PORTAL UNISUL     BIBLIOTECA    ACERVO     BASE DE DADOS      DISSERTAÇÕES     TESES     PORTAL DE PERIÓDICOS     MINHA UNISUL     FALE CONOSCO

Página Inicial > Notícias > Notícias de 2005

 

Notícias

Página Principal

Notícias do Front

PPGCL na TV

Notícias de 2018

Notícias de 2017

Notícias de 2016

Notícias de 2015

Notícias de 2014

Notícias de 2013

Notícias de 2012

Notícias de 2011

Notícias de 2010

Notícias de 2009

Notícias de 2008

Notícias de 2007

Notícias de 2006

Notícias de 2005

Notícias de 2004

 

 

Notícias

2005


 Defesas de Trabalhos de Conclusão em Letras são um sucesso.
(Unisul, 14/12/2005) - No dia 12 de dezembro último, no Salão Nobre da Unisul, foram defendidos quatro trabalhos de conclusão de curso de estudantes do Projeto de Teoria da Relevância e ensino do PRATEC do PPGCL, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Rauen. As alunas - Elaine Rosa, Beatriz Morona, Raquel Lehmkuhl e Luana Silveira foram avaliadas por banca composta pelo orientador e as Profas. Mariléia Reis e Clésia Zapelini. Ainda em dezembro segue programação de bancas com apoio do PPGCL.

Na foto, alunas e banca.


 Maria Angélica Cardoso abre ciclo de defesas dos alunos do Currículo CAPES.
(13/12/2005) - Dia 12 de dezembro último aconteceu a primeira defesa de alunos do Currículo Capes. O trabalho avaliou uma intervenção pedagógica com alunos da 3a série do ensino fundamental baseado em textos não-escolares. Na pesquisa, a autora utilizou-se de embalagens de produtos alimentícios consumidos na escola como estímulo ao ensino de língua materna. O trabalho está dentro do escopo do GADIPE, Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso, Pesquisa e Ensino e foi orientado pela Profa. Dra. Mariléia Silva dos Reis. Na banca, participaram os doutores Felício Wessling Margoti, da UFSC e Fábio José Rauen, da Unisul.


Unisul pode ser posto de aplicação do CELP (Bras)
(28/11/2005) - O Curso de Letras e o Mestrado participaram de reunião com representante do MEC para se candidatar a posto de aplicação do teste de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros o CELP. Bras. Trata-se do único certificado de proficiência reconhecido pelo governo brasileiro e é exigido pelas universidades para o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação. O certificado, também é uma exigência na validação de diplomas para profissionais estrangeiros que pretendem atuar no Brasil. Para garanti-lo os alunos de outros países devem realizar um exame de proficiência, que têm objetivos de avaliação e conteúdo definidos com base nas necessidades do uso da língua-alvo. Essas necessidades incluem as habilidades requisitadas para realizar estudos ou desempenhar funções de trabalho no Brasil ou no exterior, quando há a utilização da língua portuguesa.


 Mestrado no Cellip 2005
(Unisul, 25/10/05) - O curso de Mestrado em Ciências da Linguagem da Unisul participará entre os dias 27 e 29 de outubro do XVII Seminário do Cellip  Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná -. Serão apresentação 16 trabalhos elaborados por alunos e professores da universidade. O seminário se realizará na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro, em Guarapuava. Ao todo são sete trabalhos docentes e nove discentes, dos Campi de Tubarão e Araranguá. - A participação efetiva de docentes e discentes em congressos é tão importante, pois atende ao critério de divulgação da produção científica, promove a cooperação científica nacional e internacional e revela a atualização teórico-metodológica de abordagens de pesquisa - explica a assessora pedagógica da Coordenação de Mestrado em Ciências da Linguagem. O Cellip é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1986. O ônibus, que levará a delegação da Unisul sai nesta quarta-feira (26/10). 


 Letra Magna publica artigo de aluna do PPGCL
(21/10/05) Está disponibilizada on-line a 3ª edição da Revista
Letra Magna (www.letramagna.com) com o tema "Hipertexto e gêneros textuais". Nele consta a publicação de artigo de Tatiani Daiana de Novaes, aluna do PPGCL sob o título: Uma proposta pedagógica de Ciberleitura.


