Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061

Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

180


O vai e vem do verso. As relações da poesia concreta com a publicidade impressa  

 

Nelson Baibich


Dia 18 de novembro de 2008, às 9 horas e 30 minutos

Sala 214 do Bloco B do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dr. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos – UNISUL (orientador);

Dr. Marcos Antônio Nicolau – UFPB (avaliador);

Dr. Jorge Hoffmann Wolff – UNISUL (avaliador); e

Dr. Fernando Simão Vugman - UNISUL (suplente)


Resumo:

 

A proposta desta dissertação é investigar as relações existentes entre a poesia concreta dos anos 50 e 60 no Brasil e a publicidade impressa. Ao mesmo tempo, o trabalho pretende refletir sobre a impregnação da linguagem poética na publicidade até os dias de hoje e vice-versa. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, com base em textos e manifestos referentes ao contexto das vanguardas, dos procedimentos técnicos, da teoria da poesia concreta e do discurso publicitário. Procuramos demonstrar como poemas e anúncios adotam propostas semelhantes, no que diz respeito à estrutura e à forma e para tanto, utilizamos como exemplos, poemas concretistas das décadas de 50,60,70 e 80, assim como anúncios publicitários veiculados na mídia impressa dos últimos anos. Por fim, por meio desse estudo, concluímos que, embora sejam discursos ideologicamente distintos, poesia concreta e publicidade acabam se apresentando estruturalmente e visualmente apoiados nos mesmos procedimentos.

 

Palavras-chave:

 

Vanguarda, poesia concreta, comunicação de massa, publicidade.


versão integral

 
 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061