Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

174


O imperativo do corpo magro e identidades corporais adolescentes na revista capricho: uma análise a partir da gramática visual

 

Adriana Alves Daufemback


Dia 25 de julho de 2008, às 10 horas

Sala de Treinamento do bloco A do Campus Sul da Unisul

Dra. Débora de Carvalho Figueiredo – UNISUL (orientadora);

Dra. Viviane Maria Heberle – UFSC (avaliadora);

Dra. Maria Ester Wollstein Moritz – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o discurso da revista Capricho representa, através das imagens presentes em anúncios nela veiculados, o imperativo do corpo magro. Partindo do pressuposto de que a Capricho, como outros suportes midiáticos de massa, com-partilha, constrói e dissemina o culto ao corpo e o padrão de corpo magro, foram selecionados 20 anúncios, coletados de 14 revistas publicadas entre os meses de janeiro de 2006 a outubro de 2007. O suporte teórico e metodológico utilizado nesta pesquisa tem como base a aborda-gem da Análise Crítica do Discurso (ACD), bem como a Gramática Visual (GV) de Kress e van Leeuwen. Os resultados obtidos mostram que as imagens veiculadas pela Capricho sedu-zem suas leitoras e estimulam seu desejo por um único modelo de corpo, o magro, curvilíneo e bem vestido, e o consumo de produtos ligados a esse modelo. Deste modo, as imagens pre-sentes nos anúncios constituem um importante campo de construção de identidades, uma vez que produzem formas de pensar, ser, agir e se relacionar com e no mundo. Pode-se dizer que as imagens da revista Capricho não apenas orientam ou informam as leitoras sobre o próprio corpo, mas, sobretudo, produzem e disseminam a tríade corpo magro, beleza e felicidade, influenciando, de forma prescritiva e excludente, a construção das identidades corporais de suas leitoras adolescentes.

 

Palavras-chave:

 

ACD, gramática visual, corpo, identidade.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061