 Prof. Wilson Schuelter em Recife
(21/10/05) O Prof. Dr. Wilson Schuelter participou do I Encontro Nacional Sobre Hipertexto: Desafios Lingüísticos, Literários e Pedagógicos. Na oportunidade apresentou os artigos "Construção de hipertextos e hipermídia: contribuição para o processo pedagógico" e co-autoria com Enzo de Oliveira Moreira e "Hipertexto e os códigos cifrados dos internautas: ameaça lingüística ou modismo?" em co-autoria com Mariléia Silva dos Reis e Cláudia Levandoski Martins


40 trabalhos na SeIL
(Unisul - 10/10/05) Alunos e professores do Mestrado em Ciências da Linguagem da Unisul apresentaram, na sexta-feira (7out), 40 artigos e pesquisas na Mesa Temática das comunicações Cientificas. Programação fez parte da Semana Integrada das Licenciaturas SeIL. As apresentações foram divididas em quatro salas, cada um, teve 20min para apresentação e 10 min para debate e questionamentos dos presentes. 

Na foto Claudinei Zunino apresenta o tema ‘Perspectiva Discursiva sobre os documentos que regulamentaram a prática da técnica/Engenheiro da área agrícola’.


 Dra. Jussara Bittencourt de Sá integra equipe do Mestrado
(30/09/05) - Equipe do Mestrado conta agora com 17 doutores. A equipe foi reforçada com a Profa. Dra. Jussara Bittencourt de Sá, que participava do Programa como pesquisadora. Jussara defendeu sua tese de doutorado dia 26/09 no Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC. Esta semana, nossa secretária, Sra. Sheila Teresinha Viana Bardini defendeu sua dissertação no PPGCL.
Parabéns às nossas colegas.


 Mestrado apóia a IV Seil
(19/09/05) - A Semana Integrada das Licenciaturas – SeIL é um espaço de reflexão da educação que congrega acadêmicos da graduação, da pós-graduação e professores da educação básica. Nesta 4ª edição, a discussão será em torno da temática “Construção dialógica do profissional da Educação”. A semana, que acontece de 3 a 7 de outubro, é uma promoção dos Cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia da Unisul, campus Tubarão, com a participação do Mestrado em Ciências da Linguagem e do Mestrado em Educação. 


 Semana de Qualificação de Projetos foi sucesso 
(19/09/05) - Em 16 de setembro, foram qualificados os projetos de dissertação dos estudantes de Tubarão. Foram apresentados 10 trabalhos em Textualidades e 6 trabalhos em mídias e análise do discurso. Nos dias 29 e 30 de agosto, os estudantes de Florianópolis já haviam qualificado seus projetos.

Veja-se a lista de trabalhos apresentados na I Semana de Qualificação de Projetos de Dissertação:
 

Campus da Pedra Branca

A influência dos elementos sígnicos diante do processo de tomada de decisão de compra: um estudo da linguagem de embalagens de produtos alimentícios (empanados industrializados), de Carla Arcoverde.
O uso da semiótica no processo de criação do produto de moda, de Adriana Canto.
Coleção "Desejos" por Jum Nakao: a linguagem do ritual na moda, de Graziela Morelli .
O impacto de uma identidade visual na identidade de um grupo de agricultores familiares na região de CanoinhasSC, de Álvaro Dias.
A escritura de Vieira Fazenda e O jogo na roda dos enjeitados, de Rosane Porto.
Macunaíma vai a Cidade de Deus, de Cynthia Muller.
A representação fotográfica feminina nas revistas Playboy, de Iria Queiroz.
O poder do discurso midiático nos crimes de trânsito, de Maria Lígia.
Maníaco da bicicleta: do discurso sensacionalista à construção do mito em Santa Catarina, de Marília Crispi.
Uma viagem ao mundo dos games: análise das narrativas dos jogos eletrônicos educativos, de Carina Dellaguistina.
Comunicação e linguagem na educação à distância no ambiente virtual: uma abordagem neopragmatista, de Hans Peder.
Catatau de Paulo Leminski OCCAM versos Descartes contra a ditadura da razão, de Caio Moreira.
Moda conceitual: Farrapos modernos e mídia, de Iáscara Jesus.
Práticas subversivas no pós-modernidade, de Ricardo Ravanello
Perspectiva discursiva sobre os documentos que regulamentam a prática do técnico/engenheiro da área agrícola, de Claudinei Zunino
Livro didático: um olhar discursivo sobre o pedagógico e o científico, de Élson Martins.
Instrumentos de busca da WEB e memória discursiva, de Mário Magno.
Autoria nos trabalhos monográficos de graduação: sites de busca como fonte de pesquisa, de Carolina Neotti.

