Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

212


Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica

 

Jeanine Ferreira dos Anjos Costa


Dia 10 de dezembro de 2009, às 14 horas

Sala de Treinamento do Bloco Sede do Campus de Tubarão da Unisul

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Maria José Ferreira da Silva – PUCSP (avaliadora);

Dr. Amilton Barreto de Bem – UNISUL (avaliador); e

Dra. Jussara Bittencourt de Sá – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este estudo de caso, considerando processos da transposição didática interna de Chevallard (1991) e a abordagem etnomatemática de D’Ambrósio (2001), verifica a influência de um curso de capacitação fundamentado nos conceitos de registros de representação semiótica de Duval (1993), na proposição de sequências didáticas aplicáveis ao ensino de matemática na 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola de um município da região da AMUREL, SC que atende alunos de comunidades rurais. As sequências produzidas por dois grupos de quatro docentes em pós-teste revelam avanços no que se refere à consciência: da importância da contextualização dos objetos de ensino; do uso das três atividades cognitivas, com ênfase na conversão de registros de representação; e da distinção noese/semiose. Contudo, as sequências tenderam a ser pensadas para as próprias docentes. Esses resultados revelam que as docentes não distinguiam objetos/conceitos matemáticos de suas representações, apontando para a necessidade de se investir nesse tópico na capacitação em serviço de profissionais que já estão no mercado de trabalho e na formação de novos quadros.
 

Palavras-chave:

 

Registros de representação semiótica, etnomatemática, transposição didática interna.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061