Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

215


A construção e a transformação da imagem do VOLKSWAGEN/FUSCA: da Alemanha de Hitler para a América da década de 60

 

Juliana Bonfante de Souza


Dia 9 de junho de 2010, às 14 horas

Cine Pedra Branca, Bloco A, do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dr. Aldo Litaiff – UNISUL (orientador);

Dra. Tânia Regina Raitz – UFSC (avaliadora);

Dr. Fernando Simão Vugman – UNISUL (avaliador); e

Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Neste estudo será aprofundada uma abordagem semiótica de (re) significação do veículo Volkswagen/Fusca, como signo (re) construído, a partir do contexto da Alemanha nazista da década de trinta e sua relação com a sociedade germânica através da linguagem publicitária, a qual oportunizou esta transformação ímpar: de veículo nazista ao carro mais simpático e popular do mundo, vencendo barreiras políticas nas Américas e restante do mundo.

 

Palavras-chave:

 

Volkswagen/Fusca, nazismo e (re) significação.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061