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Os ascensos revolucionários de fevereiro e outubro de 1917 na Rússia nos livros didáticos de história

 

Antonio Pedro Gonçalves


Dia 25 de junho de 2007, às 14 horas

Sala de Treinamento do Campus Sul da Unisul

Dr. Ingo Voese – UNISUL (orientador);

Dr. Milton Júlio Facccin – Universidade Estácio de Sá (avaliador);

Dra. Maria Marta Furlaneto – UNISUL (avaliadora); e

Dr. Fábio de Carvalho Messa – UNISUL (suplente)


Resumo:

 

O estudo diz respeito ao cotejo das versões dos protagonistas e marxistas revolucionários so-bre os “Ascensos Revolucionários de Fevereiro e Outubro” nos textos dos livros didáticos de história. Como se trata de fatos históricos, são comuns diversos tipos de discursos acerca do tema. Conseqüentemente, verificamos nos recortes uma série de posicionamentos divergentes entre si. Isso se torna mais perceptível quando as versões diferentes são justapostos. Para tan-to, se fez necessário que o olhar do historiador, mesmo tendo sido o ponto de partida desta pesquisa, ficasse em segundo plano, pois, o estudo se alicerçou a partir da Análise do Discur-so tendo como fundamentação teórica Bakhtin e metodológica Voese. As obras foram funda-mentais na práxis do trabalho, pois abrangem o contexto e a totalidade dos fatos e suas impli-cações ideológicas organizadas em suas diferentes conexões históricas. Assim, a pesquisa identificou as vozes sociais refletidas e refratadas, na tentativa de evidenciar e interpretar as ideologias inerentes ao discurso. Os recortes didáticos analisados tratam o processo revolu-cionário como mais uma insurreição que fracassou, não sendo descrito como a época da revo-lução operária socialista internacionalTexto. 

 

Palavras-chave:

 

Discurso, história, ideologia.


versão integral

 

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