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2017


Pesquisa sobre intervenção militar encerra Seminários Avançados


(12/05/2017) Apresentação e defesa do projeto de tese “‘Intervenção Militar Já!’: o deslizamento dos sentidos sobre a ditadura civil-militar no Brasil” da estudante Juliene da Silva Marques encerrou a edição 2017 dos Seminários Avançados do Campus Sul do PPGCL.


Deslocamento de sentidos


Conforme Juliene, o cenário político brasileiro atual, desde 2013, está chamando a atenção por motivar diversas manifestações que buscam reformas governamentais.


“Depois de anos sem grandes reivindicações, os brasileiros saíram novamente às ruas para se posicionarem politicamente com clamores do tipo ‘Impeachment!’, ‘Fora Dilma!’, ‘Fora PT!’ ou ‘Fora Temer!’”, explica a autora. “Entre esses clamores, pedidos por intervenção militar ganharam espaço e se tornaram recorrentes nas ruas e nas mídias. Penso que esse movimento é muito relevante porque retoma discursos anteriores, desliza sentidos e promove um posicionamento do cidadão em relação ao comando do país”, complementa.


Dos pedidos por intervenção militar, chamou a atenção da pesquisadora o enunciado recorrente em cartazes exibidos durante as manifestações ou postados nas redes sociais: “Intervenção Militar Já!”. Para Juliene, este enunciado recupera da memória um outro aclamado durante as manifestações populares do início da década de 80, quando o Brasil reivindicava eleições diretas para presidente: “Diretas Já!”.


“Para mim, isso faz-nos questionar que sentidos trabalharam/trabalham entre uma e outra reivindicação popular, considerando a relação antagônica que ambas estabelecem no contexto político brasileiro”, argumenta.


“Na época da Ditadura Militar Brasileira, os populares se manifestavam contra o governo militar e desejavam ter o direito de escolha referente ao comando do país e hoje pedem justamente por perder um direito adquirido: permanecer em uma democracia”.


O trabalho de Juliene quer compreender por que muitos clamam justamente a tomada de poder pelos militares, abrindo mão de seu direito de escolha.


“De que modo a história permitiu este retorno? Que sentidos trabalharam entre um período e outro. Que ressonâncias discursivas sobre a ditadura permitem que um discurso de pedido por sua volta se instale no momento político atual?”, questiona Juliene.


Em síntese, o trabalho de Juliene analisa em que medida o enunciado “Intervenção Militar Já!” desloca a noção de patriotismo do enunciado que retoma “Diretas Já!”, investigando como é possível, com este pedido, lutar para abrir mãos dos direitos conquistados. Para dar conta desse objetivo maior, Juliene pretende selecionar em torno do tema diferentes materialidades discursivas: blogs, sites de relacionamento, jornais, revistas, cartazes em manifestações populares; identificar quem são os sujeitos que pedem pela intervenção militar e como se filiam a posições ideológicas determinadas; pesquisar os resultados dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade e a opinião a respeito tanto pelas vítimas quanto pelos militares ouvidos; e, por fim, analisar os deslocamentos de sentidos que o enunciado “Intervenção Militar Já!” sofreu a partir de memes criados nas redes sociais, investigando neste movimento as relações de paráfrase e/ou polissemia.


O projeto de Juliene, orientado pela professora Dra. Andréia da Silva Daltoé, foi avaliado por banca formada pelas professoras Dra. Deisi Scunderlick Eloy de Farias e por seus colegas de doutorado, encerrando a edição de maio de 2017 dos Seminários Avançados do Curso de Doutorado em Ciências da Linguagem.


PPGCL


 

Tese analisa a imigração italiana no sul do Brasil


(12/05/2017) Luiza Liene Bressan apresentou o projeto de tese “O imaginário do imigrante italiano no sul catarinense e na serra gaúcha: leituras cruzadas a partir das narrativas de Mazzurana e Pozenato” na manhã desta sexta (12) na sala 7 do Centro de Pós-graduação do Campus Sul da Universidade do Sul de Santa Catarina.


Imaginário em construção


Docentes e discentes do PPGCL participaram da apresentação e da discussão de mais um projeto do Grupo de Pesquisa sobre Imaginário e Cotidiana nos Seminários Avançados 2017 do PPGCL. O trabalho de Luíza consiste em estudar como o imaginário da corrente imigratória italiana no sul de Santa Catarina e na Serra Gaúcha foi construído, a partir do estudo de duas narrativas literárias: “Operários de Primeira Hora” de Mazzurana e “A Cocanha” de Pozenato.


“Estou me propondo a estabelecer leituras cruzadas entre as duas narrativas na expectativa de encontrar os mitos construídos na vinda do imigrante italiano ao novo mundo”, esclarece Luiza.


A estudante pretende continuar um diálogo, já iniciado com o texto da dissertação de mestrado, entre literatura e história, norteada pelo escopo teórico do imaginário de Durand, observando o percurso antropológico que a imigração italiana traçou nas regiões de abrangência das narrativas que estudaremos.


O trabalho visa a descrever a formação da “bacia semântica” do imaginário, mapear os principais elementos simbólicos presentes e aprofundar a compreensão, a partir desses elementos, do mecanismo de compartilhamento de imaginários e dos processos de identificação cultural dos imigrantes italianos descritos nas duas narrativas.


Para a estudante, a leitura cruzada dessas narrativas sob as lentes do imaginário se justificam na medida em que permitem compreender a produção literária de regiões brasileiras ocupadas por imigrantes italianos. Ambos os autores são gaúchos, embora Mazzurana viva em Santa Catarina há mais de 40 anos; ambos escrevem sobre a imigração italiana no sul do país, revisitando o mito da busca de terras prometidas no sul de Santa Catarina, na mítica Brentano de Mazzurana ou Santa Corona, de Pozenato.


