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Um estudo sobre o ensino da Arte: Proposta Curricular de Santa Catarina e a prática docente

 

Silésia de Aguiar Mendes Maciel


Dia 19 de novembro de 2007, às 14h

Sala 213 do Bloco B do Campus da Pedra Branca

Dra. Jussara Bittencourt de Sá – UNISUL (orientadora);

Dra. Tânia Regina de Oliveira Ramos - UFSC (avaliadora);

Dra. Maria Marta Furlanetto – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação apresenta um estudo sobre os pressupostos teóricos no ensino da arte e a práxis docente do ensino fundamental e algumas sugestões para esta prática. Como aporte teórico recorre-se às reflexões sobre a arte, à historicização do processo de inserção de seu estudo no sistema educacional brasileiro e aos pressupostos teóricos para seu ensino, bem como aos aportes da Proposta Curricular de Santa Catarina, de 1998. A teoria apresentada serve como eixo articulador/condutor para a análise dos dados colhidos na pesquisa de campo. Foram selecionados dez (10) professores da Rede Estadual de Ensino do Município de Criciúma, de escolas no centro e cinco escolas nos bairros. Investiga-se e analisa-se como está acontecendo à prática docente dos professores de artes da rede estadual de ensino, nas referidas séries. Pretende-se que este estudo se constitua em um documento de pesquisa que possa contribuir para reflexão sobre a importância da arte e de seu ensino. Destaca-se também a relevância da Proposta Curricular de Santa Catarina 1998 para o despertar dos professores de arte para a importância de seu papel na formação do cidadão. O objetivo norteador desta pesquisa é o de identificar como se dá a prática docente; verifica-se a compreensão dos professores em relação à proposta curricular de santa Catarina de 1998 na sua prática cotidiana; investiga se a prática docente traz, para o cotidiano escolar, obras de artista locais, como prevê a proposta curricular. Conclui-se pela relevância de uma proposta de política educacional para o ensino de arte. Observa-se ainda que o desenvolvimento através do exercício da imaginação, da auto-expressão, da descoberta e da criação e recupera uma das funções deste ensino, ou seja, a de possibilitar um espaço para novas experiências perceptivas, propiciadas por uma diversidade de valores, sentidos e intenções. Espera-se que a Proposta Curricular de Santa Catarina possa ser ainda melhor estudada e aplicada.

 

Palavras-chave:

 

Ensino de arte, proposta curricular de Santa Catarina, linguagem da arte.


versão integral

 

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