curso de Letras, Fábio Ballmann.
 

Foto/divulgação: PPGCL

 

PPGCL


MAIS NOTÍCIAS DO PROGRAMA

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061