“Nessa empreitada, pretendo responder questões como em que medida as imagens percebidas cotidianamente contribuem para a formação do imaginário do imigrante italiano inseridos nos contextos das narrativas que serão analisadas; o que há em comum entre os imaginários construídos pelos italianos do sul de Santa Catarina da obra de Mazzurana e os da Serra Gaúcha, da obra de Pozenato; é possível comparar nas narrativas a forma imaginária de organização e de procura pela cocanha”, explica a autora.


“Minha hipótese é a de que regiões de colonização italiana do sul de SC e Serra gaúcha têm em comum um imaginário que se sustenta e se reatualiza de forma constante, mantendo o fio condutor do mito que os conduziu à América, ou seja, encontrar a cocanha, a partir das narrativas “Operários de Primeira Hora, a épica da migração italiana no sul de Santa Catarina” de Valdemar Mazzurana e “A Cocanha” de José Clemente Pozenato.


O projeto de Luiza, orientado pela professora Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes, foi avaliado pelos colegas de doutorado e por banca formada pelas professoras Dra. Deisi Scunderlick Eloy de Farias e Dra. Jussara Bittencourt de Sá. Os Seminários prosseguem à tarde com a apresentação do projeto de Juliene da Silva Marques.


PPGCL


 

Projeto discute Modelagem Matemática


(11.05.2017) “Conversão de diferentes registros de representação semiótica na modelagem de matemática de situações-problemas: análise guiada pela teoria da conciliação de metas” é o título do projeto de Bazilicio Manoel de Andrade Filho, defendido nesta quinta (11) às 19 horas, na sala 7 do Centro de Pós-graduação do Campus Sul da Universidade do Sul de Santa Catarina.


Conciliação de Metas, Relevância e Registros de Representação Semiótica


Ao defender seu projeto, Andrade Filho destacou que as atividades desenvolvidas pelas disciplinas do núcleo propedêutico, entre as quais a Matemática, precisam ser articuladas, sempre que possível, com disciplinas da área técnica, como é o caso do curso técnico de edificações Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).


Para isso, é relevante compreender como se dão os processos de modelagem matemática de problemas ligados às edificações, assumindo que a modelagem auxilia o aluno a desenvolver a capacidade de analisar problemas, formular hipóteses, interpretar e validar modelos encontrados na resolução de um problema, além de permitir que ele compreenda a linguagem matemática e seus diferentes registros de representação semiótica.


“Sempre que nos colocamos diante de um problema real a ser modelado matematicamente, surgem alguns desafios: quais são as informações relevantes; quais as variáveis envolvidas; quais relações podem ser estabelecidas entre esses dados e os objetos matemáticos; como representar matematicamente esta situação”, pondera o estudante.


Para Andrade Filho, é a mobilização de um modelo relevante em direção à resolução ótima de um problema (reconhecido como uma meta) que explicaria os processos de formação de representação identificável, de tratamento e de conversão de diferentes registros de representação nos termos de Duval.


“Estou assumindo duas teses substantivas no meu trabalho. A primeira é a de que o procedimento de compreensão proposto pela teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995) possibilita analisar e compreender como ocorrem as atividades cognitivas de tratamento e de conversão de representações semióticas em matem ética. A segunda é a de que a teoria de conciliação de metas de Rauen (2014) permite descrever e explicar a formulação e a avaliação de hipóteses na modelagem da resolução de problemas”.


“Em resumo, minha pesquisa visa a analisar, do ponto de vista da teoria de conciliação de metas, o processo de conversão de diferentes registros de representação semiótica na modelagem matemática de situações-problema”, comenta o autor. “Para isso, minha meta é propor uma situação-problema para estudantes do curso de nível técnico em edificações cuja solução somente pode ser obtida mediante modelagem matemática”.


O projeto de Andrade Filho é orientado pelo professor Dr. Fábio José Rauen e foi avaliado pelos colegas de doutorado e por banca formada pelas professoras Dra. Diva Marília Flemming e Dra. Sandra Vieira (IFSC). Os Seminários prosseguem nesta sexta (12) com a apresentação de mais dois projetos.


PPGCL


 

Estudo analisa programas de auditório no rádio e na TV


(11/05/2017) O estudante de doutorado Jackson Gil Avila defendeu, na tarde dessa quinta-feira (11) seu projeto intitulado “Tons e sons na formação da identidade musical brasileira: o papel dos programas de auditório no rádio e na TV”. O encontro aconteceu às 15 horas, na sala 7 do Centro de Pós-graduação do Campus Sul da Universidade do Sul de Santa Catarina.

 

Análise da musicalidade nos programas de auditório

 

O projeto de Jackson serve de base à elaboração de sua tese de doutorado que pretende investigar a contribuição dos programas de auditório, no rádio e na televisão, para o desenho da identidade musical brasileira. As reflexões presentes em seu projeto originam-se dos estudos efetuados na dissertação de Mestrado, bem como Grupo de Estudo Identidades, Migrações e Representações, vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Cultura, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.


"Durante os estudos que fiz para a composição desse trabalho, despertou em mim o interesse pela manutenção das pesquisas referentes à formação da identidade musical brasileira, abordada inicialmente no Mestrado em relação à década de 1970, pelo viés das trilhas sonoras das telenovelas. Nesse momento, entretanto, meu enfoque sofreu um direcionamento para a observação dos programas de auditório; procurando diagnosticar o processo de consolidação da música nacional, a partir do advento do rádio e da televisão", explica o doutorando.

