Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

247


Influência de intervenção didática sobre estímulos ostensivos de um filme publicitário em textos escritos por alunos do 9º ano do ensino fundamental: estudo de caso com base na Teoria da Relevância

 

Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio


Dia 15 de julho de 2011 às 15 horas

Sala de Treinamento do Bloco A do Campus de Tubarão da Unisul

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UFSC (avaliadora);

Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Maurício Eugênio Maliska – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este estudo de caso analisou, com base na Teoria da Relevância, a influência de uma intervenção didática sobre os estímulos ostensivos do filme publicitário Bar da Boa 1 – “Introdução” em textos escritos, que foram elaborados em sala de aula por alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Arthur Engrácio da Silva, de Manaus, AM, em novembro de 2010. Para tanto, essa pesquisa compreendeu três etapas: a) primeira produção textual dos alunos, elaborada, exclusivamente, a partir da audiência do filme publicitário, pré-teste; b) intervenção didática sobre os estímulos ostensivos do filme e mensagens a ele associadas; e, c) segunda produção textual dos alunos, pós-teste. Os resultados obtidos evidenciaram que, em virtude da intervenção didática, os alunos exploraram e aprofundaram, nos enunciados da segunda produção textual, estímulos ostensivos do filme publicitário que não foram considerados na primeira produção textual deles. Com base no instrumento de análise de dados e na metodologia adotada por Rauen (2010), observamos que os enunciados da segunda produção textual evidenciaram marcas de ampliação do ambiente cognitivo dos alunos em virtude da análise dos estímulos ostensivos do filme publicitário, passando da descrição predominantemente presente nos primeiros textos, à exploração de argumentos considerados pela intervenção didática, bem como marcas da influência dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e de informações inéditas não exploradas nas duas fases anteriores.

 

Palavras-chave:

 

Teoria da Relevância. Intervenção Didática. Produção Textual.


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061