Página Inicial > Dissertações > Dissertações Defendidas > Resumos de Dissertações

 

Dissertações

Dissertações Validadas

Dissertações Defendidas

Editais de Dissertações

 

Dissertações

Resumos de Dissertações


 

136


Um Discurso Fragmentado: a Universidade e suas ações sobre a Realidade Social

 

Josemeri Peruchi Mezari


Dia 18 de junho de 2007, às 13 horas e 30 minutos

Sala de Treinamento do Campus Sul da Unisul

Dr. Ingo Voese – UNISUL (orientador);

Dr. João Wanderley Geraldi – UNICAMP;

Dra. Mariléia Silva dos Reis – UNISUL (avaliadora); e

Dra. Maria Marta Furlanetto - UNISUL (suplente)


Resumo:

 

Esta dissertação tem por objetivo verificar o grau de conhecimento da Proposta Curricular de Santa Catarina entre os alunos graduandos de 2007 do curso de Letras, licenciatura Portu-guês/Inglês, da Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul, campus de Tubarão. Através da metodologia de Análise do Discurso proposta por Voese (2004), os conceitos de “lingua-gem” e “formação humana” sinalizados no texto da Proposta Curricular de Santa Catarina, no Plano Político Pedagógico do curso de Letras e no livro “A universidade no mundo pós-tecnológico”, e que levam ao modelo de educação planejado pelas duas instituições, foram descritos, interpretados e analisados. O cotejo dos recortes mostrou que os modelos de socie-dade pretendidos pelas duas instituições nas suas ações educativas não são conflitantes, po-rém, a voz dos alunos não evidenciou o discurso da universidade. Assim, os resultados da pesquisa confirmaram a hipótese apresentada, que é de que universidade, enquanto formadora dos educadores que irão atuar no sistema educacional do estado de Santa Catarina, não pro-porciona aos alunos formandos do curso de Letras o conhecimento em profundidade do texto da Proposta Curricular de Santa Catarina/Língua Portuguesa. A pesquisa teve sua base teórica firmada no próprio texto da Proposta Curricular de Santa Catarina, em Bakhtin, Vygotsky, Voese, Demo, Luckesi, e outros autores que pensam a linguagem e a educação.   

 

Palavras-chave:

 

Discurso, educação, linguagem, formação humana.


versão integral

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Campus Tubarão:  Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon, 88.704-900 - Tubarão, SC - (55) (48) 3621-3369

Campus Grande Florianópolis: Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca, 88137-270 - Palhoça, SC - (55) (48) 3279-1061