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O gênero artigo de opinião do programa Escrevendo o Futuro: estudo de caso

 

Édina da Silva de Freitas


Dia 8 de setembro de 2009, às 16 horas

Sala de Treinamento do Bloco Sede do Campus de Tubarão da Unisul

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (orientadora);

Dra. Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig – FURB (avaliadora);

Dr. Adair Bonini – UNISUL (avaliador); e

Dra. Maria Ester Wollstein Moritz – UNISUL (suplente)


Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo verificar, com base nos estudos sócio-retóricos de gêneros textuais (SWALES, 1990), se os textos apresentados como exemplos do gênero artigo de opinião no contexto escolar, disponibilizados no "Caderno do professor - orientação para produção de textos", do programa Escrevendo o Futuro, e do livreto das Olimpíadas de Língua Portuguesa, apresentam uma estrutura de composição regular para se configurarem como gênero, e analisar se constituem novo gênero ou uma reconfiguração da dissertação escolar, com base em textos do fórum do portal Escrevendo o Futuro. A metodologia adotada para a análise dos dados foi a do modelo CARS. Os dados apontam para: a) um gênero organizado em seis movimentos retóricos: (i) identificar o título e autoria; (ii) apresentar uma questão polêmica; (iii) apresentar posicionamento; (iv) apresentar os argumentos; (v) apresentar a conclusão; e (vi) apresentar dados de identificação do autor; b) um papel social do articulista restrito e determinadas áreas sociais e um estilo de escrita que fica entre o formal e o informal. Dada a regularidade dos movimentos nos 9 textos analisados, pode-se inferir que o artigo de opinião do Programa Escrevendo o Futuro constitui-se um novo gênero escolar. E, quanto à verificação da hipótese segundo a qual o gênero artigo de opinião seria ou não uma reconfiguração da dissertação escolar, com base no fórum de discussão, no Portal da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro, ficou evidenciado que a produção textual de escrita na escola a partir de um determinado gênero não implica numa substituição de termos: gênero no lugar de redação escolar (tipos), composição e/ou produção de texto. A adoção de se trabalhar o artigo de opinião no contexto escolar, tal como é pelo Escrevendo o Futuro, trata-se de uma mudança de concepção, de tratamento didático na prática de produção de textos, e não de mera mudança de nomenclatura: de gênero redação escolar para gênero artigo de opinião no ensino, compreensão e produção de textos na educação básica.

Palavras-chave:

Gênero textual, artigo de opinião, análise retórica.


 versão integral

 
 

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