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Leitura e Hiperleitura em disciplina na modalidade a distância

 

Cristina Klipp de Oliveira


Dia 30 de outubro de 2007, às 14h30

Sala 213 Bloco B – Campus de Pedra Branca

Dr. Aldo Litaiff– UNISUL (orientador)

Dra. Marilange Nonnenmacher – UDESC (avaliadora)

Prof. Dr. Wilson Schuelter– UNISUL (avaliador)

Profa. Dra. Dulce Márcia Cruz – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

A história da leitura comprova a sua importância para efetivação da cultura escrita no ocidente. Algumas mudanças sociais e cognitivas foram provocadas pela imprensa e pelo alfabeto, assim, leitura e escrita são inseparáveis e relevantes para compreendermos alguns processos sociais. Na educação, seja presencial ou a distância, estes instrumentos são essenciais. O programa de educação a distância escolhido para esta investigação será o foco de uma discussão necessária: os materiais utilizados, nos diferentes suportes possuem, na visão do aluno, importâncias e implicações distintas na construção dos conceitos de leitura e nos processos de ensinar e aprender? Esta dissertação avalia a leitura, que é o instrumentobase de estudo na educação a distância e para isso pesquisa seu contexto – lugar em que ocorre, o momento histórico e seu agente – alunos e professores leitores do texto. A análise terá como referencial teórico autores que apresentam a educação a distância sob perspectivas diversas, pelo viés sociológico, da tecnologia e da comunicação; alguns conceitos importantes sobre leitura, leitor, hiperleitura e suporte de texto e, ainda, apresenta teoria a respeito do hipertexto. O desafio desta pesquisa é analisar e comparar a utilização dos materiais didáticos em EAD, nas versões impressas e eletrônica, para compreender as práticas de leitura e descrever funcionalidades do programa em relação às estratégias de linguagem que possam incrementar/melhorar os materiais e o processo de comunicação. Pela metodologia de estudo de caso buscou-se apurar como são as práticas de leitura no estudo a distância e a forma como se interage com os materiais didáticos desenvolvidos para esta modalidade de ensino. A comparação entre os textos impresso e eletrônico poderá subsidiar futuras implementações nos materiais didáticos da educação a distância, pois oportunizará à equipe pedagógica, responsável por estes materiais, uma comparação sistemática qualitativa, que apontará alguns caminhos para resolução de problemas destes dois suportes de texto.

 

Palavras-chave:

 

Leitura, educação a distância, hiperleitura.


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