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Práticas docentes de ensino da escrita através da produção textual: o texto e o outro no “ciclo da infância”

Sali Hadres


Dia 17 de dezembro de 2010, às 14 horas e 30 minutos.

Sala 212, Bloco B, do Campus da Grande Florianópolis da Unisul.

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);

Dra. Nelita Bortolotto – UFSC (avaliadora);

Dr. Sandro Braga – UNISUL (avaliador); e

Dr. Maurício Eugênio Maliska – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O presente trabalho tem como objeto de análise as práticas docentes de produção de texto nas séries iniciais do ensino fundamental, tendo como foco discutir como é o processo de formação dos usuários da língua escrita a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas com base na produção textual, de que forma esse trabalho é realizado, quais as articulações possíveis entre texto e letramento e que conhecimentos são construídos pelas crianças quando o texto é foco do trabalho com a língua. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o estudo de caso e a tipologia aplicada da observação participante. O fio condutor que permeia a análise nesta pesquisa é olhar para o locus pesquisado entendido como um lugar privilegiado em que tanto o pesquisador quanto os sujeitos pesquisados tenham seu espaço assegurado na constituição do pensamento e do conhecimento que vai se consolidando enquanto saber humano referenciado pelas pesquisas no campo da linguagem. A abordagem teórica que dará sustentação à análise é ancorada nas contribuições de M. Bakhtin no campo da linguagem, tomando por referência as concepções de língua, de linguagem, de sujeito, do princípio da exotopia e do dialogismo. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de se avançar nas questões referentes ao ensino da língua nas séries iniciais; de práticas pedagógicas artificializadas de ensino da língua para propostas pedagógicas marcadas pela língua enquanto prática social, possibilitando às crianças produzir textos em situações reais e significativas marcadas pela língua em uso; na escrita como trabalho, trabalho que se materializa nas interações e na compreensão do outro em um diálogo interminável.

 

Palavras-chave:

 

Produção Textual. Gêneros Discursivos. Letramento.


versão integral

 

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