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Foto/divulgação: PPGCL

Professora do PPGCL é re-eleita vice-presidente de sociedade de pesquisadores de cinema

(15/10/2019) A professora Ramayana Lira de Sousa do PPGCL, foi re-elita, no dia 11 de outubro, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). A re-eleição ocorreu durante o XXIII Encontro da SOCINE, que ocorreu na UNISINOS em Porto Alegre, de 8 a 11 de outubro.


A professora terminou o primeiro mandado relativo ao biênio 2018-2019 e agora continuará na vice-presidência da entidade até 2021. Além disso, continua como editora geral da Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, periódico científico da SOCINE.


A SOCINE é a maior sociedade de pesquisadores da América Latina e a segunda maior do mundo em número de associados. É uma entidade que estimula os debates acadêmicos em uma área de franco crescimento e de extrema importância para o entendimento de uma das maiores indústrias criativas globais, a do audiovisual. A Sociedade congrega pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil e seus encontros são itinerantes. Em 2020 o encontro será em Foz do Iguaçu, na UNILA. É muito importante que os encontros percorram várias regiões do país para a divulgação da pesquisa em cinema. A SOCINE sempre impulsiona a pesquisa por onde passa. No próximo ano é especialmente importante a realização do evento na UNILA, uma vez que se trata de uma instituição fragilizada pelos ataques à educação. Em 2013, a Unisul, através do Curso de Cinema e Audiovisual e do PPGCL, sediou o Encontro da SOCINE.


Além de ter sido re-eleita, a professora também apresentou comunicação oral sobre sua pesquisa, cujo viés enfatiza a relação entre teorias e problemas feministas e o cinema.


A vice-presidência na SOCINE vem a se somar a uma ampla atuação da professora no campo do cinema, que inclui a presidência do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, a representação como suplente no Conselho Estadual de Cultura e a participação na Comissão de Avaliação da Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis.


Toda essa atuação está ligada ao interesse de pesquisa e ensino de cinema, prolongando a produção de conhecimento para as instâncias da sociedade civil.
 

Texto: PPGCL


Foto/divulgação: PPGCL

Dissertação propõe analisar memórias do CEJA de Tubarão

 

(08/10/2019) Semana atípica no campus Tubarão! As atividades que geralmente ocorrem nas quintas e sextas-feiras, por conta das aulas, deram espaço para uma qualificação de projeto de dissertação nesta terça-feira (09). A mestranda Walquíria Guedert Mendes apresentou seu trabalho intitulado “A oralidade e a escrita de recordações: a constituição de memórias socioculturais com alunos de EJA a partir do filme Viva, a vida é uma festa”.

De acordo com a estudante, a proposta da dissertação é de analisar as memórias socioculturais da infância dos alunos do nivelamento do CEJA de Tubarão. “Faremos uma investigação sobre os termos antes da exibição do filme Viva, a vida é uma festa, ganhador do Oscar de melhor animação em 2018, com embasamento teórico nos conceitos de Memória Coletiva (HABLWACHS, 1990) e Memória Herdada (POLLAK, 1989; 1992)”, explica.


Projeta-se através de questionário e do filme, que alunos identifiquem o que é Memória e Cultura, por meio de seus relatos escritos e orais. A ideia principal é observar se a animação interferirá na constituição de recordações e se ela funciona como dispositivo para rememorar e categorizar culturalmente algumas ações.
 

Walquiria foi qualificada com banca composta pelos professores Dr. Mário Abel Bressan Junior (orientador), Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (avaliadora), Dra. Jussara Bittencourt de Sá (avaliadora).


Texto: Patrícia Amorim


 

Foto/divulgação: Arquivo pessoal

Professores do PPGCL realizam atividades externas
 

(07/10/2019) O professor Dr. Maurício Maliska do PPGCL participou de um Colóquio Internacional em Paris nos dias 28 e 29 de setembro. A atividade foi realizada através da Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica da qual é membro. Ainda, na mesma semana, a professora Dra. Giovanna Gertrudes Benedetto Flores ministrou aula na UFF, em Niteroi/RJ.

 

Manifestação em Paris

O professor Dr. Maurício Maliska participou do "Colóquio Internacional de Convergência: Crise na cultura" que ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro de 2019 em Paris apresentando o texto "A acrisevidade na cultura", representando a Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica da qual é membro. O evento foi promovido pelas instituições de psicanálise que fazem parte da "Convergência: movimento lacaniano para a psicanálise freudiana".

 

Foto/divulgação: Arquivo pessoal


Além da apresentação no Colóquio, Maliska também participou da reunião da Comissão de Enlace Geral de Convergência, nos dias 26 e 27 de setembro, também representando a Maiêutica e de uma Manifestação Pública a favor da democracia e da livre circulação da palavra no Brasil. Essa manifestação foi organizada pelas instituições francesas de psicanálise: Espace Analytique, Dimensions de la Psychanalyse e Psychanalyse Actuelle com apoio das instituições brasileiras de Convergência: Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica, Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Práxis Lacaniana e Laço Analítico - Escola de Psicanálise. A Manifestação ocorreu na praça do Boulevard Arago, em Paris.


