Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

223


Competências para a análise crítica de questões da Provinha Brasil: estudo de caso com docentes alfabetizadores de um município catarinense

 

Fabiana Zulma Goulart Nazário


Dia 14 de outubro de 2010, às 19 horas e 30 minutos.

Sala de Treinamento, Bloco A, Campus de Tubarão da Unisul.

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig – FURB (avaliadora);

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Sandro Braga – UNISUL (suplente).


Resumo:

 

Esta dissertação analisou como dez alfabetizadores de um município do sul de Santa Catarina respondem a quatro tarefas propostas a partir de questões selecionadas da segunda etapa da edição 2009 da Provinha Brasil. Mais especificamente, a pesquisa visou avaliar as competências das docentes para: a) responder às questões; b) identificar eixos e descritores de habilidades testados em cada uma das questões; e c) identificar o processo de formulação de cada uma das questões. As docentes acertaram 93,6% do teste, sugerindo que elas possuem competências linguísticas necessárias para responder aos itens propostos no instrumento. As docentes acertaram de modo intuitivo os objetos das questões em 47,5% dos casos e o motivo da inserção da questão em 28,2% dos casos, não sendo mencionados nas respostas descritores ou eixos de habilidades, indicando desconhecimento dos termos assumidos pela Provinha Brasil com base no Programa Pró-letramento. As docentes acertaram a metodologia de elaboração das questões em 10,9% dos casos, indicando pouco ou nenhum conhecimento sobre os critérios metalinguísticos necessários para a escolha das opções nas respostas. Esses achados apontam para necessidade de capacitação em serviço que considere: a internalização de um conjunto mínimo de elementos teóricos próprios da terminologia linguística e a internalização da matriz de competências pressuposta pela metodologia do Programa Pró-letramento e pela Provinha Brasil.

 

Palavras-chave:

 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Pró-letramento. Provinha Brasil.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061