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A Charge – Funcionamento e Efeitos de Sentido em Atividades Escolares: Leitura, Pesquisa e Produção Textual

 

Cristiane Gonçalves Dagostim


Dia 16 de novembro de 2009, às 14 horas

Cine Pedra Branca, Bloco A, do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);

Dra. Rosângela Hammes Rodrigues – UFSC (avaliadora);

Dr. Sandro Braga – UNISUL (avaliador); e

Dra. Jussara Bittencourt de Sá – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa tem como embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa, especialmente sob a perspectiva dos trabalhos desenvolvidos por Orlandi, e considerou a metodologia de trabalho pedagógico da Proposta Curricular de Santa Catarina no desenvolvimento das atividades de campo. Tem como objetivo verificar a possibilidade de utilização do gênero discursivo charge na escola e investigar os efeitos de sentido (inclusive os de caráter metafórico) no discurso dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, assim como a forma de funcionamento das charges. A pesquisa foi realizada em uma escola particular de ensino fundamental e médio, mais especificamente na disciplina de Redação. Para isso, durante o terceiro e quarto bimestres de 2008, diversas atividades foram realizadas com três turmas de oitavo ano dessa escola. As atividades desenvolvidas com os alunos tiveram como temática charges produzidas pelo chargista Zé Dassilva e publicadas no jornal Diário Catarinense no ano de 2008. O estudo desenvolveu-se em várias etapas: produção textual, questionários a respeito do gênero em questão, análise e produção de charges, apresentação oral e escrita de trabalhos. Os resultados apontam que o uso do gênero discursivo charge no ensino: a) é de grande relevância, uma vez que aguça a criticidade dos alunos, levando-os à reflexão e à discussão da realidade que os cerca; b) propicia a reflexão quanto ao uso das metáforas e do efeito metafórico obtidos pela associação entre a linguagem verbal e nãoverbal; c) auxilia no aprimoramento da escrita de textos, principalmente aqueles de caráter argumentativo, como a crônica; d) envolve os alunos com o processo de ensinoaprendizagem, visto que eles próprios ajudam a conduzir as aulas por meio dos debates, e o professor torna-se um mediador.

 

Palavras-chave:

 

Análise do discurso, ensino, charge, metáfora.


versão integral

 
 

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