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A recepção leitora de Dom Quixote das crianças: da prosa às histórias em quadrinhos

 

 Fernanda Maccari Guollo


Dia 30 de novembro de 2010, às 14 horas.

Sala 104, Bloco A, Campus de Tubarão da Unisul.

Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes – UNISUL (orientadora);

Dr. Gladir da Silva Cabral – UNESC (avaliador);

Dra. Jussara Bittencourt de Sá – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Alessandra Soares Brandão – UNISUL (suplente).


Resumo:

 

Para disseminar o gosto pela leitura literária entre os jovens leitores é necessário averiguar os gêneros que oportunizam o contato do leitor com as narrativas literárias. Esta pesquisa traz à cena a análise da recepção leitora de Dom Quixote das crianças, título adaptado por Monteiro Lobato em prosa, que consiste num projeto de leitura embasado na narrativa cervantina El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha para a literatura infantil em meados do século XX e que é redesenhado para as histórias em quadrinhos (HQs) em pleno século XXI, por André Simas. Estão presentes às linhas deste trabalho a contextualização histórica da literatura infantil, a presença de Monteiro Lobato enquanto adaptador de narrativas direcionadas à literatura para infância, tendo Dona Benta como a personagem mediadora da leitura entre a turma do Sítio e dos jovens leitores que estão em contato com a narrativa lobatiana. Há uma análise do título em estudo em prosa, bem como, do texto (re)adaptado para as HQs, que tem sua historicidade também mencionada. O embasamento teórico está vinculado à teoria da Estética da Recepção por ser primordial à análise da recepção leitora de um grupo de estudantes cuja faixa etária está enquadrada aos 12 anos. Logo, seguem as análises oportunizadas pela Oficina de Leitura proposta para a realização desta pesquisa com o círculo de leitura, ilustrações da narrativa por parte dos estudantes e aplicação de questionários para posterior análise dos dados. Por fim, encontra-se a análise das respostas dos alunos que são reflexos das atividades das leituras realizadas. Assim, a presente pesquisa visa a contribuir para a formação de jovens leitores, favorecendo o incentivo e apreço pela leitura literária entre o público infantil e juvenil com o intuito de oportunizar a ampliação dos desempenhos comunicativos e culturais das crianças, bem como vislumbra novos olhares para a prática leitora dentro e fora da sala de aula.

 

Palavras-chave:

 

Literatura infantil. Recepção Leitora. Dom Quixote das crianças.


versão integral

 

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