Campus de Tubarão

Produção de texto escrito a partir da interpretação de História em Quadrinhos: análise com base na teoria da relevância, de Clésia da Silva Zapelini.
Níveis de letramento na fase alfabetização: proposta de descrição analítica de um fenômeno multifacetado, de Raquel da Silva.
Graus de explicitação em reescrita de produção textual: análise, com base na teoria da relevância, dos efeitos da intervenção oral docente, de Jamille Militão de Souza
O sistema de atividades do gênero de pesquisa: estudo de caso em um curso de mestrado, de Kelly Cristina Molinari Silva.
A entrevista jornalística: uma análise do gênero a partir de exemplares publicados no JB, de Marcelo Silvano Borba.
A representação da Delegacia da Mulher para Policiais Civis da 19ª Região Policial Civil Catarinense, de Márcia Cristiane Nunes.
Embalagem de salgadinhos como suporte de gênero: o texto não-escolar na atividade pedagógica, de Maria Angélica Cardoso.
Análise crítica do discurso publicitário de catálogos promocionais de livros didáticos de Língua Inglesa, de Richarles Souza Carvalho.
Hipertexto e ensino: análise de software educativo para o ensino de História em escola pública de nível médio, de Simone Rocha.
Cibertarte: o fenômeno da hibridação das linguagens e das mídias verificado na WEB como a síntese das transformações produzidas pela cibercultura, de Vivian Mara Silva Garcia.
Discurso sem fronteiras: impacto da globalização no conteúdo da revista Isto É de 1989 a 2005, de Júlio César Cancellier Olivo.
A posição do psicanalista na situação analítica: uma interface com a AD francesa, de Marília Baptista Salvalaggio.
As representações indígenas na sala de aula do Ensino Fundamental: produção e circulação de sentidos, de Lisiane Vandresen.
Imagem-tempo e espectatorialidade: como a ruptura temporal influencia a recepção de filmes, de Ricardo Laoni Wolff.
Características ideológicas da reprodução da notícia na Rádio Tubá, de Tubarão-SC, no programa “Show do rádio”: análise da veiculação entre 1º de outubro a 1º de novembro de 2005, com base na definição da teoria de comunicação de massa, de Willian Corrêa Máximo.
C’est la Vie: La Vie en Close entre sons, formas e conteúdo, de Gutemberg Geraldes Jr


Reunião em Tubarão traça linhas gerais do IV SIGET 
(19/09/05) - No dia 15 de setembro, nas dependências do Hotel San Silvestre, foi realizada a 1a reunião de trabalho para a organização do IV SIGET - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Na reunião, definiu-se previamente que o Simpósio ocorrerá em Florianópolis em meados de agosto de 2007 e os dados da 1a circular do evento. Participaram da reunião os Profs. Adair Bonini (presidente), Fábio José Rauen, Débora de Carvalho Figueiredo, Maria Marta Furlanetto, Mariléia Reis e Wilson Schuelter.


