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A Língua Portuguesa no Processo de Ensino/Aprendizagem para Descendentes Italianos na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: uma Análise Discursiva

 

 

Rosemary Aparecida Franzen Laurindo


Dia 8 de dezembro de 2008, às 9 horas

Sala 214 do Bloco B do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dra. Solange Maria Leda Gallo – UNISUL (orientadora);

Dra. Maria Onice Payer – UNICAMP (avaliadora);

Dra. Rosângela Morello – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Marci Fileti Martins – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Este trabalho reflete sobre as características do processos ensino/aprendizagem da Língua Nacional para descendentes de imigrantes italianos, evidenciando a materialidade construída historicamente entre a língua italiana e o português no Brasil. Para tanto, serão analisados os diversos documentos que norteiam a educação no Estado de Santa Catarina, a Proposta Curricular, bem como o Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, incorporando os planejamentos de ensino da disciplina de Língua Portuguesa e os planos diários do corpo docente da referente disciplina. A referida escola tem o caráter exemplar, nesta pesquisa uma vez que o funcionamento que procuramos destacar através da análise é extensivo a todas as escolas que estão no mesmo contexto de comunidade de imigrantes. Essa forma de abordagem é própria do método discursivo aqui dotado. Os objetivos são de realizar uma leitura dos diversos documentos oficiais que norteiam e ou sustentam a educação no Estado de Santa Catarina hoje; analisar até onde/como esses são concebidos nos planejamentos de ensino dos professores de Língua Portuguesa de uma escola da rede estadual que atende uma população de 87% de descendentes de imigrantes italiano; o processo de ensino aprendizagem da referida unidade escolar no que se refere à prática pedagógica dos docentes de Língua Portuguesa na relação com sujeito descendente de imigrante e, finalmente o projeto e o planejamento de ensino da língua italiana e seus desdobramentos. Procuramos destacar o aspecto discursivo das marcas culturais de imigração o processo de ensino - aprendizagem de língua, em uma escola da comunidade de Nova Trento Santa Catarina.

 

Palavras-chave:

 

Descendentes italianos, ensino de língua portuguesa, proposta curricular, análise do discurso.


versão integral

 

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