 

Seus estudos apresentam os seguintes questionamentos: em que momento sócio histórico esses programas entram em cena? Quais músicas, estilos e cantores ocupam espaço nesse cenário? Qual o desenho da identidade musical que se enseja a partir da influência desses programas? Esses questionamentos e outros apontam para a hipótese de que, enquanto componentes da indústria cultural, os programas de auditório atuaram não só como promovedores de talentos ou divulgadores das músicas, mas também influenciaram nos tons das linhas e cores da identidade cultural brasileira.

 

"Minha pesquisa tem como objetivo analisar como esse protagonismo dos programas de auditório se materializou no desenho identitário da música do Brasil. Para tanto, como objetivos específicos, quero tecer algumas reflexões acerca da consolidação da identidade musical brasileira, relacionando o rádio e a TV, os programas, os artistas e o público. Além disso, discorrer sobre a música brasileira, enfatizando o período entre os anos 1920 e 1980, contextualizar os programas de auditório selecionados na pesquisa e o cenário político social da década em que o movimento se inseriu, analisar fundamentados na teoria, o conceito de nação e de identidade e entender como o processo de promoção do repertório musical se deu durante as décadas em estudo, no rádio e na televisão, além de avaliar quais artistas e músicas são evidenciadas no cenário artístico nacional da época", finaliza Jackson.
 

O projeto de Ávilia, orientado pela Dra. Jussara Bittencourt de Sá, foi avaliado pelos colegas de doutorado e por banca formada pelos professores Heloisa Juncklaus Preis Moraes e Dr. Alexandre Linck Vargas. Os Seminários prosseguem nesta quinta (11) e sexta (12) com a apresentação de mais três projetos de tese.


PPGCL


 

Ensaio analisa traição em Julia Lopes de Almeida


(11/05/2017) “Desejo e sedução: a traição nos romances de Júlia Lopes de Almeida” é o título de ensaio de Tatiana Mânica apresentado nesta quinta (11) às 14 horas na Sala 7, do Centro de Pós-graduação do Campus Sul da Universidade do Sul de Santa Catarina.


Desejo e sedução em pauta


O ensaio de Tatiana Mânica analisa como o desejo e a sedução levam personagens femininas de Julia Lopes de Almeida à traição. Segundo Tatiana, as mulheres não podiam assumir seus desejos, entre outras coisas porque dar vazão aos sentimentos as enfraqueciam.


“Ao analisar no mestrado a vida de Anita Garibaldi, chamou-me a atenção a relação que se pode fazer entre desejo, sedução e traição. Anita foi julgada como traidora justamente por ter atendido seus sentimentos”, comenta Tatiana. “No ensaio, eu observo que essa cadeia de relações se repete em romances como ‘Cruel Amor’, ‘A falência’ e ‘A intrusa’, o que nos faz pensar como as mulheres são retratadas por uma autora mulher do final do século XIX e início do século XX”, complementa.


“O trabalho da Tatiana, como os demais trabalhos de meu grupo de pesquisa, visa a dar destaque a autores que não têm visibilidade na academia, na mídia ou na escola, como é o caso de Julia Lopes de Almeida”, explica Jussara Bittencourt de Sá. “Esses trabalhos, sem dúvida, vão contribuir para a fortuna crítica do PPGCL e da literatura nacional”, complementa.


O ensaio teve orientação da professora Dra. Jussara Bittencourt de Sá e avaliação crítica da professora Dra. Deisi Scunderlick Eloy de Farias e fez parte dos Seminários Avançados do PPGCL. Os Seminários continuam nesta quinta e sexta com a apresentação de mais quatro projetos de tese.


Na foto principal, um flagrante da apresentação da estudante. Na foto abaixo, uma imagem de Julia Lopes de Almeida.


Julia Lopes de Almeida


Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de setembro de 1862 e morreu na mesma cidade, em 30 de maio de 1934. Uma das primeiras romancistas brasileiras, sua produção literária é prolífica e abrange vários gêneros: conto, peça teatral, crônica e literatura infanto-juvenil. Julia está entre os intelectuais que participam do planejamento e da criação da Academia Brasileira de Letras. No entanto, por ser mulher, é impedida de ingressar na instituição. Seu estilo é marcado pela influência do realismo e do naturalismo francês.


Entre suas obras, destacam-se os romances A Família Medeiros, Memórias de Marta, A Viúva Simões, A Falência, Cruel Amor, A Intrusa, A Silveirinha, A Casa Verde (com Felinto de Almeida, seu esposo), Pássaro Tonto e O Funil do Diabo; as novelas e contos Traços e Iluminuras, Ânsia Eterna, Era uma vez…, A Isca (quatro novelas), A caolha; teatro A Herança (um ato), Quem Não Perdoa (três atos), Nos Jardins de Saul (um ato) e Doidos de Amor (um ato); entre outras obras.

 


PPGCL


 

Projeto analisa publicidade de energéticos
(11/05/2017) O doutorando Lucas Pereira Damazio defendeu na manhã desta quinta (11) o projeto “As produções simbólicas das marcas de energético: uma análise dos quatro elementos em campanhas publicitárias pela perspectiva bachelardiana”. O projeto abriu a edição 2017 dos Seminários Avançados no Campus de Tubarão.

 

Imagens primordiais


Docentes e estudantes do PPGCL prestigiaram na sala 7 do Centro de Pós-graduação a apresentação do projeto de Lucas Pereira Damázio na manhã desta quinta (11). Abertos os Seminários pelo Professor Dr. Fábio Rauen, coordenador do Curso de Doutorado, o estudante apresentou seu projeto de pesquisa que, em linhas gerais, pretende extrapolar para a publicidade a perspectiva bachelardiana que aplica os quatros elementos primordiais, terra, agua, ar e fogo na análise da produção poética.