Além desses encontros, também participou da reunião do Cercle de Recherche International Voix-Analyse - CRIVA [Círculo de Pesquisa Internacional Voz-Análise] - uma associação de pesquisa em torno do da voz e sua relação com a Psicanálise. Essa associação foi fundada em março desse ano em Buenos Aires, juntamente com a Professora Claire Gillie, e conta com a participação de psicanalistas e estudiosos da voz.


Professora Giovanna ministra aula no Rio de Janeiro

 

Foto/divulgação: Arquivo pessoal


A professora Giovanna Gertrudes Benedetto Flores ministrou aula no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, em Niteroi, Rio de Janeiro. Com o tema História e Historicidade do/no discurso jornalístico, apresentou analises dos jornais de 1821-1822, do período da independência brasileira e também questões do funcionamento do discurso jornalístico.

 

Texto: PPGCL


Foto/divulgação: PPGCL

Jornada de Pesquisas do PPGCL qualifica 28 trabalhos


(20/09/2019) Atividades desta sexta-feira (20) no campus Tubarão encerram Jornada de Pesquisas do PPGCL. No total, 28 estudantes de mestrado e doutorado apresentaram o projeto de tese, dissertação ou ensaio.


Ensaio simula avaliação de revista científica


“O ensaio apresentado pelo doutorando é avaliado por um professor do PPGCL. A atividade é crucial para simular um primeiro parecerista de periódico científico, o que é muito importante para treinar os alunos de doutorado ao sistema de avaliação por pares.” comenta Fábio José Rauen, coordenador do PPGCL, se referindo ao sistema no qual cada artigo submetido a uma revista científica é avaliado cegamente por pelo menos dois especialistas da área.

 

Abaixo os trabalhos apresentados nesta sexta:
 

Selfie - sobre imagem-rosto, vida e morte
Cíntia Viviane Fernande de Abreu
Dr. Alexandre Linck Vargas (orientador)
Dra. Heloisa J. Preis Moraes
Dra. Jussara Bittencourt de Sá
Projeto de dissertação
Relatórios de Inquérito Policial em casos de suicídio: relações de poder, silêncio e normal(t)ização
Maristela da Silva Francisco
Dra. Andréia da Silva Daltoé (orientadora)
Dra. Maria Marta Furlanetto
Dra. Silvânia Siebert
Projeto de dissertação
Do lugar da universidade nos discursos por inovação
Dâmaris de Oliveira Batista da Silva
Dra. Andréia da Silva Daltoé (orientadora)
Dra. Adriana de O. Limas Cardozo
Dra. Maria Marta Furlanetto
Projeto de tese
Memória e economia afetiva nas produções em live-action: Aladin e Rei Leão
Francisca D’altoé
Dr. Mário Abel Bressan Junior
Dr. Alexandre Linck Vargas (orientador)
Dra. Heloisa J. Preis Moraes
Projeto de dissertação
Tempo e espaço: o cronotopo enunciado na terra catarinense narrada no romance Verde Vale
Vanilda Meister Arnold Policarpo
Dra. Silvânia Siebert (orientadora)
Dra. Maria Marta Furlanetto
Ensaio
O empoderamento feminino e a beleza que faz sentido
Maria Aparecida dos Santos Mota
Dra. Andréia da Silva Daltoé (orientadora)
Dra. Silvânia Siebert
Ensaio
A verdade estética do olhar do outro: de Rogério Sganzerla a Orson Welles
Cristina de Marco
Dr. Alexandre Linck Vargas (orientador)
Dra. Jussara Bittencourt de Sá
Dr. Mário Abel Bressan Junior
Projeto de dissertação

 

Texto: Patrícia Amorim


 

Foto/divulgação: PPGCL

Sete trabalhos complementam Jornada de Pesquisas nesta quinta-feira


(19/09/2019) Mais um dia é finalizado com sucesso de apresentações no PPGCL! No total, 7 estudantes qualificaram seus projetos de dissertação, tese ou apresentaram ensaio da disciplina de Tópicos Avançados de Leitura no campus Tubarão.


No período noturno, estudantes do curso de Letras da Unisul prestigiaram a Jornada de Pesquisas do PPGCL. O coordenador do PPGCL, Dr. Fábio Joé Rauen, afirma que é um momento importante e de integração entre níveis diferentes de ensino.


Confira abaixo as atividades realizadas na tarde e noite desta quinta-feira:

 

Moda, Artesanato e Imaginário Social: o Slow Fashion como potência simbólica na sociedade pós-moderna
Suellen Cristina Vieira
Banca:
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (orientadora)
Dra. Graziela Brunhari Kauling
Dr. Mário Abel Bressan Júnior

Projeto de dissertação

O Herói que cruzou o crepúsculo das estruturas antropológicas do imaginário: a ressignificação simbólica de Gustavo Kuerten
Elton Luiz Gonçalves
Banca:
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (orientadora)
Dr. Rogério de Almeida

Ensaio

O Imaginário Social de alunos migrantes da rede pública municipal de Florianópolis
Lucélia Moreira Pereira
Banca:
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (orientadora)
Dra. Jussara Bittencourt de Sá
Dr. Mário Abel Bressan Junior

