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Índices de um cinema de poesia em Eraserhead

 

Leo Diniz Santos


Dia 17 de julho de 2007, às 09h

Auditório Bloco G – Campus de Pedra Branca

Cine Pedra Branca - Bloco A – Campus de Pedra Branca

Prof. Dr. Fábio de Carvalho Messa – UNISUL (orientador);

Profa. Dra. Rosana Cássia Kamita – UFSC (avaliador);

Profa. Dra. Marci Fileti Martins – UNISUL (avaliadora); e

Prof. Dr. Fernando Simão Vugman – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O presente trabalho consiste em fazer uma abordagem dentro da área da linguagem, em especial a linguagem cinematográfica, como se configuram as relações entre essas áreas do conhecimento. Identificar principalmente o cinema na sua natureza lingüística e semiológica, ou seja, cinema como língua ou linguagem, e como ele estrutura sua narrativa dentro do modelo clássico e das vanguardas do séc. XX. Nesse sentido, aborda-se conceitualmente o cinema a partir de duas teorias distintas: uma teoria, como elemento de reprodução do real, codificado, portanto, linguagem, conforme Christian Metz, outra teoria,  como sugere Pasolini, uma Semiologia que transcende a idéia semiológica habitualmente relacionada à teoria cinematográfica, e se propõe a uma compreensão da própria realidade - compreensão para a qual o cinema será tomado como modelo por excelência. O objetivo desta investigação é realizar uma análise, conforme um modelo de linguagem estruturalista saussureana, aqui apresentado por Metz, a partir dos filmes de David Linch, em especial o filme Eraserhead (1967). Abordando alguns traços que caracterizam o estilo de narrativa do diretor, o qual se aproxima de um “cinema de poesia”, enquanto linguagem,  elaborado por Pasolini. Nesta análise, enfatiza-se a similaridade entre este “cinema de poesia” e a concepção de delírio, a partir de Michel Foulcalt. A pesquisa pretende contribuir com a possibilidade de normatização de um modelo de linguagem delirante e contemporânea apresentada nos filmes de Linch, em específico, o filme Eraserhead.

 

Palavras-chave:

 

Cinema, linguagem, poesia e delírio.


versão integral

 

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