Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

243


As artes cênicas em um mundo de carbono e silício: perspectivas de (re)significação dos elementos cênicos constituintes na cena contemporânea a partir da incorporação da linguagem audiovisual e da hipermídia

 

Leonardo Amorim Roat


Dia 1º de julho de 2011, às 18 horas

Cine Pedra Branca do Bloco A do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dr. Fernando Simão Vugman – UNISUL (orientador);

Dra. Inês Alcaraz Marocco – UFRGS (avaliadora);

Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Solange Maria Leda Gallo – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O presente estudo apresenta algumas considerações ligadas às artes cênicas na contemporaneidade; especificamente aos seus novos produtos estéticos originados a partir da incorporação da linguagem audiovisual e da hipermídia; e busca compreender as perspectivas de (re)significação de seus elementos constituintes. A construção destes novos anseios artísticos, por parte de seus criadores e público, passa a ser resultado da diluição de fronteiras, de uma desterritorialização, de uma atual e emergente hibridização de diversos aspectos do conhecimento humano. Neste cenário pós-moderno, a linguagem digital conectada às artes cênicas, num processo inédito de cruzamento entre as respectivas linguagens, caracteriza a constante busca da comunicação na ampliação do télos humano através das artes. Pretende-se, também, a compreensão das possíveis rupturas pragmáticas instauradas através de um olhar atento à revolução gerada pela cultura digital no campo das artes, ancorada em um processo retroalimentador entre sujeito e contexto pós-modernos. Assim, através de exemplos de montagens produzidas pelas companhias brasileiras Phila 7 e Teatro para Alguém, das britânicas Station House Opera e Royal Shakespeare Conpany, do encenador franco canadense Robert Lepage e do grupo catalão La Fura dels Baus, investiga-se as possibilidades emergentes de novas configurações de uma arte ainda sem nome e de (re)significação dos elementos constituintes que compõem a visão dominante das artes cênicas em uma cena intercultural da pós-modernidade.

 

Palavras-chave:

 

Artes cênicas. Hipermídia. Audiovisual. (Re)significação. Desterritorialização.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061