Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

188


Valores e ideologias de gênero no discurso das revistas Princesas Disney e Recreio                                                                                    

                                                                                                                                                                  Márcia Nazario de Castro Holthausen


Dia 16 de dezembro de 2008, às 14 horas

Sala 214 do Bloco B do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);

Dr. Pedrinho Arcides Guareschi – PUCRS (avaliador);

Dra. Jussara Bittencourt de Sá - UNISUL (avaliadora); e

Dr. Fábio de Carvalho Messa - UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O presente trabalho se propõe a analisar os valores e ideologias de gênero no discurso veiculado para crianças leitoras das revistas Princesas Disney e Recreio, estabelecendo para isso o período de publicação de março a agosto de 2008. Para tanto foram utilizados os subsídios da análise de discurso francesa, especialmente nos trabalhos de Dominique Maingueneau, selecionando as seções que mais se assemelhavam entre si nas duas revistas, buscando as diferenças que se estabelecem numa revista voltada apenas para meninas e numa voltada para os dois públicos, assim como analisando o caráter e corporalidade que assumem as seções selecionadas nas revistas. Os resultados da pesquisa demonstram que provavelmente as meninas que lêem hoje a revista das princesas tenderão à futilidade, fragilidade, amizade e sutileza no futuro. Os meninos leitores da Recreio, enquanto isso, são treinados para os desafios, para a busca por seus ideais, mas continuam não aprendendo a lidar com questões interiores, não são tratados como amigos nem trocam confidências com sua revista favorita. Em última instância, as meninas estão sendo estimuladas à fragilidade, à beleza e ao casamento, ao passo que meninos estariam sendo estimulados à força, persistência e enfrentamento de desafios.

Palavras-chave:

 

Ethos, gênero, ideologia, mídia.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061