“Pretendo olhar essa questão em peças publicitárias de bebidas energéticas produzidas entre 2012 e 2017”, esclarece o estudante.


Para dar conta desse objetivo, Damázio pretende aprofundar conceitos ligados à Hermenêutica Simbólica e à Teoria do Imaginário. A intenção é aplicar em materialidades da publicidade, as propostas de Gaston Bachelard de ir à própria raiz da força imaginante e encontrar as mais profundas relações entre o ser humano e mundo.


“Minha ambição maior é propor diretrizes para os publicitários elaborarem peças publicitárias nas quais as chamadas imagens primordiais sejam utilizadas de forma mais consciente”, complementa o estudante.


O projeto de Damázio, orientado pela Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes, foi avaliado pelos colegas de doutorado e por banca formada pelos professores Dr. Alexandre Linck Vargas e Dra. Deisi Scunderlick Eloy de Farias. Os Seminários prosseguem nesta quinta (11) e sexta (12) com a apresentação de mais quatro projetos e um ensaio.


PPGCL


 

Último dia do III SEDISC analisa o Discurso, Cultura, Política, Escola e Leituras


(05/05/2017) Na última quinta-feira (04) aconteceram os últimos encontros do III SEDISC, em mais uma edição de sucesso do evento. Na data, foram apresentados a mesa e o simpósio sobre o Discurso, Cultura e Política, coordenada pela Dra. Mónica Graciela Zoppi Fontana (UNICAMP), e a mesa e o simpósio sobre Discurso, Escola e Leituras, coordenada pela Dra. Andréia Daltoé (Unisul).

 

No período matutino, a Dra. Fernanda Lunkes (UFSB) e a Dra. Silmara Dela Silva (UFF) coordenaram o simpósio que analisou o Discurso, Cultura e Política. Também pela manhã, a Dra. Mónica Graciela Zoppi Fontana (UNICAMP) coordenou uma mesa-redonda, que também debateu sobre o tema, e que contou com a participação da Dra. Mara Glozman (UBA) e do Dr. Phellipe Marcel (UERJ).

 

“Abordamos como pode e deve ser feita, na Análise do Discurso, tanto epistemologicamente quanto no devir das ruas e das redes, a luta; e como tem sido feita. Para isso, nos debruçaremos teoricamente sobre as noções de ideologia e de cultura, focando no modo como elas podem contribuir para a práxis de deslocamento e transformação da AD", explica Dr. Phellipe Marcel.

 

No período vespertino, a Dra. Gesualda Rasia (UFPR) e o Dr. Sandro Braga (UFSC) coordenaram o simpósio de fomentou discussões à cerca do Discurso, Escola e Leituras. Ainda na data, a Dra. Andréia Daltoé (Unisul) coordenou a mesa-redonda que também analisou e debateu o Discurso, Escola e Leituras, que teve a participação do Dr. José Simão da Silva Sobrinho (UFU), da Dra. Leonete Luiza Schmidt (UNISUL) e da Dra. Mariza Vieira da Silva (LABEURB/NUDECRI/UNICAMP).

 

"Nossa proposta foi explicitar processos discursivos presentes na segunda versão da Base Nacional Curricular Comum de 2016, enquanto parte de uma política mais ampla de educação, como modo de organizar a política de escolarização da leitura em língua portuguesa, capaz de criar condições gerais de exercício da cidadania em situações de comunicação e de interação para todos os brasileiros e discutir o confronto que aí se dá do simbólico com o político, marcado pela divisão do sentido, do sujeito, da sociedade. Buscamos, assim, expor os gestos de interpretação e de autoria constituídos na materialidade linguístico-discursiva e seus efeitos, compreender os processos de produção e circulação do conhecimento sobre as línguas na sociedade brasileira em sua relação com a história, bem como a organização imaginária da leitura na escola em direção à estabilização de sentidos e sujeito", explica Dra. Mariza Vieira da Silva.


PPGCL


 

III SEDISC fomenta discussões sobre Discurso, Arquivo, Tecnologia, Corpo e Equívoco

 

(05/05/2017) O segundo dia do III SEDISC, que aconteceu na última quarta-feira (03), foi marcado pela análise em duas importantes mesas-redondas do evento: Discurso, Arquivo e Tecnologia, com a coordenação da Dra. Solange Maria Leda Gallo (UNISUL) e Discurso, Corpo e Equívoco, com a coordenação da Dra. Nadia Régia Maffi Neckel (UNISUL).


Logo pela manhã, o Dr. Guilherme Adorno (UNICAMP) e a Dra. Solange Mittmann (UFRGS) coordenaram o simpósio Discurso, Arquivo e Tecnologia e a Dra. Solange Leda Gallo (UNISUL) coordenou a mesa-redonda, que teve a participação de Dra. Evandra Grigoletto (UFPE), Dra. Juliana Silveira (UNISUL) e Dr. Rafael Evangelista (LABJOR/IEL/UNICAMP).


“Sem eleger um fato histórico específico, tomei, para exemplificar e refletir sobre a questão tecnológica, alguns episódios recentes da cena política brasileira. Entendo que a internet, ao mesmo tempo em que abre possibilidades para diferentes interpretações desses episódios, também controla, através dos dispositivos tecnológicos, os trajetos de sentidos do sujeito-leitor, constituindo-se num espaço constitutivamente contraditório, onde o efeito ideológico funciona na sua forma mais perversa”, explica Evandra Grigoletto, participante da mesa Discurso, Arquivo e Tecnologia.