  Adair Bonini organiza livro 
(30/08/05) - No III SIGET foi lançado, pela Parábola, o livro "Gêneros: teorias, métodos, debates", organizado pelos Porfessores J. L. Meurer, Adair Bonini, Désirée Motta-Roth. O objetivo principal da obra é estabelecer um mapeamento dos principais conceitos, termos e explicações disponíveis no campo de estudo dos gêneros textuais/discursivos. Autores presentes na coletânea: Désirée Motta-Roth, Viviane Maria Heberle, Orlando Vian Jr., Rodrigo E. de Lima-Lopes, Sumiko Nishitani Ikeda, Anna Elizabeth Balocco, J. L. Meurer, Bárbara Hemais, Bernadete Biasi-Rodrigues, Gisele de Carvalho, Rosângela Hammes Rodrigues, Roxane Rojo, Adair Bonini, Anna Rachel Machado e Maria Marta Furlanetto do PPGCL.


 Linguagem em (Dis)curso é indexada pela DOAJ 
(30/08/05) - Linguagem em (Dis)curso obteve mais uma indexação. Trata-se da DOAJ - Directory of Open Access Journals, conforme correspondência da Sra. Anna-Lena Johansson, Lund University Libraries, Head Office, Lund, Sweden.O link pode ser visto aqui. 


 34 projetos serão avaliados na semana de 29/8 a 2/9 
(17/08/05) O PPGCL está organizando a primeira edição da Semana de Qualificação de Projetos. Em 2005, serão avaliados 34 trabalhos em ambos os campi. Segunda e terça, os projetos serão apresentados no Campus da Pedra Branca, na quinta e sexta-feira é a vez dos projetos do Campus de Tubarão.


  IV SIGET será na Unisul em 2007.
(24/08/05) Em Assembléia realizada por ocasião do III SIGET em Santa Maria, foi decidido que o IV Seminário Internacional de Gêneros Textuais será na Unisul em 2007. Entre as novidades, o destaque se dará pela internacionalização do Evento. "É uma excelente oportunidade para a Unisul e para o PPGCL se afirmar no cenário científico nacional", disse o Prof. Dr. Adair Bonini, comemorando a decisão.


Simpósio Interinstitucional na UFMG 
(24/08/05) O Prof. Fábio Rauen participou do Simpósio Interinstitucional "Aplicações da Teoria da Relevância: tradução, resumos e interações em sala de aula" dia 23 de agosto, às 9h 30min na UFMG. O Simpósio coordenado pelo Prof. Fábio Alves da UFMG, conta ainda com o Prof. José Luiz Vila Real Gonçalves da UFOP. Na oportunidade, será lançada a Revista Linguagem em (Dis)curso, v. 5, n. esp. sobre Teoria da Relevância.


 Unisul no III SIGET 
(20/08/2005) - Entre os dias 17 e 19 de agosto, realizou-se a terceira edição do Siget em Santa Maria, com mais de 400 participantes de todo o país, além de Argentina e Portugal. O PPGCL participou com 9 trabalhos: O ensino/aprendizagem de Língua Inglesa no Paraná representado no discurso dos professores participantes da formação continuada:uma análise crítica – Nilceia Bueno de Oliveira; A nota jornalística no Jornal do Brasil e na Folha de São Paulo:um estudo do gênero – Lisette Fernandes Figueiredo; O gênero crítica de cinema no jornal Folha de São Paulo:um estudo de suas características e funções – Lourdes Cividini Cassaroti; O aculturamento no gênero projeto de pesquisa:um estudo de caso – Kelly Cristina Molinari da Silva;A entrevista jornalística:uma análise do gênero a partir dos exemplares publicados no JB – Marcelo Silvano Borba; A relevância do contexto compartilhado entre autor/leitor no gênero histórias em quadrinhos – Conceição Aparecida Kindermann; Proposta curricular de Santa Catarina:revisão e perspectivas para o estudo de gêneros – Maria Marta Furlanetto; Discurso jurídico,gênero social e poder:uma análise de marcadores de agenciamento e causalidade em acórdãos sobre crimes de estupro – Débora de Carvalho Figueiredo; e A construção de um modelo didático do gênero noticia – Adair Bonini.


  Mestrado participa do GEL 
(05/08/05) A Profa. Mariléia Reis representou o Mestrado em Ciências da Linguagem e a UNISUL no 53o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL/UNICAMP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2005. Apresentou trabalho no simpósio 'As categorias verbais tempo, aspecto e modalidade', a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Funcionalismo Lingüístico de Givón (2001). O GEL é uma associação de estudos da linguagem que promove seminários anuais. Na foto, Mariléia Reis e Prof. Sírio Possenti da Unicamp.


