Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

227


Considerações sobre alucinação no jogo eletrônico ‘Silent Hill 2’ da plataforma PC num viés semiótico-psicanalítico

 

Daniel do Amaral Denardi


Dia 9 de novembro de 2010, às 15 horas.

Na Sala de Treinamento, Bloco A, Campus de Tubarão da Unisul.

Dra. Jussara Bittencourt de Sá – UNISUL (orientadora);

Dr. Maicon Tenfen – FURB (avaliador);

Dra. Heloisa Juncklaus Preis Moraes – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O videogame possui elementos próximos da literatura e do cinema (como personagens, tempo, espaço e enredo), além de componentes de outras mídias como os jogos de tabuleiro e as HQs. Estudos que levam em consideração o aspecto narrativo dos games, no entanto, ainda são escassos (estudos no campo da narratologia). Da mesma forma estudos considerando aspectos psicológicos representados nas obras culturais possuem espaço consolidado no que se refere a filmes e literatura. O mesmo, no entanto, não acontece com os games. Tendo isto em vista a presente dissertação tem como objetivo postular sobre a representação da alucinação no game Silent Hill 2, de uma plataforma e gênero específicos com base principalmente nas articulações que o enredo e o personagem do game permitem. Para alcançar este objetivo foi necessário cumprir duas etapas. A primeira, estabelecer uma base teórica específica para games, que considere suas especificidades, e isto foi feito tendo como referência as teorias já existentes do cinema e literatura, o que permitiu observar a estruturação de um game. Com esta estruturação passou-se a etapa seguinte, utilizar esta base teórica para descrever elementos do game Silent Hill 2 que permitissem ilustrar aspectos característicos da alucinação psicanalítica. Por fim observou-se que é possível utilizar uma base teórica similar a do cinema e literatura para estudar a narrativa gâmica e que os elementos representados no game Silent Hill 2 podem ser descritos como característicos de um episódio alucinatório. Para pesquisas futuras sugere-se utilizar base teórica similar aplicada em outras versões do mesmo game como Silent Hill 3 ou o primeiro Silent Hill, a outros games do mesmo gênero como Indigo Profecy e games de gêneros diferentes como The Sims, ou Legend of Zelda.

 

Palavras-chave:

 

Videogame. Alucinação. Narrativa gâmica


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061