No período vespertino, a Dra. Aracy Ernst (UCPEL) e a Dra. Maria Cristina L. Ferreira (UFRGS) coordenaram o simpósio Discurso, Corpo e Equívoco e a Dra. Nadia Régia Maffi Neckel (UNISUL) coordenou a mesa-redonda, que teve a participação de Dr. Alexandre Ferrari (UNIOESTE), Dra. Ana Josefina Ferrari (UFPR/Setor Litoral) e Dr. Mauricio Maliska (Unisul).


“Em meu trabalho, a partir da teoria francesa de análise de discurso fundada por Michel Pêcheux, na década de 1960, na França, e ressignificada, no Brasil, por Eni Orlandi, propus-me analisar os discursos de (e sobre) sujeitos transexuais, analisando a relação entre a língua, o corpo e a posição-sujeito na constituição de um discurso possível: um (não) lugar fora da língua e fora do corpo para os corpos transexuais. Esses corpos não correspondem aos sentidos estabilizados pelos significantes “homem” e “mulher” e nos leva a questionar a constituição de um sujeito que situa seu corpo em um entrelugar: entre as posições binárias legitimadas em nossa sociedade”, explica Dr. Alexandre Ferrari, participante da mesa Discurso, Corpo e Equívoco.


PPGCL


 

III Sedisc debate Discurso, Cultura e Mídia

 

(04/05/2017) O PPGCL da Pedra Branca sedia até esta quinta-feira (4) o III SEDISC. O evento pretende congregar pesquisadores que estejam discutindo em suas pesquisas a imbricação do Discurso, Cultura, Artes e Mídias, na busca de dispositivos contemporâneos de análise dos processos de formulação e circulação do conhecimento nessas áreas.
 

Evento importante


A Unisul, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem tem desenvolvido pesquisas integradas e interinstitucionais em Análise do Discurso, Cultura, Artes e Mídia. Esse evento discutirá não apenas o percurso de pesquisas já realizadas, como também a possibilidade de formação de novas redes de pesquisas no escopo do discurso. Assim, a temática desse evento procura tratar as relações Discurso, Cultura e Mídia em seu processo de transformação.

 

A Dra. Eni Orlandi, da UNIVAS/UNICAMP, realizou a conferência de abertura e abordou a matéria, movimento e equívoco, no discurso e propôs discussões ao destacar a importância em compreender a linguagem na construção do conhecimento. “Para nós que trabalhamos com discurso, colaborar, enfrentar o medo, de oferecer algo para essa vida intelectual, porque lidamos com pessoas de diferentes áreas. Estamos aqui não para ocupar um lugar e sim, construir o lugar”, apontou.

O Reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, é um dos grandes incentivadores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem desde a implantação na Unisul. Em sua fala, durante a abertura do Seminário disse que Análise do Discurso e a inovação possuem uma relação muito forte, independente da área pesquisada. “Eu sempre parto em defesa da inovação na Análise do Discurso. Porque ela caminha em diferentes áreas de conhecimento, sempre propondo um novo olhar nas formas em que tratamos os objetos de estudo”. Para finzalizar, o Reitor, citou François Rabelais: “Ciência sem consciência seria a morte da alma”, para propor a reflexão acerca da ética e clareza na análise.

 

UnisulHoje (Adaptação)


 

Alunos de Comunicação Social da Unisul organizam aula integrada

 

(04/05/2017) Aconteceu no último dia 27 de abril, no auditório do Cettal da Unisul de Tubarão uma aula integrada organizada pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Direitos humanos e migração foram os temas do debate.

 

Em uma articulação entre a graduação e o stricto sensu, o debate intitulado “Migração e Direitos Humanos: diálogos entre graduação e PPGCL” foi mediado pelas professoras, Andréia da Silva Daltoé, Patrícia Schlickmann Orlandi e Carla Aparecida Marinho Borba e contou com a participação do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL.

 

A proposta central do encontro foi ampliar o debate sobre migração, o modo como o tema é trabalhado pela grande mídia, em especial o discurso veiculado sobre o refugiado, bem como a questão geopolítica e de direitos humanos envolvida.

 

UnisulHoje (Adaptado)


 

PPGCL promove evento nacional para discutir a mídia

 

(28/04/2017) Em momento em que a mídia participa ativamente da política nacional, o Programa de Pós-graduação em Ciências de Linguagem (PPGCL), realizará a terceira edição do Seminário Discurso, Cultura e Mídia (Sedisc). A Unidade Pedra Branca receberá pesquisadores de todo o Brasil entre 2 e 4 de maio, no Auditório C. Os estudiosos discutirão suas pesquisas na busca de dispositivos contemporâneos de análise dos processos de formulação e circulação do conhecimento nessas áreas.

A Unisul tem desenvolvido pesquisas integradas e interinstitucionais em Análise do Discurso, Cultura, Artes e Mídia. “Também será discutida a possibilidade de formação de novas redes de pesquisas no escopo do discurso. Assim, a temática desse evento procura tratar as relações Discurso, Cultura e Mídia em seu processo de transformação”, afirma Giovanna Flores, docente PPGCL da Unisul.

Programação:

 

Mesas Redondas: pesquisadores convidados;
 

Simpósios: espaços exclusivos para as apresentações dos grupos de pesquisa (objetivos, temáticas, a síntese das produções e/ou trabalhos representativos da produção do grupo). Cada grupo terá espaço para uma apresentação em um dos simpósios. Cada apresentação em simpósio terá 15 minutos. Cada simpósio terá até 6 apresentações;
 

Pôster: disponível para trabalhos individuais de doutores e doutorandos, e para trabalhos de mestrandos e graduandos (iniciação científica).

