Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

197


A leitura enquanto processo: efeitos de sentido da leitura dentro e fora da escola

 

Adriana Borgo da Cunha


Dia 6 de julho de 2009, às 14 horas

Cine Pedra Branca, Bloco A, do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dra. Marci Fileti Martins - UNISUL (orientadora);

Dra. Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira - UNICENTRO (avaliadora);

Dr. Sandro Braga - UNISUL (avaliador); e

Dra. Solange Maria Leda Gallo - UNISUL  (suplente)


Resumo:

 

Neste trabalho, a partir de um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Guarapuava-Pr, buscou-se compreender a leitura a partir de dois ambientes distintos: a escola, e a leitura no parque, o qual se denominou “projeto de leitura no parque”. Para isso, analisamos alguns recortes do discurso do aluno em sala de aula e do discurso referente à leitura fora da escola, ou seja, no projeto “Leitura no Parque”. Ao fundamentarmos teoricamente esta pesquisa, recorremos ao aporte teórico da Análise do Discurso de orientação francesa,também elencamos outros aspectos teóricos relevantes quanto à leitura e suas concepções. A fim de se buscar a constituição dos sentidos da leitura dentro e fora da escola, a presente pesquisa instaurou a leitura de histórias em quadrinhos como amparo na compreensão desta leitura enquanto processo.

 

Palavras-chave:

 

Leitura, sentidos, escola, histórias em quadrinhos.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061