PORTAL UNISUL   BIBLIOTECA   ACERVO  BASE DE DADOS   DISSERTAÇÕES   TESES   PORTAL DE PERIÓDICOS   MINHA UNISUL   CONTATO

Página Inicial > Notícias > Página Principal

 

Notícias

Página Principal

Notícias do Front

PPGCL na TV

Notícias de 2019

Notícias de 2018

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Notícias de 2006

Notícias de 2005

Notícias de 2004

Notícias

Página Principal


Foto/divulgação: PPGCL

Coordenador do PPGCL organiza livro em comemoração aos 10 anos do Parfor


(19/11/2019) O curso de Artes Visuais do Parfor vai lançar nesta quarta (20) e quinta-feira (21) o livro “Experiências do Parfor Unisul em formação e prática pedagógica na Educação Básica”, uma produção acadêmica organizada pelo coordenador do PPGCL, Prof. Fábio José Rauen em conjunto com a Profa. Valdezia Pereira. O objetivo do lançamento é comemorar 10 anos do Parfor na Unisul.


O livro


A coletânea destaca-se como um meio de reflexão sobre a educação brasileira, sobretudo o ensino da Arte e especialmente o ensino das artes visuais. Trata-se de um processo de sistematização e registro de conhecimentos relacionados a atividades práticas e estudos teóricos realizados por alunos, professores e pela coordenadora do Curso de Artes Visuais – Convênio Parfor/Unisul.

O livro está dividido em três seções: a primeira, denominada Aspectos destacados em história e teoria da arte, norteadora não apenas de contextos teóricos definidores de estilos e movimentos artísticos, como também sustentadas pela história da produção local. A segunda seção, nomeada Ensino de Arte, consubstancia-se a partir de ensaios relacionados à prática educativa e sua relação com a Arte, bem como a prática educativa do ensino da Arte. Na terceira seção, Experiências no Ensino de Arte, os pesquisadores ocupam-se de temas e assuntos contemporâneos contemplados pelo ensino da arte e sua relação com circunstâncias concretas, como as questões ambientais, amplamente discutidas e presentes na educação formal.

A obra pode ser lida não só apenas por profissionais e educadores da área da Arte, pois, de certa maneira, relaciona-se com interesses de todos os profissionais da educação. A produção acadêmica é a primeira de uma Coletânea intitulada “Experiências do Parfor Unisul em formação e prática pedagógica na Educação Básica”.


Lançamento e comemoração 10 anos do Parfor


O lançamento do livro do Curso de Artes Visuais Parfor acontece nesta quarta, dia 20 de novembro, às 19h30min, na Unisul unidade de Araranguá e dia 21 de novembro, quinta-feira, no Campus Tubarão, também às 19h30min. O evento de lançamento objetiva, também, comemorar os 10 anos do Parfor na Unisul.


Texto: Patrícia Amorim



Foto/divulgação: PPGCL

Professores marcam presença no IX SEAD


(18/11/2019) Nos dias 11 a 14 de novembro aconteceu em Recife/PE o IX SEAD: A Análise do Discurso e suas Condições de Produção, 1969-2019. O evento, importantíssimo para a área, foi coordenado neste ano pelos professores Fabiele de Nardi (UFPE), Evandra Grigoletto (UFPE) e Helson Sobrinho (UFAL) e aconteceu nas dependências da UFPE, contando com pesquisadores do país todo e da Argentina. Professores do PPGCL marcaram presença.


Foto/divulgação: PPGCL
 

Estudantes e professores participam da programação

 

O PPGCL, sempre parceiro, contou com a participação da Professora Nádia Neckel, que juntamente com a Professora da USP Lucília M. Abrahão e Sousa, coordenou a mesa “Discurso, arte, corpo”. A professora Solange Gallo juntamente com a Professora Evandra Grigoletto (UFPE) coordenaram a mesa “Discurso, mídias digitais, Fake News”. E a professora Andréia Daltoé apresentou o trabalho “Foi propaganda mesmo, Presidente?”, em que discute o modo como o discurso do medo da ditadura vem funcionando na cena discursiva da política brasileira.


