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Efeitos de sentido da Proposta Curricular de Santa Catarina no discurso de professores e alunos de 5ª e 6ª série de uma escola estadual de Santa Catarina

 

Miriam Gomes D´Alascio


24 de abril de 2008, às 14h30

Sala de treinamento do Bloco Sede do Campus Sul da Unisul

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (orientadora);
Dra. Maria Izabel de Bortoli Hentz – Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (avaliadora);
Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (avaliadora); e
Dra. Marci Fileti Martins – UNISUL (suplente)


Resumo:

Esta pesquisa integra o atual projeto do “Grupo de Análise do Discurso – Pesquisa e Ensino” (GADIPE – UNISUL), que tematiza a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, 2005). A partir do discurso desse documento, investigamos como seus princípios, conteúdos e metodologia se refletem na realidade social e/ou como se refratam no ensino-aprendizagem dessa realidade, considerando as relações professor/aluno, aluno/aluno, perspectivando as aulas de Língua Portuguesa. Utilizamos como base os dispositivos teórico e analítico da Análise de Discurso (AD), associados aos fundamentos da PC-SC – tendo Bakhtin (filosofia da linguagem) e Vygotsky (desenvolvimento e aprendizagem) como mentores. É necessário conhecer se e como o sujeito-professor se identifica com novas teorias e como está recebendo e construindo esses conhecimentos, manifestando suas escolhas no dia-a-dia, em sala de aula. Cabe, portanto, situar e discutir o duplo “teoria-prática”, em sua existência controvertida. É nosso objetivo confrontar sentidos construídos no discurso da Proposta Curricular com o discurso dos professores e dos alunos que são os interlocutores e agentes desse processo. Nesse confronto evidenciamos a aproximação e o distanciamento entre os agentes dos respectivos discursos, bem como estabelecemos que elementos do conteúdo exigem novas reflexões e continuidade de estudos teóricos e metodológicos.

Palavras-chave:

 

Proposta curricular, discurso pedagógico, identidade, teoria/prática.


versão integral

 

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