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A Proposta Curricular do município de Palhoça (SC) e a atividade pedagógica: conflitos entre concepção e elaboração didática

 

Jair Joaquim Pereira


Dia 17 de outubro de 2008, às 17 horas

Sala 102 do bloco A do Campus Sul da Unisul

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);

Dra. Nelita Bortolotto – UFSC (avaliadora);

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Sandro Braga – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Nesta dissertação apresenta-se um estudo sobre o nível de compreensão e aplicabilidade da Proposta Curricular de Palhoça – SC (PCPH), entre os professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. A pesquisa teve como aporte teórico a abordagem sociointeracionista de Bakhtin e abordagem histórico-cultural de Vygotsky, que fundamentam a Proposta Curricular de Palhoça, e as reflexões teóricas de autores como: Rego, Geraldi, Possenti e outros. O objetivo norteador dessa pesquisa é o de identificar e analisar o nível de conhecimento da Proposta Curricular de Palhoça entre os professores que lecionam a disciplina de Língua Portuguesa, bem como verificar a aplicabilidade dessa proposta e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso com quatro professores de Língua Portuguesa da rede municipal de Palhoça. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário, composto por vinte questões. Concluiu-se que, mesmo com a constatação de limites quanto ao emprego das sugestões da PCPH (2004), os professores sujeitos da pesquisa estão buscando aperfeiçoar as práticas pedagógicas a cada dia. Verificou-se, também, que as oportunidades de estudo e esclarecimento precisam ser revistas e ampliadas aos profissionais de Língua Portuguesa. Espera-se que esta análise da PCPH possa trazer questionamentos positivos a todos os integrantes da rede municipal de ensino de Palhoça.

 

Palavras-chave:

 

Ensino de língua portuguesa, proposta curricular de Palhoça, conhecimento.


versão integral

 

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