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Leitura da Música Popular Brasileira: uma proposta para atividade teórico/prática no ensino de Arte

 

Kátia Regina de Souza Pereira Rufino


Dia 15 de setembro de 2008, às 15 horas

Sala 211 do Bloco B do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dra. Jussara Bittencourt de Sá – Unisul (orientadora);

Dra. Dulce Márcia Cruz – UFSC (avaliadora);

Dr. Fábio de Carvalho Messa – Unisul (avaliador); e

Dr. Aldo Litaiff – Unisul (suplente)


Resumo:

 

O objetivo principal desta dissertação foi apresentar uma avaliação sobre o ensino da leitura de letras de música popular brasileira no Ensino Fundamental. O foco teórico da pesquisa centrou-se na linguagem e leitura, observando-as a partir de uma articulação da linguagem verbal e não-verbal. A base empírica da pesquisa-ação desenvolveu-se em uma sala de aula na disciplina de Arte, em uma 7ª série do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Santa Catarina. A metodologia contou com um período de observação, avaliação e de participação ativa. O período de avaliação possibilitou verificar e comprovar como ocorre o ensino-aprendizagem de leitura da música na disciplina de Arte. O período de participação ativa foi contemplado com a leitura de algumas músicas com diferentes tipos de letras seguidas de discussões que ofereceram possibilidade da leitura-interação do aluno com os diferentes tipos de letras de músicas. Como fechamento da proposta de leitura, os alunos criaram letras do gênero rap, um dos gêneros explorados em sala de aula. A partir da avaliação dessa atividade constatou-se que a música popular brasileira, é um importante instrumento de leitura para o processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem permitiu aos alunos manifestarem leitura compreensiva dos textos (letras das músicas). Os alunos demonstraram de forma ativa, isto é, foram além do processo de decodificação e repetição pura. Nesse sentido, este trabalho pode ser compreendido como uma avaliação da leitura de letras de músicas para o processo ensino aprendizagem, obtendo na pesquisa-ação um argumento de que essas possibilitariam a interação verbal e não verbal.

 

Palavras-chave:

 

Leitura, música popular brasileira; ensino-aprendizagem.


versão integral

 

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