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Justificativas de avaliação de interpretações do poema O Barro, de Paulo Leminski, por professoras de Língua Portuguesa: análise com base na Teoria da Relevância

 

                                                                                                                              

Eva Lourdes Pires


Dia 12 de dezembro de 2008, às 14 horas e 30 minutos

Sala de Treinamento do Campus Sul da Unisul

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Onici Claro Flôres - UNISC (avaliadora);

Dra. Maria Ester Wollstein Moritz - UNISUL (avaliadora); e

Dra. Mariléia Silva dos Reis - UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação descreve e explica, com base na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995), os processos ostensivo-inferenciais das justificativas das notas atribuídas por cinco professoras de Língua Portuguesa a doze interpretações do poema O barro, Paulo Leminski, retiradas do corpus de Vandresen (2005) e supostamente elaboradas por doze discentes do terceiro ano do ensino médio. Os dados evidenciaram que as professoras: interpretaram inadequadamente a estrutura lógica do poema, prejudicando a avaliação das interpretações consideradas adequadas; atribuíram critérios ad hoc, cujas justificativas não se sustentam; elaboraram critérios esdrúxulos em relação à tarefa de interpretação do poema; atribuíram notas de forma idiossincrática; não discriminaram qualitativamente as interpretações por ausência de critérios; e, atribuíram notas mais altas a interpretações politicamente corretas voltadas ao ensino-aprendizagem. Esses resultados sugerem a corroboração da hipótese de que a atribuição de nota às interpretações seria influenciada pelas inferências autorizadas pelas professoras, independentemente da correção dessas interpretações em relação à estrutura lógica do poema O barro, Paulo Leminski.

 

Palavras-chave:

 

Cognição, interpretação, avaliação, teoria da relevância.


versão integral

 

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