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Influência da intervenção escrita do docente em textos dissertativo-argumentativos reescritos: análise com base na Teoria da Relevância

 

Rosane Maria Bolzan


Dia 2 de junho de 2008, às 10 horas

Sala 102 do bloco A do Campus Sul da Unisul

Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (orientador);

Dra. Rosângela Gabriel – UNISC (avaliadora);

Dra. Maria Ester Wollstein Moritz – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Com base na Teoria da Relevância, esta pesquisa analisou a influência do registro escrito de questões de segunda ordem (perguntas-QU) pelo docente na explicitação lingüística dos elementos da forma lógico-proposicional dos enunciados da reescrita de produções textuais dissertativo-argumentativas de estudantes do ensino médio. Para tanto, trabalhamos com estudantes da 1ª fase do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – CEFET/SC – em São José. Os resultados demonstraram a adequação dos três níveis representacionais – forma lógica, explicatura e implicatura – propostos por Sperber e Wilson (1986, 1995 [2001]) e Carston (1988) para a descrição e a explicação dos processos ostensivo-inferenciais envolvidos na interpretação e na produção textual. Com base no instrumento de análise de dados e na metodologia adotada por Rauen (2005), observamos que os enunciados da reescrita foram mais explícitos, formando escalas focais completas influenciadas pelas perguntas-QU do docente. Nessa reescrita, houve influência dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores, bem como a ocorrência de informações inéditas.

 

Palavras-chave:

 

Teoria da relevância, perguntas-QU, reescrita.


versão integral

 

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