Projeto de tese

Sombra, ego e mentor:
indícios da jornada do herói no cotidiano dos jovens
Reginaldo Osnildo Barbosa
Banca:
Dr. Mário Abel Bressan Junior (orientador)
Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes

Ensaio

Mito e Discurso: In aureum imaginis veritas?
Ricardo Ribeiro Elias
Banca:
Dra. Silvânia Siebert (orientadora)
Dra. Andréia da Silva Daltoé

Ensaio

O horrível das quadrinistas: análise estética de Graphic novels de horror feitas por mulheres
Alice Grosseman Mattosinho
Dr. Alexandre Linck Vargas (orientador)
Dra. Jussara Bittencourt de Sá
Dr. Mário Abel Bressan Junior

Projeto de Dissertação

Os efeitos do neoliberalismo nas políticas educacionais brasileiras:
do FUNDEF ao Plano Nacional de Educação"
Steffy Kaleine Marcos Gonçalves
Dra. Andréia da Silva Daltoé
(orientadora)
Dra. Maria Marta Furlanetto
Dra. Maria Sirlene P. Schlickmann

Projeto de Dissertação

 

Lembrando que a Jornada de Pesquisas do PPGCL continua amanhã no Campus Tubarão. Confira a programação completa clicando aqui, programe-se e participe!


Texto: Patrícia Amorim


Foto/divulgação: PPGCL

Qualificações marcam manhã de quinta-feira em Tubarão


(19/09/2019) Dando continuidade a Jornada de Pesquisas do PPGCL, a manhã de quinta-feira (19) foi marcada por qualificações de projeto no campus Tubarão. Temas relacionados a pragmática e análise do discurso foram apresentados.


A voz do migrante

 

Foto/divulgação: PPGCL


A doutoranda Carla Aparecida Marinho Borba abriu as apresentações. O trabalho intitulado "Fluxos migratórios forçados e trabalho: a voz do sujeito (de direito) migrante" foi avaliado por banca composta por sua orientadora, professora Dra. Andréia da Silva Daltoé, e os professores avaliadores  Dr. Rogério Santos da Costa e Dra. Silvânia Siebert.


Eletricidade e pragmática

 

Foto/divulgação: PPGCL


É possível unir eletricidade e pragmática-cognitiva? A estudante de doutorado Lizandra Botton Marion Morini assumiu o desafio. “Pretendo nesta pesquisa, verificar se a aplicação de uma sequência didática que privilegia conversões e tratamentos de unidades significativas próprias dos objetos científicos em Física, habilita ingressantes do curso técnico em eletrotécnica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Tubarão a utilizá-las adequadamente em diferentes registros de representação semiótica de problemas envolvendo corrente elétrica contínua em circuitos elétricos”, explica. Para alcançar o objetivo, a seqüência didática será concebida e as evidências serão analisadas a partir da arquitetura descritivo-ex”planatória da teoria de conciliação de metas e da teoria da relevância.


Lizandra foi avaliada por banca composta pelo seu orientador Dr. Fábio José Rauen e professoras avaliadoras Dra. Diva Marilia Flemming e Dra. Andréia da Silva Daltoé.


Jogos de negócios

 

Foto/divulgação: PPGCL


Ainda dentro da teoria pragmática-cognitiva, a doutoranda Andressa Bregalda Belan apresentou nesta manhã de quinta-feira seu projeto intitulado "Competências de liderança e negociação de estudantes do ensino técnico em jogos de negócios: análise pragmático-cognitiva". Com orientação do professor Dr. Fábio José Rauen, a pesquisa pretende analisar a partir de um ponto de vista pragmático-cognitivo orientado pelas noções teóricas de relevância e de heteroconciliação de metas, os processos ostensivo-inferenciais em tomadas coletivas de decisão de estudantes de uma turma do curso Técnico em Administração do IFSC/Tubarão demandados por um jogo de negócios. As professoras Dra. Suelen Francez Machado Luciano e Dra. Silvânia Siebert foram avaliadoras da banca.


Problemas matemáticos

 

Foto/divulgação: PPGCL


Investigar efeitos do registro de representação semiótica na resolução de problemas matemáticos, esse é objetivo do projeto de dissertação do estudante de mestrado Guilherme Rossi de Melo. Para dar conta do exposto, a pesquisa intitulada "Efeitos de registro de representação na resolução de sistemas lineares: análise pragmático-cognitiva", pretende aplicar a adultos com ensino superior completo diferentes combinações de sistemas lineares em três registros: algébrico, pictográfico e linguístico. A coleta e a análise das evidências serão orientadas pelos conceitos desenvolvidos pelas teorias de registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas.

 

O professor Dr. Fábio José Rauen é o orientador de Guilherme, que teve como banca qualificadora do projeto os professores Dra. Suelen Francez Machado Luciano e Dr. Mário Abel Bressan Júnior.


As apresentações fazem parte da Jornada de Pesquisas do PPGCL. As atividades continuam durante toda esta quinta (19) e sexta-feira (20).

 

Texto: Patrícia Amorim


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