PORTAL UNISUL   BIBLIOTECA   ACERVO  BASE DE DADOS   DISSERTAÇÕES   TESES   PORTAL DE PERIÓDICOS   MINHA UNISUL   CONTATO

Página Inicial > Notícias > Página Principal

 

Notícias

Página Principal

Notícias do Front

PPGCL na TV

Notícias de 2019

Notícias de 2018

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Notícias de 2006

Notícias de 2005

Notícias de 2004

Notícias

Página Principal


Foto/divulgação: PPGCL

Segundo dia de Rodada de Conversa aborda o Estado como criação históricas

 

(29/11/2019) Nesta sexta-feira aconteceu no campus Tubarão a III Rodada de Conversa GREPEM. O evento marcou o encerramento das atividades do grupo de pesquisa. Desta vez, o tema abordado foi “O Estado como criação histórica” através da fala do Professor Claudio Damaceno Paz da Unisul.

 

Neste segundo dia de Rodada de Conversa GREPEM, Cláudio discutiu a noção de Estado a partir de acontecimentos históricos e suas motivações. Da Grécia antiga aos dias atuais, mostrou como a constituição do Estado é marcada e narrada a partir das relações de poder que o engendram.

 

Foto/divulgação: PPGCL

 

Estudantes e professores da linha de pesquisa de Análise do Discurso participaram da Roda de Conversa. A professora Andreia Daltoé, coordenadora do Grupo de Pesquisa Relações de Poder, Esquecimento e Memória – GREPEM, afirmou que essas discussões são de suma importância. “As Rodadas de Conversa do GREPEM têm sido um espaço rico de encontro com estudiosos da própria área ou de outras que possam nos ajudar a compreender temas e/ou noções teóricas que interessam às nossas pesquisas. Isso também tem nós possibilitado estreitar os laços com pesquisadores e suas pesquisas em outras universidades”, fala a professora.

 

Texto: Patrícia Amorim


Foto/divulgação: PPGCL

Rodada de Conversa GREPEM é realizado em Tubarão nesta quinta e sexta-feira

 

(28/11/2019)  Grupo de Pesquisa Relações de Poder, Esquecimento e Memória, coordenado pela Profa. Andréia da Silva Daltoé, realiza nesta quinta (28) e sexta-feira (29) a II e III Roda de Conversa GREPEM. O evento foi aberto com apresentação do pesquisador Dr. Helson Flávio da Silva Sobrinho, da Universidade Federal de Alagoas. Helson falou sobre "Discurso, Estado e reprodução social".

 

Helson Sobrinho discutiu os efeitos de evidência produzidos pelo Estado no meio social, para gerir suas relações se poder. Para tanto, passou pela luta de classes, modos de produção, trabalho alienado, reprodução das condições de produção, questões estas diretamente envolvidas na dominação estatal. Discutiu ainda a contradição, que atravessa todo esse processo, dados os dizeres e práticas que se distanciam no fazer social.

 

Texto: PPGCL


 

Foto/divulgação: PPGCL

Imaginário em terras gaúchas

 

(27/11/2019) A convite da Prof. Dra. Juliana Tonin, da PUCRS, a Profa. Heloisa Juncklaus Preis Moraes falou sobre pesquisas do Grupo Imaginário e Cotidiano, na disciplina de Imagem e Imaginário no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Famecos nesta última sexta-feira, 22 de novembro. Os doutorandos Elton Luiz Gonçalves e Emanuelle Querino A. de Aviz, do PPGCL, acompanharam a professora e falaram sobre seus projetos em conversa com estudantes gaúchos.

 

“Compartilhar os resultados de pesquisa tem sido muito gratificante. Na PUC a oportunidade de conversar com outros estudantes sobre o caminho que já percorri foi uma troca enriquecedora, inclusive recebi contribuições de diferentes pontos de vista, os quais eu não tinha pensado. Falar de Imaginário sempre rende uma conversa muito produtiva”, destaca Emanuelle.

 

Já o doutorando Elton salienta que “na explicitação/apresentação da temática, houve a interação com todos os alunos, perguntas, curiosidades e, sobretudo, uma agradável discussão das percepções sobre as diferenças entre a identidade cultural catarinense e gaúcha. Participar desse encontro provocou ainda mais nossa motivação, aguçou nossa vontade de continuar. Foi realmente uma tarde agradável ao poder colaborar com nossos estudos e perceber que nossa pesquisa provoca/motiva também as inquietações dos demais pesquisadores daquele encontro. Que venham mais e mais encontros assim motivadores!”, finaliza.

 

Texto: PPGCL


Foto/divulgação: PPGCL

Profa. Heloisa Moraes participa de Simpósio Internacional sobre Imaginário na UFSC


(27/11/2019)
Nesta última semana, aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina o Simpósio Internacional sobre Imaginário. A professora Heloisa Juncklaus Preis Moraes marcou presença em Roda de Conversa sobre Quotidiano, Imaginário e Promoção da Saúde das Famílias.

 

O I Simpósio sobre Quotidiano, Imaginário e Promoção da Saúde das Famílias teve como tema o "Quotidiano, Imaginário e a Promoção da Saúde de Famílias em tempos de tecnosocialidade: tecendo redes multipofissionais e interdisciplinares pelos fios sensíveis da Enfermagem". Através de um convite, a professora Heloisa, marcou presença em uma roda de conversa juntamente com as professoras Dra. Maria Aurora Rodrigues Borrego (Espanha), Dra. Maria Josefa Arcaya Moncada (Peru) e Dras. Danielle Perin Rocha Pitta e Rosane Gonçalves Nitschke (Brasil). A atividade abordou a internacionalização e a interdisciplinaridade dos estudos de imaginário e quotidiano na perspectiva de Michel Maffesoli.

 

Após a roda de conversa, o próprio pensador francês fez a conferência de encerramento e, na oportunidade, a professora Heloisa entregou-lhe um exemplar do livro “Mídia, Cotidiano e Imaginário” editado recentemente pela UFPB e organizado por ela em parceria com a Prof. Dra. Eunice Simões Lins.

 

“Momento ímpar poder falar sobre as pesquisas baseadas nos pressupostos maffesolianos na presença no próprio autor, celebrando as redes de pesquisa sobre imaginário nas quais temos nos inserido”, relata a professora do PPGCL.

 

Texto: PPGCL


MAIS NOTÍCIAS DO PROGRAMA

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061