Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

151


Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o impresso e o digital

 

Tatiani Daiana de Novaes


Dia 25 de julho de 2007, às 13h30

Sala de videoconferência da Biblioteca Universitária do Campus Sul

Prof. Dr. Wilson Schuelter – UNISUL (orientador);

Profa. Dra. Marialice de Moraes – UFSC (avaliadora);

Prof. Dr. Fábio José Rauen – UNISUL (avaliador); e

Profa. Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (suplente)


Resumo:

Neste estudo de caso, procurou-se verificar, através de oitos questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. A bateria CL-4 (compreensão leitora de número 4) foi adaptada para os dois suportes: impresso e digital. Essas versões foram lidas por voluntários que responderam às oito questões de interpretação. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.

Palavras-chave:

 

Compreensão, leitura, suporte.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061