Foto/divulgação: PPGCL
 

Além das professoras do PPGCL, também participaram do SEAD a doutoranda Carla Borba e a egressa do PPGCL Camila Borges dos Anjos, com apresentação dos Pôsteres “Direitos Humanos e a política migratória brasileira: (re)significações do/no sujeito de direito imigrante”, “O espaço intervalar entre a verdade e a mentira: os pseudodiscursos produzidos pela notícia em relação a imigrantes e refugiados”, respectivamente; e a egressa Marilane Cascaes com a comunicação oral, em co-autoria com sua orientadora Solange Mittman (UFRGS), “E no horizonte, o tapete: resistência e metáfora pelo bordado”.


50 anos da AD na França


Comemorando os 50 anos do início da Análise do Discurso na França, o IX SEAD já se consolidou como espaço forte de discussão em terras brasileiras, discutindo as determinações que afetam o discurso em temas como: resistência, corpo, subjetividade, mídias digitais, sexualidade, política, ensino, memória, arte, ideologia, dentro outros. Nesta edição de nº 9, contou com a participação especial da mesa de abertura formada por grandes nomes da AD no Brasil: as Professoras Eni P. Orlandi (UNICAMP); Freda Indursky (UFRGS) e Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS), esta última a idealizadora do evento em 2003 na UFRGS.


Importante ainda destacar que sempre resulta do Evento a publicação de um livro, o que acaba registrando a riqueza do debate que é travado entre Universidades do País todo, num intercâmbio profícuo para a área de pesquisa.

 

Texto: PPGCL


 

Foto/divulgação: PPGCL

CICLU é sucesso no PPGCL

 

(11/11/2019) Na manhã desta quinta-feira, 7, o PPGCL deu início as comemorações dos 20 anos do curso de mestrado e 10 anos do curso de doutorado. A abertura do Colóquio de Integração contou com autoridades e uma homenagem para professora Maria Felomena Souza Espíndola, chamada carinhosamente por Mariazinha, uma das pioneiras do programa.

 

Após a abertura, professores deram início a mesa-redonda "História e memória do PPGCL". O restante do dia foi de apresentações. O evento contou com 9 simpósios que totalizaram mais de 50 apresentações que tinha como norte as linhas de pesquisa do programa: linguagem e cultura e texto e discurso. Entre os participantes marcaram presença estudantes do programa, egressos, alunos da graduação e demais pesquisadores.

 

O evento foi encerrado na tarde de sexta-feira, 8, com a mesa-redonda "PPGCL na minha história - perspectivas dos egressos". Como o próprio título indica, doutores formados no Ciências da Linguagem da Unisul contaram sua trajetória. Edinéia Aparecida Chaves de Oliveira, por exemplo, veio do Paraná para participar do evento. "Viajei os cinco anos que cursei o doutorado, de Paraná a Tubarão. Foi cansativo e valeu muito e pena. Por isso, se voltasse no tempo faria tudo de novo", conta emocionada.

 

Texto: Patrícia Amorim


Foto/divulgação: PPGCL

Colóquio de Integração celebra aniversário do PPGCL

 

(05/11/2019) O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) está de aniversário. São 20 anos do curso de mestrado e 10 anos do doutorado na Unisul. Para comemorar a data, o PPGCL organiza o Colóquio de Integração com atividades entre os dias 07 e 08 de novembro no Campus Universitário de Tubarão. Haverá exposições de pesquisas e discussão sobre temas pertinentes que devem reunir professores, estudantes e egressos.

Bazilicio Andrade, aluno PPGCL e um dos organizadores, destaca que o objetivo do evento é demonstrar a contribuição dos cursos para a formação acadêmica e pessoal dos ex-alunos. “Queremos proporcionar uma compreensão do programa a partir do olhar de seu corpo discente”, comenta.

Apresentações


Estão previstos 9 simpósios que totalizarão 53 apresentações orais de trabalhos e duas mesas-redondas. A primeira abordará sobre a “História e Memória do PPGCL” promovendo um resgate afetivo da história por meio da perspectiva de professores que colaboraram com o processo. A segunda é intitulada “PPGCL na minha história – perspectiva dos egressos” e trará os primeiros formandos do curso para expor a experiência de participar da história do programa.

Mais de 400 formados
“O evento, organizado pelos estudantes, é uma forma de festejar o PPGCL. Nessa trajetória formamos mais de 400 estudantes que vem qualificando a educação superior não só em Santa Catarina, mas por todo o Brasil. Hoje somos um programa de excelência nacional, qualificado com a nota 5 pela Capes, o que muito nos orgulha”, acrescenta o professor Fábio José Rauen, coordenador do PPGCL.

 

Texto: UnisulHoje


MAIS NOTÍCIAS DO PROGRAMA

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061