IV SEDISC

MESAS-REDONDAS

Mesa I – Discurso, Arquivo, Tecnologia

Coordenação:
Solange Maria Leda Gallo (PPGCL- UNISUL)
Líder do grupo de pesquisa Produção e Divulgação de Conhecimento: uma abordagem discursiva.

Convidados:
Sergio Amadeu da Silveira (UFABC)
Cientista Político e Sociólogo, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisas em Cibercultura (ABCiber).

Juliana da Silveira (PNPD-UNISUL)
Pesquisadora de Pós-doutorado ( Midiáticos – GEPOMI; e do grupo de pesquisa Produção e DivulPNPD-Capes/UNISUL) e Membro do Grupo de Estudos Políticos egação de Conhecimento: uma abordagem discursiva.

Mesa II – Discurso, Interpretação, Materialidade

Suzy Lagazzi (IEL/PPGL/UNICAMP)
Líder dos grupos de pesquisa Linguagem e cinema: o gesto em foco e O discurso nas fronteiras do social: diferentes materialidades significantes. Integrante do Centro de Pesquisa PoEHMaS (IEL,Unicamp).

Convidadas:
Mara Lúcia Salla (UNISUL)
Cineasta. Coordenadora e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unisul.

Anelise Zimmermann (UDESC)
Designer Gráfica e Ilustradora. Membro dos grupos de pesquisa Entre paisagens, Literalise: grupo de pesquisa em Literatura infantil e Juvenil e práticas de mediação literária e da Rede Internacional de Design/Educação.

Mesa III – Discurso, Corpo, Equívoco

Coordenação:
Nádia Régia Maffi Neckel (PPGCL-Unisul)
Líder do grupo de pesquisa em Discurso, Cultura e Mídia.

Convidados:
Renato Ferracini (LUME e PPG Artes da Cena-Unicamp)
É ator-pesquisador e, atualmente, também coordenador do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais.

Maria Cristina Leandro Ferreira (PPGL-UFRGS)
Líder do grupo de pesquisa Oficinas de Análise do Discurso: conceitos em movimento.

Mesa IV – Discurso, Mídia, Memória

Coordenação:
Giovanna Benedetto Flores (PPGCL-UNISUL)
Líder do grupo de pesquisa Discurso, Cultura e Mídia.

Luis Felipe Miguel (UNB)
Cientista Político. Autor e professor da disciplina "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil". Líder do grupo de pesquisa Democracia e Desilgualdades (Demodê).

Freda Indursky (PPGL-UFRGS)
Professora Titular aposentada da UFRGS, é Professora Convidada do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mesa V – Discurso, Escola, Leituras

Coordenação:
Claudia Pfeiffer (LABEURB e IEL/PPGL/UNICAMP)
Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde (GIPS) e Co-Coordenadora do Programa de Pesquisa A Língua Portuguesa como Língua Escolar no Brasil.

Andréia Daltoé (PPGCL-UNISUL)
Líder do grupo de pesquisa Relações de Poder, Esquecimento e Memória.

Convidadas:
Mariza Vieira da Silva (UCB/LABEURB-UNICAMP)
Professora-adjunta aposentada da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Criatividade da Universidade Estadual de Campinas. É Co-Coordenadora do Programa de Pesquisa A Língua Portuguesa como Língua Escolar no Brasil.

Leonete Luzia Schmidt (PPGME/UNISUL)
Professora do Mestrado em Educação, membro do grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação e Coordenadora de projeto de pesquisa no Programa Observatório da Educação - CAPES/OBEDUC.

Mesa VI – Discurso, Cultura, Política

Coordenadora:
Mónica Graciela Zoppi-Fontana (IEL/PPGL-Unicamp/CNPq)
Coordenadora do Centro de Pesquisa PoEHMaS (IEL,Unicamp) e líder do grupo de pesquisa Mulheres em Discurso (CNPq).

Luiza Romão
Atriz, poeta e slammer. Idealizadora do projeto SANGRIA.

Jessica Balbino
Jornalista e Assessora Cultural. Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela UNICAMP. Idealizadora do projeto MARGENS.