Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

217


A linguagem mitológica e científica: diálogos e confrontos em sala de aula

 

Rafael Merenda Puerto


Dia 29 de junho de 2010, às 10 horas

Cine Pedra Branca, Bloco A, do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dr. Aldo Litaiff – UNISUL (orientador);

Dra. Maria Dorothea Post Darella – UFSC (avaliadora);

Dra. Marci Fileti Martins – UNISUL (avaliador); e

Dr. Fernando Simão Vugman – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este trabalho apresenta a dificuldade de diálogo entre a cultura “branca/ocidental” e a cultura Guarani. Partimos da ideia de que exercemos de maneira errada um inevitável etnocentrismo e que esta dificuldade reside na medida em que defendemos a “Ciência” como um dogma que não pode ser contestado. Esta “Cientifização” do mundo levou a problemas de negação de tudo que dela difere e assim da idealização/ invenção de uma série de “estruturas”, como por exemplo, a “invenção de um Índio” que será abordada ao longo de todo texto. Acreditamos ser possível o diálogo, quando conseguirmos defender nossas idéias como propostas e não como verdades absolutas que não podem ser questionadas, e assim sirvam de base para jogos/ trocas de propostas de diálogo, socialmente aceitas.

 

Palavras-chave:

 

Índios. Guarani. Mito. Ciência. Jogo de Linguagem. Escola. Sociedade. Diálogo.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061