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Compreensão de texto de avaliação descritiva: estudo de caso exploratório com base na Teoria da Relevância

 

Alesandra da Cruz


Dia 7 de julho de 2008, às 9 horas e 30 minutos

Sala de Treinamento do Bloco A do Campus Sul da Unisul

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Silvana Souza Silveira – PUCRS (avaliadora);

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Adair Bonini – UNISUL (suplente).


Resumo:

 

Este estudo de caso, de caráter exploratório, verifica a influência de uma avaliação descritiva escrita no conjunto de suposições sobre o estágio da aprendizagem de uma estudante da primeira série do Ensino Fundamental da escola Centro Educacional Professor Henrique Buss de São Ludgero, SC, tal conjunto é reportado pela mãe da menina como relevante à pesquisadora após interação verbal com a professora. A análise percorreu: a) o texto do parecer descritivo; b) a interação oral entre professora e pesquisadora sobre o estágio de aprendizagem da aluna; c) a interação da professora com a mãe da estudante; e d) a interação oral final entre mãe e pesquisadora, quando se verifica que elementos dessa avaliação são relevantes para a mãe, depois da interação com a professora. Para a análise, utilizaram-se os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura, conforme a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995). Os dados apontam que o conjunto de suposições que compõe a avaliação escrita é menor e, em certa medida, diferente do conjunto de suposições que compõe a versão oral dessa avaliação, sugerindo que a versão escrita pouca influência exerce para fundamentar a interação posterior da professora com a mãe da estudante. Os dados do relato oral final da mãe da estudante sugerem prevalência decisiva de suposições derivadas da versão oral da avaliação sobre as suposições registradas por escrito, acrescidas de suposições inferidas por ela a partir da interação ou evocadas por ela a partir de sua memória enciclopédica.

 

Palavras-chave:

 

Cognição, teoria da relevância, avaliação descritiva, interação oral.


versão integral

 

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