PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA    ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Notícias > Notícias de 2018

 

Notícias

Página Principal

Notícias do Front

PPGCL na TV

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Notícias de 2006

Notícias de 2005

Notícias de 2004

Notícias

2018



Foto/divulgação: UnisulHoje

Unisul entre as melhores do país: MEC confere nota máxima em qualidade à Universidade

(12/03/2018) A Unisul obteve conceito 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para o recredenciamento da instituição junto ao Sistema Federal de Ensino. A nota máxima coloca a Universidade entre as melhores Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina e do País.

 

Legitima ainda a qualidade dos seus cursos, projetos e serviços, bem como a excelência da infraestrutura física nos processos formativos promovidos pela instituição. Demonstra, enfim, a coerência entre as políticas acadêmicas e de gestão – que integram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2015-2019) – e a sua prática efetiva, cujos resultados mobilizam a sociedade e mais de 25 mil pessoas, entre discentes, docentes e colaboradores, em três Campi, seis Unidades Universitárias, 78 Polos de Apoio EAD, nos diferentes níveis e modalidades. O Ministro da Educação, por meio da Portaria 197, de 7 de março de 2018, homologou parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que recredencia a Unisul pelo prazo de 8 anos. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 7 de março de 2018.

A nota máxima foi atribuída à Unisul após um criterioso procedimento avaliativo, com análises documentais da Instituição, e duas avaliações in loco por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), nas quais ocorreram reuniões com estudantes, professores, coordenadores de curso, técnico-administrativos e dirigentes, bem como a verificação das instalações físicas e demais infraestruturas. As visitas dos avaliadores aconteceram em setembro e novembro de 2017, respectivamente nos Campi da Grande Florianópolis e em Tubarão. Até 2014 a Unisul era vinculada ao Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), com o último ato regulatório de recredenciamento institucional realizado em 2007. Em 2014, a Unisul migrou para o Sistema Federal de Ensino, passando então todos os processos de avaliação externa a serem realizados diretamente pelo MEC. Além de evidenciar a excelência da instituição, o CI 5 é referência para os diversos atos regulatórios relativos aos cursos e a própria instituição. A avaliação externa é um dos eixos que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os conceitos que podem ser atribuídos vão de 1 a 5.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Hércules Nunes de Araújo, o conceito que recredencia plenamente a Unisul coroa mais uma etapa do movimento positivo e propositivo da Instituição: “nossos programas de graduação e de pós-graduação foram fundamentais na acreditação. Este processo auxilia e dá segurança, entre outros, à comunidade e aos interessados que buscam referências sobre onde cursar, estudar e realizar o seu projeto de vida. Fazer parte de uma instituição de 53 anos, que tem o conceito máximo, avaliada pelo maior órgão de educação federal do país, sem dúvida, é muito positivo”, frisou.

O procurador institucional, professor Roberto Iunskovski, explica que ao longo do processo que culminou com o recredenciamento, toda universidade foi verificada: “foi realizado um olhar amplo sobre a instituição, desde seus aspectos formais legais, até a infraestrutura, laboratórios, corpo docente, ou seja, a soma de tudo foi avaliada; o planejamento, o projeto político-pedagógico, o relacionamento com a comunidade, a sustentabilidade, o conjunto de tudo o que a Universidade é e faz, foi avaliado por duas comissões formadas por avaliadores designados pelo INEP”, afirmou.

O Reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, fez questão de evidenciar a atuação comprometida dos envolvidos: “o processo de recredenciamento pôde refletir a importância do papel das pessoas que fazem o dia a dia da Unisul: o talento, a dedicação e a relevância de cada integrante da Universidade neste movimento, sejam alunos, professores, técnico-administrativos e a própria comunidade; minha gratidão a todos”. O Reitor ressaltou ainda, que o momento possibilitou à Unisul a oportunidade singular de autoavaliação, na perspectiva da qualificação permanente e, igualmente, a responsabilidade de seguir proporcionando um acesso ao ensino superior com excelência, em todas as etapas do nosso processo de ensino-aprendizagem.

 

UnisulHoje


Foto/divulgação: PPGCL

Pesquisa analisa livro de matemática


(09/03/2018) A estudante de doutorado Vanessa Isabel Cataneo defendeu na manhã desta sexta (9) o ensaio “Registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas: uma análise do capítulo Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas do livro Matemática compreensão e prática de Ênio Silveira”. Participaram do evento, professores e estudantes do Grupo de Pragmática Cognitiva da Unisul.