  Professor avalia reunião na Capes 
(13/07/2005 - Portal) Fábio Rauen retornou satisfeito da reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Lingüística realizada pela Capes, em Brasília, no início desta semana (11 e 12). “Estavam presentes representantes de diversas universidades de todo o país. Além disso também tivemos a participação efetiva da diretoria da Capes” comenta. “A participação em reuniões desta natureza ajuda a consolidar a Unisul diante da proposta de reforma universitária que está em discussão”. Tanto o presidente da Capes Jorge Almeida Guimarães, como o diretor de programas José Fernando de Lima e o diretor de avaliação Renato Janine Ribeiro, participaram das reuniões que trataram dos relatórios de avaliação anual da Capes. 


Coordenação participa de reunião em Brasília.
05/07/2005 - Prof. Fábio Rauen participará, dias 11 e 12 de julho, na CAPES, de reunião convocada pelo Representante de Área, Prof. Marcuschi. Na pauta, questões relativas à avaliação da área de Letras/Lingüística.


 Mestrado seleciona alunos para a bolsa CAPES/PROSUP
01/07/2005 - Comissão de Bolsa do Mestrado seleciona alunos para a bolsa CAPES/PROSUP. Para a modalidade I foi selecionada a aluna Josemeri Peruchi Mezari e para a modalidade II os alunos Antônio Pedro Gonçalves e Alexandre Linck Vargas.


Reunião da ANPOLL conta com participação do Mestrado
30/06/2005 - De 21 a 23 de junho ocorreu o XX Encontro Nacional da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Letras/Lingüística - ENANPOLL. Este ano o mestrado se fez representar pelo Porf. Fábio Rauen (Coordenação) e Profa. Solange Gallo (Coordenadora do GT de Análise do Discurso).


  Mestrado seleciona 35 estudantes.
17/06/2005 - O Curso de Mestrado selecionou 35 estudantes para comporem as Turmas 20005 de Tubarão e de Florianópolis. Edital de aprovação pode ser visto na página de seleção do Curso. A Turma de Florianópolis conta com 16 e a Turma de Tubarão com 19 estudantes. As aulas se iniciam na primeira semana de julho.


  Equipe do Mestrado unida para selecionar as turmas 2005.
15/06/2005 - Mais uma vez foi um sucesso o Processo Seletivo de Ingresso para as turmas 2005. Todos os docentes participaram da Seleção que ocorreu na Unidade da Pedra Branca em Palhoça. Neste ano, 56 candidatos se inscreveram para as 34 vagas oferecidas. O processo seletivo contou com exame escrito, prova de proficiência, análise de anteprojeto e entrevista.


  Artigo de Adair Bonini é publicado em Revista da Capes
13/06/2005 - O Prof. Adair Bonini publicou na Revista Brasileira de Pós-graduação, da CAPES, o artigo "Qualis de Letras/Lingüística: uma análise de seus fundamentos". O artigo discute os princípios de avaliação e classificação de periódicos na base Qualis da Capes. Além disso, o autor propõe uma metodologia alternativa de classificação, contribuindo para a qualidade da avaliação da Capes.


  Revista Intercâmbio publica artigos do Mestrado.
07/06/2005 - Dois artigos do Mestrado são publicados no Volume XIV da Revista Intercâmbio. O primeiro artigo intitula-se Subgêneros: Desvendando as Variantes do Gênero Reportagem de Conceição Aparecida Kindermann, que é Mestre em Ciências da Linguagem pelo Programa. O segundo artigo intitula-se O Dilema de Ishmael: uma Análise Pragmática de Neve Sobre Os Cedros com Base na Teoria da Relevância, escrito em parceira pelo Prof. Fábio José Rauen e Célia Maria da Silva, também Mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul. A revista Intercâmbio é uma publicação da PUCSP.


