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O discurso da escola sobre sujeitos com “patologia” da linguagem: uma análise discursiva

 

Rosane Lemos Barreto


Dia 7 de julho de 2011 às 14 horas

Cine Pedra Branca do Bloco A do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dr. Maurício Eugênio Maliska – UNISUL (orientador);

Dr. Pedro de Souza – UFSC (avaliador);

Dr. Sandro Braga – UNISUL (avaliador); e

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

A presente dissertação tem como objetivo analisar o discurso da escola sobre sujeitos que apresentam “patologias” na linguagem, sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) de linha francesa. Trata-se, a rigor, de pensar os efeitos de sentido produzidos referentes às denominadas “patologias” da linguagem no ambiente escolar. O corpus foi coletado mediante entrevista semiestruturada, através de um diálogo informal realizado com doze professores da rede municipal de Imbituba/SC. Na posição de pesquisadora/analista pretendeu-se assumir o lugar daquela que escuta além das evidências, para entender (considerando a opacidade da linguagem) como o processo de constituição do sujeito se dá através da ideologia e do inconsciente. O discurso científico, ao longo do tempo, foi categorizando as “patologias”, enquadrando o que é “normal” de acordo com determinadas condições de produção de enunciações que se propunham verdadeiras e ideologicamente dominantes. Assim, foi possível destacar a existência de ideias preconcebidas subjacentes ao discurso da escola com referência a qualquer tipo de “desvio”, como se todos fossem executantes perfeitos da língua (falantes ideais) em todas as situações de uso. Foi percebido, também, que a escola, signatária do discurso científico, por vezes endossa os desvios, tomando a diferença como elemento de patologia, e as condições de formação do discurso da escola sobre as “patologias” da linguagem provocam efeitos de sentido que incidem tanto no campo do discurso como das práticas pedagógicas que constituem o sujeito.

 

Palavras-chave:

 

Análise do Discurso. Patologias da Linguagem. Discurso da Escola.


versão integral

 

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