O evento é aberto para Professores/pesquisadores, doutorandos, mestrandos e graduandos em Análise do Discurso e áreas correlatas. As inscrições serão realizadas no local do evento.

 

UnisulHoje (Adaptado)


Livro do PPGCL recebe selo altamente recomendável


(28/04/2017) A Coletânea “Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas”, organizada pelas professoras Eliane Debus, Dilma Beatriz Juliano e Neila Bortolotto, recebeu o selo “altamente recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Os livros considerados Altamente Recomendáveis estão concorrendo ao Prêmio FNLIJ. A lista dos vencedores à láurea será divulgada pelo site da instituição em maio de 2017.


Prêmio Relevante


Criada em 23 de Maio de 1968, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ é a seção brasileira do International Board on Books for Young People - IBBY, e constitui-se como uma instituição de direito privado, de utilidade pública federal e estadual, de caráter técnico-educacional e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro.


A Missão da FNLIJ é a de promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias. Com isso a FNLIJ pretende contribuir para a melhoria da educação e da qualidade de vida de crianças e jovens, como valor básico para a educação e cidadania.


O Prêmio FNLIJ teve a sua primeira versão em 1974, com a instituição do Prêmio “O Melhor para a Criança”, concedido ao melhor livro infantil publicado em língua portuguesa, no Brasil, no ano anterior. A premiação conta, atualmente, com 18 categorias: Criança; Imagem; Informativo; Jovem; Literatura em Língua Portuguesa; Livro Brinquedo; Melhor Ilustração; Poesia; Projeto Editorial; Reconto; Teatro; Teórico; Tradução/adaptação (criança/jovem/informativo/reconto); Escritor Revelação; e Ilustrador Revelação.


A Coletânea da Editora da Unisul concorre na categoria “Teórico”.


PPGCL


 

Estudante do PPGCL realiza estágio na Universidade de Reading, na Inglaterra


(24/04/2017) Através do Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes, o doutorando do PPGCL Julio César Alves Da Luz, está realizando intercâmbio na University Of Reading, localizada no Reino Unido. Sob orientação da pesquisadora Lúcia Nagib, o objetivo do estudante é aprofundar as condições de visibilidade das figuras populares na produção cinematográfica contemporânea no Brasil.

 

O objeto da pesquisa de Julio é um desdobramento e aprofundamento dos estudos realizados durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina, os quais resultaram na dissertação intitulada “Rostos severinos: figuras do homem ordinário na ficção audiovisual brasileira”, defendida em novembro de 2013. Dedicada a repensar as figurações estereotipadas do nordestino no audiovisual brasileiro, a pesquisa procurou problematizar a visibilidade da vida ordinária nas telas da televisão e do cinema. Dentre as questões suscitadas em meio às nossas investigações, esse estudo acabou despertando o interesse por pesquisar, ampliando o foco de seu objeto, as condições de visibilidade das figuras populares na produção cinematográfica contemporânea no Brasil.

 

Aprofundamento dos estudos

 

"O problema que me motivou nesta pesquisa parte do paradoxo, apontado pelo filósofo francês Georges Didi-Huberman, da visibilidade ameaçada dos povos nos dias de hoje, contexto em que, não obstante a ampliação ilimitada dos meios para tanto, justamente quando mais deveríamos vê-los aparecer, mais nos parece, porém, vê-los desaparecer. Sob risco não só na sua representação estética, bem como política e, inclusive, na sua própria existência, os povos e as condições de sua visibilidade tornam-se uma questão estético-política imprescindível que se nos impõe na atual conjuntura", explica Julio.

 

Além de contar com sua vasta experiência no campo da pesquisa cinematográfica, o intercâmbio no âmbito da colaboração acadêmica que o departamento de Lúcia Nagib, em Reading, já desenvolve com o Brasil, poderá contribuir, igualmente, para projetar nossa pesquisa e inseri-la nessa rede de estudos. Nesse sentido, a possibilidade de estágio em Reading não só proporcionará à Julio uma base acadêmica fundamental para o desdobramento de minhas investigações e desenvolvimento da tese, como também permitirá estreitar os laços entre a universidade inglesa com a Unisul.

 

PPGCL


 

Projeto de Tese analisa o Deaf Gain e sua relação com o Cinema

 

(24/04/2017) A doutoranda Fabiana Paula Bubniak defendeu na última terça-feira (18) seu projeto de tese intitulado “Deaf Gain e o Cinema: uma estética pós-fonocêntrica”. O evento aconteceu na Sala 212, Bloco B, do Campus Grande Florianópolis da Universidade do Sul de Santa Catarina.

 

Cinema pós-fonocêntrico

 

"Esse trabalho pretende apresentar o cinema pós-fonocêntrico e expor suas relações com o Deaf Gain, ou seja, com a cultura surda. A partir de uma análise da relação entre a voz e o cinema, bem como de obras que resistem à característica fonocêntrica dessa expressão artística, pretende-se demonstrar que o cinema pós-fonocêntrico é um Cinema Surdo que promove possibilidades de resistência e emancipação do espectador", explica a doutoranda.

 

A análise de um cinema não centrado na voz começa com as produções a partir do advento do cinema falado. O que antes era uma limitação técnica, no cinema mudo, passa a ser uma escolha estética. Esse cinema, ao fazer um recorte no sensível, apresenta uma ruptura com a ordem estabelecida, propondo uma nova forma de se relacionar com a linguagem.