Linguagem e Matemática em pauta


A pesquisa de Vanessa analisou o capítulo Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas do livro Matemática Compreensão e Prática: 8º ano, de Ênio Silveira, a partir das noções teóricas de registros de representação semiótica, relevância e conciliação de metas.


“Assumi a hipótese de que as atividades cognitivas de formação de representações identificáveis, tratamento e conversão de registros de representação semiótica estão à serviço de conciliações ativas relevantes de um plano de ação intencional do autor que é passível de ser descrito e explicado pelos estágios de formulação de metas e de formulação, execução e checagem de hipóteses abdutivas antefactuais habilitadoras”, explica a pesquisadora.


Os resultados do estudo sugerem prevalência de exemplos e atividades no capítulo que demandam conversão de situações-problema em língua natural para o registro algébrico, pouco desenvolvimento de interpretações gráficas, casos raros de conversões inversas e ausência de propostas de elaboração de problemas.


A pesquisa, orientada pelo professor Dr. Fábio José Rauen, integra o Grupo de Pesquisas em Pragmática Cognitiva do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. O ensaio foi produzido como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina Tópicos Avançados de Leitura do Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).


Para ser aprovado na disciplina, o texto foi avaliado pelo professor Saddo Ag Aumouloud da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Matemáticas e Aplicações pela Université de Rennes, França, Almouloud é considerado um dos melhores especialistas no campo do ensino da matemática no Brasil.


Na foto principal, um flagrante da apresentação da autora. Abaixo, estudantes do grupo de pesquisa interagem com o pesquisador via Skype.

 

PPGCL


Foto/divulgação: PPGCL

Vice-coordenadora do PPGCL participa de banca na Unicamp

 

(08/03/2018) Nesta segunda-feira (5), a vice-coordenadora do PPGCL, professora Nádia Régia Maffi Neckel, integrou como avaliadora uma banca de tese de Doutorado da Unicamp. A tese foi realizada em âmbito de co-tutela firmado entre a Universidade Estadual de Campinas e a Université Paris 13.

 

Glória da Ressurreição Abreu França, foi a estudante de doutorado que defendeu a tese "Gênero, raça e colonização: a brasilidade no olhar no discurso turístico no Brasil e na França", sob a supervisão da professora Dra. Monica Zoppi-Fontana (Unicamp) e a professora Dra. Marie-Anne Paveau (Univ Paris 13).

 

"A perspectiva analítica textualizada nessa tese traz importantes contribuições tanto teóricas, quanto analíticas para a AD. Da mesma forma que traz um posicionamento político pungente mobilizando a análise do discurso justamente em suas ancoragens constitutivas: fazer teoria é, necessariamente, fazer política. Foi um imenso prazer ter participado como arguidora dessa banca em co-tutela entre a Unicamp e Paris XIII. Uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços de parceria em pesquisas que temos mantido com o IEL – Unicamp, além de ter sido um importante momento de trocas com os pesquisadores franceses", comenta professora Nádia.

 

A banca foi composta por três avaliadores franceses e três avaliadores brasileiros: Profa. Dra. Marie-Anne Paveau (Université de Paris XIII (Paris-Nord); Profa. Dra. Mònica-Zoppi Fontana (IEL/Unicamp); Prof. Dr. Lauro José Siqueira Baldini (IEL/Unicamp); Prof. Dr. Luca Greco (Université Paris III Sorbonne Nouvelle); Profa. Dra. Nadia Neckel (Unisul); e Prof. Dr. Thierry Guilbert (Université de Picardie Jules Verne).

 

Mais informações: https://penseedudiscours.hypotheses.org/15326
 

PPGCL


Foto/divulgação: PPGCL

Professora do PPGCL visita Universidade de Portugal

 

(19/02/2018) A professora Giovanna Benedetto Flores, do PPGCL/Unisul - Pedra Branca, participou da aula do professor doutor Jorge Pedro Sousa, sobre pesquisa em Jornalismo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, da Universidade Fernando Pessoa, em Porto (Portugal).


Para os doutorandos do Programa, Giovanna falou sobre a Análise do Discurso e o discurso jornalístico. A professora Giovanna está fazendo pós-doutoramento em História da Imprensa, tendo como supervisor o professor Jorge Pedro Sousa.

PPGCL


MAIS NOTÍCIAS DO PROGRAMA

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061