Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

224


O comprometimento dos educadores dos anos finais do ensino fundamental do município de Urussanga com o ensino da língua portuguesa

Rosana Araújo


Dia 19 de outubro de 2010, às 14 horas.

Sala 104, Bloco A, Campus de Tubarão da Unisul.

Dr. Maurício Eugênio Maliska – UNISUL (orientador);

Dr. Olivier Allain – IF-SC (avaliador);

Dr. Leandro Castro Oltramari – UNISUL (avaliador); e

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (suplente).


Resumo:

 

Esta dissertação tem por objetivo geral investigar o comprometimento dos educadores dos anos finais do ensino fundamental do município de Urussanga com o ensino de língua portuguesa. Para tanto, foram entrevistados cinco educadores de diversas disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Urussanga. A entrevistada semi-estruturada foi baseada num roteiro elaborado pela pesquisadora com dez questões abertas, versando sobre o comprometimento desses educadores com a língua portuguesa. A partir da coleta de dados, as entrevistas foram transcritas e analisadas em categorias, de acordo com a Análise de Conteúdo, que ampara metodologicamente esta pesquisa. As categorias formadas a partir das falas dos entrevistados e dos objetivos da pesquisa foram divididas em três categorias majoritárias. A partir dessas categorias, surgiram subcategorias que apontam para a importância da língua portuguesa no processo de ensino aprendizagem, bem como os benefícios que ela proporciona e a constatação de que deve haver um comprometimento dos educadores com o ensino de língua portuguesa. Quanto à categoria referente ao conhecimento da língua portuguesa, destaca-se que os educadores possuem um nível razoável de conhecimento e a falta de capacitação na área. Quanto à categoria referente às práticas de uso da língua portuguesa, destacam-se as diversas práticas de uso da língua, a importância da língua nas práticas pedagógicas e as formas de advertência do erro ortográfico. Por meio desses dados, conclui-se que há o reconhecimento, por parte dos educadores, da importância e dos benefícios do uso da língua portuguesa tanto nas práticas pedagógicas quanto no processo de ensino e aprendizagem. Demonstra-se, com isso, que há um comprometimento dos educadores com o ensino da língua portuguesa nas diversas disciplinas do processo ensino e aprendizagem.

 

Palavras-chave:

 

Comprometimento de educadores. Ensino fundamental. Língua portuguesa.


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061