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Leitura e
Hiperleitura em
disciplina na
modalidade a
distância
Cristina Klipp
de Oliveira
Dia 30
de outubro
de 2007, às
14h30
Sala
213 Bloco B –
Campus de
Pedra Branca
Dr. Aldo
Litaiff–
UNISUL
(orientador)
Dra. Marilange
Nonnenmacher –
UDESC
(avaliadora)
Prof. Dr.
Wilson
Schuelter–
UNISUL
(avaliador)
Profa. Dra.
Dulce Márcia
Cruz –
UNISUL
(suplente)
Resumo:
A história da
leitura comprova
a sua
importância para
efetivação da
cultura escrita
no ocidente.
Algumas mudanças
sociais e
cognitivas foram
provocadas pela
imprensa e pelo
alfabeto, assim,
leitura e
escrita são
inseparáveis e
relevantes para
compreendermos
alguns processos
sociais. Na
educação, seja
presencial ou a
distância, estes
instrumentos são
essenciais. O
programa de
educação a
distância
escolhido para
esta
investigação
será o foco de
uma discussão
necessária: os
materiais
utilizados, nos
diferentes
suportes
possuem, na
visão do aluno,
importâncias e
implicações
distintas na
construção dos
conceitos de
leitura e nos
processos de
ensinar e
aprender? Esta
dissertação
avalia a
leitura, que é o
instrumentobase
de estudo na
educação a
distância e para
isso pesquisa
seu contexto –
lugar em que
ocorre, o
momento
histórico e seu
agente – alunos
e professores
leitores do
texto. A análise
terá como
referencial
teórico autores
que apresentam a
educação a
distância sob
perspectivas
diversas, pelo
viés
sociológico, da
tecnologia e da
comunicação;
alguns conceitos
importantes
sobre leitura,
leitor,
hiperleitura e
suporte de texto
e, ainda,
apresenta teoria
a respeito do
hipertexto. O
desafio desta
pesquisa é
analisar e
comparar a
utilização dos
materiais
didáticos em EAD,
nas versões
impressas e
eletrônica, para
compreender as
práticas de
leitura e
descrever
funcionalidades
do programa em
relação às
estratégias de
linguagem que
possam
incrementar/melhorar
os materiais e o
processo de
comunicação.
Pela metodologia
de estudo de
caso buscou-se
apurar como são
as práticas de
leitura no
estudo a
distância e a
forma como se
interage com os
materiais
didáticos
desenvolvidos
para esta
modalidade de
ensino. A
comparação entre
os textos
impresso e
eletrônico
poderá subsidiar
futuras
implementações
nos materiais
didáticos da
educação a
distância, pois
oportunizará à
equipe
pedagógica,
responsável por
estes materiais,
uma comparação
sistemática
qualitativa, que
apontará alguns
caminhos para
resolução de
problemas destes
dois suportes de
texto.
Palavras-chave:
Leitura, educação a
distância, hiperleitura.
versão
integral