  Prof. Adair Bonini publica capítulo sobre gêneros.
07/06/2005 - Prof. Adair publica capítulo no livro Gêneros textuais: reflexões e ensino, organizado por Acir Mário Karwoski, Beatriz Gaydeczka e Karim Siebeneicher Brito. O capítulo se intitula: Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. Nele, o autor apresenta uma análise de dois exemplares completos do Jornal do Brasil, a partir da qual são realizados: a) um levantamento dos gêneros encontrados nesses exemplares e b) a discussão de aspectos fronteiriços entre gêneros e entre os gêneros e o suporte jornal. Na parte final, o texto volta-se para a reflexão sobre as relações entre esse tipo de pesquisa e o ensino de linguagem.


  Prof. Wilson Schuelter é Presidente do Comitê Amigos das Américas - SC
06/06/2005 - O Prof. Dr. Wilson Schuelter foi eleito, dia 31 de maio, presidente do Comitê Companheiros das Américas de Santa Catarina para o biênio 2005-2007. Os Companheiros das Américas são a maior organização privada, apolítica e sem fins lucrativos do Hemisfério Ocidental, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das Américas e aprofundar a amizade e a cooperação interamericana. A organização une, em parcerias binacionais, regiões da América Latina e do Caribe a estados norte-americanos. No Brasil, 19 estados da federação estão ligados a igual número de estados norte-americanos. Os Companheiros das Américas tem sua sede geral em Washington D.C.


Círculo de Estudos da Linguagem. Mestrado e graduação.
31/05/2005 - Curso de Letras e Mestrado em Ciências da Linguagem movimentam recesso de julho. Entre os dias 25 e 30 de julho deste ano, o curso de graduação em Letras promove, com apoio do Mestrado, o Círculo de Estudos da Linguagem. No campus de Tubarão, serão ministradas as disciplinas "Hipertexto: forma de escrita no meio digital" (Dr. Wilson Schuelter);"Discurso, interação e subjetividade" (Dr. Ingo Voese) e "Escrita formal no Português brasileiro (Dra. Maria Marta Furlanetto). Em 2005, os demais docentes do campus de Tubarão atuarão em Araranguá e Palhoça. Informações, aqui.


  Inscrição para Processo Seletivo é prorrogada
16/05/2005 - As inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso para as Turmas 2005 do Mestrado foram prorrogadas até o dia 31 de maio. Segundo o Prof. Fábio Rauen, muitas pessoas manifestaram interesse em participar da seleção, mas tomaram conhecimento do Processo Seletivo em cima da hora. Esse prazo adicional serve para que esses candidatos preparem adequadamente os anteprojetos, completa o Coordenador do Programa.


 

Reunião na PUCRS traça parceria histórica
12/05/2005 - No dia 11 de maio, nas dependências do Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS, o Prof. Fábio Rauen e a Profa. Gabriela Fiates (Coordenadora de Pós-graduação) participaram de uma reunião histórica que traçou metas de um convênio entre os dois Programas. Da PUCRS, participaram as profas. Regina Lamprecht (Coordenadora do Pós-graduação) e Maria Eunice (Diretora da Faculdade de Letras), bem como vários docentes do Programa da PUCRS. O Programa da PUCRS é nota 6 na Capes.


  32 dissertações integrais estão disponíveis na web
05/05/2005 - A Biblioeteca da Unisul e o Programa disponibilizam 32 dissertações em sua versão integral. Os arquivos em extensão .pdf podem ser acessados diretamente na página da Biblioteca (basta digitar no site de busca o nome do autor) ou na página dedicada às dissertações de nosso site. Nessa página, você tem acesso também aos resumos de todas as 43 dissertações defendidas até 30 de abril.


  Colegiado define resoluções para o Currículo Capes
05/05/2005 - Foram aprovadas pelo colegiado quatro resoluções importantes para a vida acadêmica de nossos estudantes. Trata-se das resoluções de qualificação (de projeto e de dissertação), de transferência, de desligamento em função de reprovação em disciplinas e de reingresso de estudantes do Currículo CEE. Em breve, as resoluções serão publicadas no site.


