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As relações interdiscursivas entre arte, política e jornalismo: as charges de Cao Hering

 

Cynthia Morgana Boos de Quadros


Dia 22 de julho de 2008, às 14 horas

Auditório do Bloco C do Campus da Grande Florianópolis da Unisul

Dra. Marci Fileti Martins – UNISUL (orientadora);

Dr. Clóvis Reis – FURB (avaliador);

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Solange Maria Leda Gallo – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

As charges circulam num palco de infinitas possibilidades de interpretação e muitas vezes mascaram a intenção ideológica com o estímulo ao riso. A produção de material chargístico se alimenta dos últimos acontecimentos políticos e sociais e se pauta em formações discursivas que permitem a manifestação de formações ideológicas que fornecem as representações necessárias para ver e dizer o mundo. Ao proporcionar uma releitura das notícias, ao mesmo tempo em que sugere, a charge esconde significados, constituindo-se como um discurso polifônico e dialógico. Nele, a memória discursiva restabelece saberes pré-construídos, trazendo consigo um percurso de leitura já escrito discursivamente em outro lugar. É neste jogo de sentidos que o discurso chargístico se constrói como um mosaico de já-ditos, como uma trama tecida a partir de inscrições históricas, sociais e ideológicas que reclamam novos significados. O objetivo desta análise é compreender como a formação discursiva de charges produzidas pelo chargista Cao Hering e publicadas pelo Jornal de Santa Catarina se constitui na relação com o interdiscurso – a memória do dizer, sentidos do que é dizível e circula na sociedade. Desenvolvo este trabalho na perspectiva da interdiscursividade e do dialogismo, partindo da idéia de que o discurso da charge se inscreve num espaço de negociação entre os discursos artístico, político e jornalístico.

 

Palavras-chave:

 

Charge, interdiscurso, sentidos pré-construídos, dialogismo.


versão integral

 

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