 

Fabiana teve sua tese aprovada por banca composta por Dra. Dilma Beatriz Rocha - UNISUL (orientadora), Dra. Antonio Carlos dos Santos - UNISUL (avaliador) e Dra. Ramayana Lira de Sousa - UNISUL (avaliadora).

 

PPGCL


 

Abertas em inscrições para a bolsa do UNIEDU - 2017


(27/03/2017) Foram abertas na última sexta-feira (24) as inscrições do processo seletivo para concessão de Bolsas de Pós-Graduação, na modalidade presencial, em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU, mantido pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES/2017.

 

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior. O UNIEDU/Pós-Graduação é mantido com os recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES.

 

O cadastramento do candidato se dá de forma online no site do UNIEDU.

Para mais informações, acesse http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/

 

PPGCL


 

1º Workshop sobre migração debate crise migratória global


(27/03/2017) Foi realizado nos dias 24 e 25 de março, no prédio da pós-graduação da Unisul de Tubarão, o 1º Workshop sobre migração – Fronteiras culturais, imaginário e memória: diálogos contemporâneos. O evento foi organizado pelos Grupos de Trabalho Fronteiras Culturais, conhecimento tradicional e migração.

 

Crise migratória: para compreender o refúgio e os refugiados
 

Na quinta-feira, 24/3, a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Unisul de Tubarão, professora Carla Aparecida Marinho Borba, explanou sobre o projeto de extensão do curso: Acolhida ao Migrante. A extensão que está sobre a coordenação de Carla, mas é realizada pelos extensionistas, trata de uma questão importante para o planeta, a crise migratória. “Quando as pessoas perdem suas casas, sua cidade, seu país, não há simpatia nem dinheiro que resolva. Cada refugiado em migração forçada deixa para traz a própria identidade. No mundo, cerca de 65 milhões de pessoas passam por esta situação e precisam solicitar refúgio. É preciso maximizar esta ideia: evoluímos como sistema global depois das duas grandes guerras, mas a paz não se limita só a ausência de guerra ou a ausência de força, ter paz significa proteger as questões humanas”, destaca a professora.

 

Ainda no dia 24, a presidente da Organização pelos Refugiados, Bárbara Vicentini Camargo (graduanda no curso de Direito da Unisul) e a Secretária Geral da Organização pelos Refugiados, Nadiny Beatriz Cardoso, trouxeram a experiência de como está sendo realizado o trabalho da ONG. Segundo as ministrantes, as pessoas que migram forçadamente surgem a partir da segunda guerra, e com elas as primeiras normas para legalizar o refugiado. As leis se ampliam, mas não garantem a proteção deste, afinal, a ordem jurídica internacional não interfere na jurisdição interna de cada estado.

 

Dentro desta crise humanitária há a falência da diplomacia internacional em dar conta das questões que vão além do aspecto jurídico, social e econômico. Os refugiados contam apenas com ONGs como a Organização pelos Refugiados e projetos como o que apresentou a professora da Unisul: “o Acolhida surge de uma realidade que permanece na região. O primeiro contato se deu pelos corredores da própria Universidade. A presença dos migrantes foi percebida e, desde então, a proposta do projeto é auxiliar no processo de inserção social, cultural, laboral e produtiva do migrante internacional residente na região de Tubarão.

No dia 25, cada Grupo de Trabalho apresentou observações que pudessem contribuir para o entendimento da problemática e propôs soluções a serem documentadas em uma Moção, a ser entregue posteriormente à autoridades que, por ventura, possam fortalecer a discussão em torno da problemática. Dentre o proposto, o eixo norteador figura em (re)conhecer e sensibilizar para a cultura do outro, produzir um cadastro e síntese cultural de cada país que haja migrantes atendidos pelo Acolhida e promover ações de conscientização. Todos os Grupos de Trabalho se comprometeram a realizar pesquisas relacionadas a migração, o que resultará em produção científica dentro de cada área de pesquisa.

 

 

 

UnisulHoje (Adaptado)


Prof. Dr. Vinícius Nicastro Honesko, da UFPR, ministra palestra no PPGCL


(16/03/2017) O Professor da Universidade do Paraná (UFPR), Dr. Vinícius Nicastro Honesko ministrou, na última segunda-feira (13), a palestra “A Linguagem em Agamben”. O encontro ocorreu às 17 horas e 30 minutos na sala 212, do bloco B, do Campus Grande Florianópolis da Universidade do Sul de Santa Catarina.

 

Filosofia e linguagem, abordadas por Giorgio Agamben
 

O Prof. Dr. Vinícius apresentou uma conferência, proferida em um evento em São Paulo (2016), tecendo considerações em torno das relações entre filosofia e linguagem, abordadas por Giorgio Agamben, principalmente, nos livro “Categorias italianas” (Editora UFSC) e “Pulcinella” (ainda não lançado no Brasil).

 

Fazendo referência a várias outros textos e entrevistas com o filósofo italiano, Prof. Dr. Vinícius Honesko reafirmou a importância do pensamento de Agamben para a contemporaneidade, pois, para o italiano “filosofar é a coragem do pensamento”.

 

Segundo Agamben, “A casa de verdade é a linguagem, e eu desconfiaria de qualquer filósofo que iria deixá-la para outros – filólogos ou poetas – cuidarem desta casa “. À fala do Prof. Vinícius seguiu-se o debate, quando sustentou a concepção de que “a linguagem é uma questão de ética”, para com isso marcar a posição política do autor, diante das acusações de pessimismo com as quais se depara na crítica acadêmica. Nem pessimista e nem esperançoso (“uma esperança vazia”), mas uma “desesperança” que vem da ética do pensar contemporâneo. Neste sentido, o pensamento como coragem é a linha de fuga que o anima no presente. Nas palavras de Agamben, “Como diz Pulcinella: ubi fracassorium, ibi fuggitorium, onde há uma catástrofe, aí há uma linha de fuga.” Fazer filosofia, pensar a linguagem.