  Pró-reitoria Acadêmica prestigia reunião de Colegiado
04/05/2005 - A reunião do Colegiado do Programa contou com a presença das Professoras Sônia Probst - Pró-reitora Acadêmica Adjunta, Gabriela Fiates - Coordenadora de Pós-graduação, além de nossa Professora Solange Gallo - Coordenadora de Pesquisa. As professoras apresentaram as metas da pró-reitoria para os cursos de stricto-sensu da Unisul.
 Capes destina duas bolsas para o Programa.
30/04/2005 - A CAPES destinará ao Programa duas bolsas a partir de 2005. As bolsas beneficiarão os estudantes das Turmas 2005.


  Cortez publica livro de Ingo Voese sobre Análise do Discurso
27/04/2005 - O Prof. Ingo Voese lançou, este ano, o livro "Análise do discurso e o ensino da língua portuguesa", publicado pela Editora Cortez de São Paulo. O livro corresponde ao Volume 13 da Coleção "Aprender a ensinar com textos, que é coordenada por Adilson Citelli e Lígua Chiappini. O livro é prefaciado por João Wanderley Geraldi e é resultado das pesquisas do autor sobre a relação: análise do discurso e ensino. 


  Prof. Mário Guidarini publica capítulo em livro
27/04/2005 - O prof. Mário Guidarini publicou um capítulo no livro Diálogos com a literatura brasileira de marco Vasques. O livro, que consiste em perguntas elaboradas pelo autor e respostas elaboradas pelos pesquisadores convidados foi publicado pela Editora da UFSC, em parceria com a Editora Movimento em 2004.


  Mestrado trata de convênio com a PUCRS
26/04/2005 - O mestrado em Ciências da Linguagem da Unisul está estabelecendo primeiros contatos para assinatura de um Convênio com o Curso de Pós-graduação em Letras da PUCRS. "Trata-se de uma importante iniciativa no sentido de consolidar o Programa, uma vez que o Curso da PUCRS é considerado de excelência pela CAPES"


 Profa. Dulce Márcia Cruz vai a Veneza, Itália
26/04/2005 - A Profa. Dulce representará o Mestrado em Ciências da Linguagem e a Unisul na Reunião de Trabalho do Projeto Alfa/Miforcal que reúne instituições da Comunidade Européia e América Latina. A reunião ocorrerá em Veneza, na Itália, este final de mês. 


  Prof. Adair Bonini publica capítulo de livro
19/03/2005 (Acir Karwoski) - Em maio estará à disposição no mercado editorial o livro Gêneros Textuais: reflexões e ensino, organizado por Acir Mário Karwoski, Beatriz Gaydeczka e Karim Siebeneicher Brito, resultado de conferências apresentadas no II SIGET - Simpósio Nacional de Estudo dos Gêneros Textuais, realizado em União da Vitória. Neste livro, Adair Bonini publica o capítulo: Gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino.


  Mestrado recebe pesquisadora da UNICAMP
01/03/2005 - Respondendo ao convênio firmado com o Nudecri (Núcleo de Criatividade) da Unicamp, a Unisul está recebendo como Professora Visitante a Dra. Rosângela Morello, que em acordo com a proposta do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Cientifico do Mestrado em Ciências da Linguagem propõe discutir a produção de conhecimento no Estado de Santa Catarina, analisando os vínculos que a sustenta no contexto das políticas científicas em vigor.


  Prof. Aldo Litaiff edita tradução de obra de Durkheim.
28/02/2005  (Site Unisul) –  A editora da Unisul, juntamente com a Editora da UFSC, lançou no dia 25 de fevereiro o livro Pragmatismo e Sociologia, de Émile Durkheim, traduzido por Aldo Litaiff (Professor do Mestrado em Ciências da Linguagem). Saiba mais.


 Reunião do Colegiado traça os rumos do Programa em 2005
21/02/2005 - Dia 16 ocorreu a primeira reunião do Colegiado do Programa em 2005. Na pauta entre vários assuntos, estava a elaboração do Edital de Seleção 2005. O Programa abre 34 vagas para os dois campi, com início das aulas marcado para início de julho. As inscrições vão de 1o de abril a 15 de maio do corrente. Saiba mais.


MAIS NOTÍCIAS DO PROGRAMA

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061