 

Prof. Vinícius Nicastro é doutor em Teoria Literária pela UFSC e professor adjunto no Departamento de História da UFPR. Também atua como tradutor e, dentre seus autores, estão: Jean-Luc Nancy, Pasolini, Giorgio Agamben e mais alguns esparsos publicados em revistas acadêmicas. É autor de "O paradigma do tempo: Walter Benjamin e messianismo em Giorgio Agamben".

 

PPGCL


Professora e doutoranda do PPGCL participam de congresso em Niterói-RJ


(14/03/2017) Foi realizado entre os dias 7 e 11 de março, no Campus do Gragoatá, na sede do Instituto de Letras da UFF, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, o X Congresso Internacional da Abralin, que contou com a presença da Profa. Dra. Giovanna Benedetto, do PPGCL e sua orientanda Diane da Silva Zardo.


A Profa. Dra. Giovanna Benedetto participou do congresso e apresentou seu trabalho intitulado “O humor nas redes sociais: a sátira sobre a política em A Luta” e sua orientanda Diane da Silva Zardo, que também esteve presente no evento, apresentou seu trabalho intitulado "O corpo deficiente na inscrição dos discursos pedagógico, jurídico e midiático".


O X Congresso Internacional da Abralin celebrou os 48 anos de fundação da entidade, que tem concorrido, ao longo de quase meio século, para a promoção, a divulgação e a inovação da pesquisa linguística brasileira, em sua feição teórica e prática, em parceria internacional. O tema do X Congresso Internacional da Abralin contempla e destaca o papel social e histórico da atividade científica praticada na área da Linguística, no viés da pesquisa e do ensino-aprendizagem de línguas, entre outros setores, envolvendo questões tais como o retorno social dos produtos intelectuais da área, as práticas inovadoras, a formação discente para a cidadania, o preconceito linguístico, a reflexão sobre ética na pesquisa e na manipulação de dados, entre outros constantes da pauta do século XXI.

 

 

PPGCL


 

Bate-papo promove reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher


(10/03/2017) Foi realizado na última terça-feira (7), no Auditório G do campus Pedra Branca, um bate-papo que teve como objetivo debater a importância do Dia Internacional da Mulher e convocá-las para o movimento 8M, realizado no último dia 8 de Março. O evento contou com a participação das Professoras do PPGCL, Dra. Ramayana de Souza e Dra. Ana Cernicchiaro.

 

Bate-papo sobre Elas

 

O evento teve diversos temas abordados, como, por exemplo, os desafios da mulher no século XXI, a mulher no mercado de trabalho, a mulher e a tripla jornada diária, mitos e tabus sobre a igualdade no mundo feminino e mulheres que fizeram a diferença no mundo, além de enaltecer a importância do Dia Internacional da Mulher.

 

Esta data foi adotada pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. O dia 8 de Março foi designado na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. A partir desta data, as mulheres tiveram muitas conquistas, mas seguem lutando pelos seus direitos. Muitas mulheres fizeram história como artistas, cantoras, pintoras, juízas, inventoras, dentre outras.

 

Além das professoras do PPGCL, estiveram presentes no evento a liderança do movimento Indígena, Kerexu Yxapyry, a cientista política Carla Salasário Ayres, a representante do Movimento Negro Unificado, Vanda de Oliveira Pinedo, a advogada do movimento 8M, Iris Gonçalves Martins e a realizadora do evento, Cintia Domit Bittar.


PPGCL


PPGCL dá início às atividades letivas de 2017

 

(02/03/2017) A primeira semana do mês de março está sendo marcada pelo início das atividades letivas de 2017 dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Linguagem - PPGCL. Na quinta-feira (2), as aulas iniciaram para os estudantes da unidade de Tubarão e, segunda-feira (6), para os estudantes da unidade da Pedra Branca.

 

Ano de 2017 inicia-se com Tópicos Especiais

 

Na quinta-feira (6), iniciaram-se as atividades letivas para os estudantes de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Linguagem da unidade de Tubarão. As disciplinas iniciadas foram: Tópicos Especiais em Teoria de Conciliação de Metas com o Dr. Fábio José Rauen; Tópicos Especiais em estudos sobre o imaginário social com a Dra. Heloisa Moraes; Tópicos Especiais em relações de poder: memória e esquecimento com a Dra. Andréia Daltoé e Tópicos Especiais em fronteiras culturais, territórios e dinâmica social na pós-modernidade com a Dra. Deisi de Farias.

 

Na segunda-feira (6) será a vez do campus da Pedra Branca dar início às atividades letivas de 2017. Serão iniciadas as seguintes disciplinas: Tópicos Especiais em discursividades online e textualidades digitais com a Dra. Solange Maria Leda Gallo; Tópicos Especiais em discurso, cultura e mídia com a Dra. Giovanna Gertrudes Benedetto Flores e Dra. Nádia Régia Maffi Neckel; Tópicos Especiais em cinema, política e cultura - Máquinas para ver filmes I: (Anti-)Édipo e Antígona com a Dra. Ramayana Lira de Sousa e Tópicos Especiais em teorias da imagem com o Dr. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos.

 

As disciplinas denominadas Tópicos Especiais consistem em discussões teórico-práticas emergentes, correlacionadas com a área de concentração e linhas de pesquisa do PPGCL.

 

 

PPGCL


 

MAIS NOTÍCIAS DO PROGRAMA

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061